O que você precisa saber sobre queda de cabelo conheça as principais razões

O que você precisa saber sobre queda de cabelo: conheça as principais razões!

O que você vai ler neste post

A calvície e perda de cabelo são dois grandes problemas que afetam uma enorme parcela da população. E isso não afeta só a aparência do indivíduo, como também sua autoestima e sua confiança. Afinal, quem nunca ficou chateado pela forma que o seu cabelo estava antes de sair de casa?

E é bem complicado quando percebemos que a calvície e perda de cabelo estão chegando: com fios de cabelo espalhados no chão da casa ou no travesseiro, as entradas surgindo, vários fatores mostram que a calvície está surgindo. Porém, ainda há uma linha muito tênue entre calvície e perda de cabelo.

É normal que a gente perda cabelo, vários estudos presentes na literatura garantem que uma pessoa perde normalmente, em média, de 70 a 100 fios de cabelo por dia. Porém, quando fica bem marcante e quando ultrapassa essa média, se torna importante a investigação da causa, que pode ser desde nutricional a, até, metabólica.

E a calvície e perda de cabelo apresentam diversas razões para acontecer. Por isso, separamos as informações mais atualizadas sobre o tema, para que você cuide da sua saúde capilar e fique atento a esses sinais!

O que é calvície e perda de cabelo?

A calvície e perda de cabelo, também conhecida dentro da medicina através do termo ”Alopecia”, podem ser definidos como uma perda repentina dos fios de cabelo presente por toda a superfície do couro cabeludo. Entretanto, ele não se restringe apenas ao cabelo, como também pode ocorrer em outras regiões do corpo, como no peito, sovaco ou pernas.

Na queda de cabelo considerada normal, observamos que os fios de cabelo que caem pela casa, logo são repostos no couro cabeludo, substituídos de forma adequada. Enquanto isso, quando o indivíduo está com calvície e perda de cabelo, podemos perceber que os fios de cabelo caem em muita quantidade em certas áreas, o que faz com que a gente observe o couro cabeludo, que antes era coberto de cabelo.

O que é calvície perda de cabelo
Fonte/Reprodução: original

Sabemos hoje que, segundo dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde, a OMS, 50% da população masculina terá calvície e perda de cabelo antes dos 50 anos. Já a feminina, apenas 30% pode apresentar a condição.

Justamente por conta disso, é importante que o indivíduo reconheça o que, de fato, define a calvície e perda de cabelo e o que diferencia esta da queda capilar que ocorre de forma normal. Além disso, todos nós devemos saber as principais causas e como evitar elas, de forma que tenhamos saúde capilar e bem-estar com o nosso corpo.

Quais as razões para calvície e queda de cabelo?

A calvície e perda de cabelo podem surgir por conta dos mais variados motivos! Essa queda pode estar associada desde a fatores genéticos e histórico familiar de parentes com calvície como, também, por causa de estresse diário, hormônios em desequilíbrio, deficiência nutricional, doenças ou, então, o uso de medicamentos crônicos.

E é justamente de acordo com as suas causas que a calvície e queda de cabelo podem ser classificadas em diferentes tipos, onde os mais presentes na população são a alopecia areata, o eflúvio telógeno e a alopecia androgênica.

De acordo com as diferentes causas para a calvície e perda de cabelo, podemos classificar essa condição como:

  • Alopecia areata, quando a calvície e perda de cabelo são provocadas por causa de fatores emocionais ou por doenças consideradas autoimunes;
  • Alopecia androgênica, já conhecida popularmente como a calvície propriamente dita, quando ocorre por conta de fatores genéticos, muito associada com a testosterona e, por isso, mais presente na população masculina;
  • Alopecia traumática, provocada pelo ato de arrancar os fios de cabelo;
  • Alopecia seborreica, quando a causa é uma simples dermatite, trata através do uso de medicamentos;
  • Eflúvio telógeno, quando a queda de cabelo acontece de forma natural, porém por um longo período de tempo.

De uma forma geral, a calvície e perda de cabelo é diagnosticada pelo dermatologista, que atua no tratamento e em identificar quais são as razões para que isso aconteça.

Os tratamentos variam com a causa, e por isso é importante que você, não só se atente aos sinais, como também saiba identificar quais são as razões da calvície e queda de cabelo. Normalmente, são eles:

Desequilíbrios hormonais e a perda de cabelo

A presença, ausência ou a taxa elevada de hormônios presentes em nosso organismo podem ser um dos principais fatores para iniciar o quadro de calvície e perda de cabelo. No geral, o mais associado é a testosterona, e por isso essa condição é observada com grande frequência nos homens.

Dieta e sua nutrição

Se engana quem pensa que a dieta não influencia em nossa saúde capilar! Muito pelo contrário, a nossa dieta – com deficiência em determinadas proteínas e vitaminas – apresenta um grande papel na queda de cabelo patológica.

Estresse

É inegável que a nossa rotina, acelerada e repleta de tarefas para fazer, não seja estressante, não é mesmo? Pois bem, e infelizmente o estresse é um dos grandes inimigos do nosso cabelo, o que ajuda a provocar o quadro de calvície e perda de cabelo.

Como os genes e hormônios estão relacionados com a calvície

Entretanto, nem sempre a calvície e perda de cabelo estão associados apenas com essas razões. Em muitos casos, essa condição é hereditária e é transmitida por meio da genética, de pais para filhos.

Como os genes e hormônio estão relacionados com a calvície
Fonte/Reprodução: original

Quando temos a calvície e perda de cabelo, temos na verdade uma falha no processo de renovação dos fios de cabelo presentes no couro cabeludo, ou então pelo afinamento dos fios, o que torna visível toda a região de couro e que provoca a atrofia da raiz capilar.

Quando olhamos para esse lado genético ou hormonal, podemos distinguir quais são as razões para o surgimento dessa calvície e perda de cabelo. Os indivíduos que apresentam históricos na família de alopecia ou que estão com quadro de doença autoimune, podem apresentar essa queda capilar.

Como ajudar a melhorar a queda de cabelo e calvície?

Mas, como podemos melhorar a calvície e perda de cabelo? Quais são os tratamentos presentes atualmente na medicina para reverter esse quadro?

Bom, o primeiro passo é se consultar com o dermatologista para avaliar qual é a causa e qual seria o tratamento mais indicado para a ocasião. No geral, ele é escolhido de acordo com as falhas presentes no couro cabeludo.

O profissional pode sugerir o uso de medicamentos por via oral ou, então, de uso tópico como é o caso do tão famoso minoxidil. Outros tratamentos podem ser orientados como o implante capilar ou, então, o uso de suplementos alimentares naturais para contornar a deficiência vitamínica.

Gaya Hair Premium

E, já que estamos falando de suplementos naturais, que tal comentarmos sobre o tão famoso Gaya Hair Premium? Esse incrível suplemento, presente em nossa loja online, é composto pelo somatório de ácido pantotênico, biotina e outras vitaminas que atuam diretamente nas raízes capilares.

Esse conjunto de vitaminas e proteínas protege os fios capilares contra a queda e estimula o crescimento deles de dentro para fora. Assim, é um grande aliado na luta contra a calvície e queda de cabelo. Disponível em combos para tratamento de até 6 meses, esse suplemento é um excelente aliado!

Caso seja observado de forma precoce, a calvície e queda de cabelo pode ser revertida e tratada, de inúmeras formas diferentes. Por isso, é importante que a gente saiba quais são as razões por trás disso e nossas opções. Quer cuidar da sua saúde capilar de forma eficaz? Então confira nosso Gaya Hair.

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *