Alho 7 Razões Para Amá-lo na Sua Saúde

Alho: 7 Razões Para Amá-lo na Sua Saúde

O que você vai ler neste post

Os benefícios do alho para nossa saúde são infinitos. Muito usado para temperar diversos tipos de pratos, ele também é um alimento super poderoso.

Hoje o alho é considerado muito mais do que apenas um tempero, ele é o melhor amigo do corpo e da saúde. Se antes já não faltavam bons motivos para incluí-lo em sua alimentação, depois de saber os benefícios do alho, sem dúvidas você irá desejar colocá-lo na sua rotina alimentar.

Conheça mais sobre o alho, seus benefícios e ótimos motivos para consumir esse ingrediente.

O alho faz bem para a saúde?

O alho é um grande aliado quando falamos em saúde, pois é rico em diversos nutrientes e vitaminas, e consegue proporcionar diversos benefícios para a saúde em geral, que falaremos adiante.

Nutrientes do alho

Todos os benefícios do alho são provenientes de seu valor nutricional riquíssimo. Composto de diversas vitaminas, aminoácidos, sais minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, cromo e iodo, o alho também contém adenosina, enzimas e diversos compostos biologicamente ativos.

Quais os tipos de alho e suas diferenças?

Uma das curiosidades do alho, é que ele pode ser encontrado em dois tipos diferentes. Conhecidos como os alhos pescoço duro e pescoço mole, a única coisa que faz com que eles sejam diferentes um dos outros é a rigidez de seu caule.

Alho pescoço mole

Esse tipo de alho tem o caule mais mole e produz mais dentes do que o outro. Porém, os dentes desse tipo de alho são menores, mais difíceis de serem descascados e possuem um sabor mais acentuado, além de ser levemente picante.

Esse é o alho encontrado nos mercados, pois seu processo de amadurecimento é mais rápido, o que o torna ideal para ser comercializado.

O alho pescoço mole também é encontrado em dois tipos:

Alho brasileiro

Identificado por ter faixas roxas em sua casca e uma cabeça mais pesada. Ele possui mais dentes e tem um sabor forte e ácido.

Alho chinês

Ao contrário do anterior, esse alho é branco, sem nenhum outro tipo de coloração. Ele possui menos dentes e seu sabor é mais suave e até mesmo adocicado.

Alho pescoço duro

Esse tipo de alho tem o caule bem mais duro que o anterior, possui dentes maiores e em menor quantidade. Os dentes deste alho são mais fáceis de serem descascados e cada cabeça costuma ter sempre menos de 10.

Seu cultivo também é diferenciado, pois, ele é produzido embaixo do solo, em locais com temperaturas bem mais frias, o que demora mais para atingir o amadurecimento.

Comer o alho cru é saudável?

Por mais surpreendente que pareça, a melhor maneira de consumir o alho é de forma crua. Ao consumir o alho sem passar por nenhum tipo de temperatura mais alta, todos os componentes são mantidos. Dessa forma, você consegue se beneficiar de todas as vantagens, sem perdê-las durante o cozimento.

Comer o alho cru é saudável
Fonte/Reprodução: original

Alguns estudos já foram realizados sobre consumir o alho dessa forma e o recomendado é que todos devem ingerir diariamente pelo menos 1 dente de alho cru.

Visto que o alho cru não é tão agradável de ser mastigado, ele pode ser cortado ou até mesmo triturado e colocado em sucos ou mesmo usado para temperar saladas.

Outras formas de consumir alho

Além de poder consumi-lo cru, você também pode preparar o alho de outras maneiras: assado, confitado e frito.

Alho assado

O alho assado é feito com casca e tudo, temperado com sal, azeite e se desejar, pimenta. É uma maneira versátil de preparar o alho, pois ele pode ser consumido como acompanhamento, ser transformado em patê e ainda usado para temperar purês e molhos em geral.

Alho confitado

Essa também é uma maneira simples, mas demorada, de preparar o alho. Para prepará-lo dessa forma, você precisa cobrir os dentes de alho com casca utilizando azeite e deixar cozinhar por 40 minutos em fogo baixo.

Alho frito

Excelente snack para saborear com cerveja, por exemplo. Para que o alho frite e ganhe um sabor delicioso, você precisa cortá-lo em pequenos pedaços e fritar em óleo bem quente. Quando feito dessa forma, deve ser servido logo em seguida, para evitar que ganhe um sabor mais rançoso.

7 principais benefícios do alho para sua saúde

Agora que você já sabe dos poderes medicinais desse ingrediente, seus tipos e as formas de preparo, chegou a hora de conhecer os benefícios do alho.

7 principais benefícios do alho para sua saúde
Fonte/Reprodução: original

São diversos benefícios para sua saúde, mas separamos os 7 principais, conheça a seguir:

Prevenção contra o câncer

Por conter antioxidantes, alicina, alhoeno e aliina, o alho consegue prevenir a ação e formação dos radicais livres, o que mantém as células protegidas. O alho também consegue produzir enzimas que realizam uma desintoxicação no organismo, os principais agentes que causam o câncer do cólon.

Por isso, o consumo de alho consegue prevenir diversos tipos de cânceres, principalmente o de cólon.

Amigo do coração

O alho é de grande ajuda quando falamos da saúde cardíaca, porque ele tem a capacidade de diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos no sangue.

Além disso, um dos benefícios do alho para o coração é sua capacidade de diminuir e regular a pressão arterial, o que evita a formação de coágulos.

Melhora doenças inflamatórias

Por ter ação anti-inflamatória graças aos compostos sulfúricos, o alho é muito utilizado em xaropes caseiros utilizados para o tratamento de gripes, resfriados e inflamações em geral.

O alho consegue regular a resposta imune do corpo e diminuir a dor, por isso é um aliado no tratamento e prevenção de diversas inflamações.

Evita doenças inflamatórias

Um dos benefícios do alho no nosso corpo é ajudar na melhora e estimulação das funções respiratórias. O alho tem propriedades expectorantes e anti sépticas incríveis, por isso, ele ajuda no tratamento de desconfortos respiratórios como gripe, resfriado, asma, bronquite e outras doenças pulmonares.

Saúde do cérebro

Mais um dos benefícios do alho que muita gente desconhece, é que ele também ajuda a proteger as células cerebrais. Com isso, o alho auxilia a melhorar a memória, o aprendizado e prevenir doenças neurodegenerativas.

Desempenho físico

Muito usado para diminuir a fadiga, o alho era muito utilizado na Grécia antiga pelos atletas olímpicos. De fato, alguns estudos realizados com animais comprovaram que o alho tem grande poder em melhorar o desempenho nas atividades físicas.

Diminuição da glicose

Alguns estudos realizados na China comprovaram que o suplemento feito de alho resultou em resultados satisfatórios, capaz de reduzir a glicose em pacientes diabéticos.

Existem contraindicações no consumo de alho?

Apesar de todos os benefícios do alho, seu consumo precisa ser realizado cuidadosamente por um grupo específico de pessoas. Pessoas que tenham problemas de coagulação do sangue ou tomem anticoagulantes, tenham trombose, hemorragias, menstruação com fluxo abundante, pressão baixa, após cirurgia ou caso vá realizar cirurgia em breve.

Caso você se enquadre em algum dos grupos de pessoas mencionadas acima, sempre verifique com seu médico o consumo ideal de alho no seu caso, para evitar o agravamento dos sintomas.

Além de extremamente saboroso e versátil, os benefícios do alho para a saúde fazem desse ingrediente ainda mais essencial na nossa alimentação. Como pode ser preparado e usado de formas diferentes, você pode fazer adaptações de acordo com o seu gosto pessoal.

O alho tem um gosto forte, mas é possível disfarçá-lo com outros ingredientes e, ainda assim, aproveitar de todos os seus benefícios incríveis! Para mais dicas de como ter uma vida saudável, entre no Clube Saudável!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.