A queda de cabelo, e a calvície, geram incomodo e insatisfação em diversas pessoas ao redor do mundo, mas você sabia que existem alimentos que ajudam no crescimento do cabelo?
De uma forma geral, a perda dos fios capilares não é nada grave. Muito pelo contrário, é normal que a queda ocorra diariamente, de forma fisiológica. É comum que caiam de 60 a 100 fios de cabelo por dia, principalmente nas estações mais frias do ano, como o inverno ou o outono.
Isso ocorre nessas estações porque as raízes capilares apresentam bem menos nutrientes do que o normal nestes períodos. Como consequência, a queda capilar é aumentada nessas épocas, diferente das estações mais quentes como o verão e a primavera.
Entretanto, há etiologias para a queda capilar que não são fisiológicas — notadas quando caem mais do que 100 fios de cabelo diariamente. No geral, a queda de cabelo pode acontecer por fatores ligados à genética, produtos utilizados no couro cabeludo, como consequência de tratamentos medicinais ou, então, por estresse.
Há inúmeros fatores que favorecem a queda capilar. Por isso, muitos desejam saber como promover o crescimento do cabelo e evitar sua perda em excesso. A nutrição do nosso corpo é fundamental para evitar essa queda!
Manter uma rotina e uma dieta bem equilibrada são dicas essenciais para estimular o crescimento do cabelo. É preciso conhecer quais alimentos e nutrientes indicados para que essa queda não seja estimulada.
Para facilitar essa jornada, separamos os 13 principais alimentos que ajudam no crescimento do cabelo, confira todos eles aqui!
Por que os cabelos caem?
Muitos indivíduos que sofrem com a queda capilar em excesso desejam saber o porquê disso acontecer. Diariamente, é comum que haja a queda dos fios capilares. Quando contabilizados, percebe-se que cerca de 60 a 100 fios são perdidos ao longo do dia.
Entretanto, quando esse número é ultrapassado, observa-se que há alguma etiologia externa envolvida na queda. Além de fatores genéticos e distúrbios endócrinos, pode-se ter diferentes causas para a queda do cabelo. Dentre as principais estão:
- Excesso de estresse diário;
- Deficiência de nutrientes e vitaminas;
- Excesso de vitamina A e B;
- Gestação;
- Distúrbios hormonais;
- Uso de medicamentos, como antidepressivos;
- Hipotireoidismo;
- Anemia;
- Covid-19.
Há diferentes formas para prevenir a queda e estimular o crescimento do cabelo. Geralmente, é recomendado o uso de loções capilares com Minoxidil 5%, shampoos, suplementos em cápsula ou, até mesmo, medicamentos para a queda.
Entretanto, a alimentação também está inclusa nos fatores etiológicos para a perda dos cabelos. Uma forma de incentivar o crescimento do cabelo está na adoção de uma dieta saudável e equilibrada. Há diferentes alimentos disponíveis para estimular esse crescimento, assim como para prevenir a queda em excesso.
A alimentação altera a saúde dos cabelos?
Muitos indivíduos desejam estimular o crescimento do cabelo. Além disso, também querem chegar no objetivo de tornar os seus fios mais saudáveis e fortes, principalmente conforme os anos passam e a queda dos fios aumenta.
Entretanto, diversos fatores estão envolvidos no processo de crescimento do cabelo, como a idade do indivíduo, a saúde de modo geral, a genética, fatores externos como a poluição e o uso crônico de determinados medicamentos. Claro que, por fim, a alimentação também está envolvida na saúde e no crescimento dos cabelos.
Além disso, a dieta é um dos fatores mais fáceis de serem controlados para estimular o crescimento do cabelo, não é mesmo? Atualmente, sabemos que a alimentação apresenta um importante papel na saúde dos fios capilares.
Os mais variados minerais e vitaminas presentes na composição dos alimentos são responsáveis por manter a integridade dos fios, assim como no ciclo do crescimento do cabelo. Ou seja, uma dieta desequilibrada e sem os nutrientes adequados pode favorecer a queda.
As vitaminas D, B12, biotina, riboflavina e o ferro são alguns exemplos de nutrientes responsáveis pelo crescimento do cabelo. Por isso, devemos investir em uma dieta que contenha alimentos ricos com essas substâncias.
Quais são os principais alimentos que auxiliam no crescimento do cabelo?
O crescimento do cabelo está relacionado diretamente com uma dieta saudável e nutritiva. Devemos, então, investir no consumo de alimentos que contenham certas vitaminas e minerais responsáveis pelo crescimento do cabelo e pela saúde de seus fios.
Por mais que a queda capilar seja normal no dia a dia, não podemos deixar que ela ocorra em exagero. Para a adoção de uma dieta rica em alimentos que estimulam o crescimento do cabelo, separamos os 13 principais que contêm as substâncias ideais para a saúde dos seus fios, confira a seguir!
Ovos
Para o crescimento do cabelo, os ovos são excelentes fontes de biotina e proteínas que estimulam a saúde dos fios. Além disso, eles também possuem quantidades adequadas de Zinco e Selênio. Todos esses nutrientes estão relacionados com a saúde capilar e suas deficiências estão consequentemente relacionados com a queda dos fios.
Se alimentar com essas proteínas, é fundamental para o crescimento do cabelo. Pois, os folículos pilosos responsáveis por armazenar e fazer com que os fios cresçam são constituídos, em maioria, por elas.
A biotina mesmo é fundamental para esse crescimento, visto que ela é componente chave na produção da queratina — uma importante proteína do cabelo.
Bagas
Além de serem excelentes antioxidantes, as bagas (que são aqueles frutos com inúmeras sementes, tal como o Mirtilo) também apresentam vitaminas de grande importância para o crescimento do cabelo. Muitas das frutas contém vitamina C, necessária na produção de colágeno e no fortalecimento dos fios.
E não são só as vitaminas que ajudam no crescimento do cabelo! A ação antioxidante destes frutos também promovem a proteção dos folículos pilosos contra os radicais livres gerados pelo metabolismo do organismo.
Espinafre
Indicado para qualquer dieta saudável, o espinafre contém inúmeras vitaminas e minerais importantes para o crescimento do cabelo. Como exemplo, podemos citar o ferro e as vitaminas A e C.
Enquanto a vitamina A estimula o crescimento do cabelo, o ferro atua no transporte de oxigênio pelo corpo e atua na saúde capilar.
Peixes
Peixes, como o Salmão e o Arenque, são alimentos de grande importância para estimular o crescimento do cabelo. Eles são fontes naturais de Ômega-3 e outros ácidos graxos, que atuam tanto no crescimento como na densidade dos fios capilares.
Além do Ômega-3, os peixes apresentam minerais e vitaminas que atuam na saúde dos fios do cabelo.
Batata-doce
A batata-doce é um importante alimento fonte de betacaroteno, substância fundamental convertida em vitamina A pelo organismo. Com isso, ela estimula a produção de sebo, responsável por manter os fios saudáveis, assim como o próprio crescimento do cabelo.
Abacate
Além de serem alimentos deliciosos, os abacates também são fontes de Vitamina E e C. Essas substâncias não só estimulam o crescimento do cabelo como, também, garantem a saúde dos fios por serem agentes antioxidantes.
Nozes
As nozes apresentam vitaminas E, B, ácidos graxos como o Ômega-3 e o Zinco. Não só são fundamentais para o crescimento do cabelo como, também, por oferecer outros benefícios ao organismo.
Sementes
Certas sementes, como as de linhaça, são alimentos com pouquíssimas calorias e bastante vitaminas para o crescimento do cabelo. Nelas, podemos encontrar ácidos graxos, Vitamina E e outros nutrientes que estimulam a saúde dos fios.
Pimentão
O pimentão é um agente antioxidante rico em Vitamina C, responsável por incentivar a produção de colágeno e estimular o crescimento do cabelo.
Ostra
As ostras são os frutos-do-mar com maior quantidade de Zinco presentes, o que as tornam excelentes para a alimentação. Esse mineral é recomendado tanto para o crescimento do cabelo, como para o seu ciclo de reparação.
Feijão
Para o crescimento do cabelo, o feijão se mostra como um alimento rico em benefícios. Em sua composição, podemos encontrar zinco, ferro, biotina e muitas outras proteínas que garantem a saúde dos fios.
Soja
Diversos compostos presentes na soja são responsáveis por estimular o crescimento do cabelo, um deles, por exemplo, é a espermidina. Essa substância pode estimular e prolongar a fase de crescimento capilar, favorecendo a saúde e o alongamento dos fios.
Carnes
Encontrado comumente na dieta de inúmeras pessoas, as carnes são alimentos ricos em nutrientes que podem ajudar no crescimento do cabelo. Além disso, elas também conseguem garantir a reparação e o fortalecimento dos folículos pilosos.
O crescimento do cabelo pode ser adquirido através de uma dieta rica e equilibrada por estes alimentos. Graças às vitaminas e aos nutrientes presentes na composição deles, é possível adquirirmos não só fios saudáveis, como um cabelo volumoso e livre da queda em excesso. Confira o produto para crescimento de cabelo Gaya Hair aqui!