12 Alimentos Para Acelerar o Metabolismo

O que você vai ler neste post

Seu metabolismo basal é a máquina dentro de você que pode torná-lo magro e energizado sem nenhum esforço.  Se for regulado, você terá mais energia e melhor humor! Mas se ela estiver trabalhando devagar… não importa o que você faça, você continuará com o peso empacado e sem energia! Nesse artigo você vai conhecer 12 alimentos para acelerar o metabolismo.

E antes que você pense que para acelerar o metabolismo são necessários horas de academia ou caminhada… isso está ERRADO!

A ciência já comprovou que exercícios representam no máximo 20% do que nosso corpo gasta de energia…

…o restante (80%) esta diretamente ligado ao bom funcionamento do nosso metabolismo em repouso.

Em outras palavras, se você quer emagrecer precisa “consertar” seu metabolismo através da alimentação.

Quanto mais acelerado seu metabolismo, mais calorias você queima e fica mais fácil expulsar a gordura não desejada.

Aqui estão 12 alimentos que aumentam o seu metabolismo:

 

Alimento Acelerador de Metabolismo#1 – Proteínas

 

Alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, ovos, laticínios, legumes, nozes e sementes, podem ajudar a aumentar seu metabolismo por algumas horas.

Eles fazem isso exigindo que seu corpo use mais energia para digeri-los.

Isso é conhecido como efeito térmico dos alimentos (ETA).

Estudos provam que as proteínas aumentam sua taxa metabólica em 15 a 30%, em comparação a 5 a 10% em carboidratos e 0 a 3% em gorduras.

 

Nutrientes Aceleradores de Metabolismo#2 – Ferro, zinco e selênio

Ferro, zinco e selênio desempenham papéis diferentes, mas todos os três são necessários para o bom funcionamento da glândula tireóide, que regula o seu metabolismo.

Pesquisas mostram que uma dieta muito baixa em ferro, zinco ou selênio pode reduzir a capacidade da glândula tireóide de produzir quantidades suficientes de hormônios.

Isso pode diminuir o seu metabolismo.

Para ajudar sua tireóide a funcionar da melhor maneira possível, inclua alimentos ricos em zinco, selênio e ferro, como carne, frutos do mar, legumes, nozes e sementes no menu diário.

A Spirulina também é uma ótima fontes destes minerais e tem a comodidade de tomá-la em cápsulas.

 

Veja mais sobre a Spirulina em nosso artigo: Conheça a Spirulina Premium – Blog NutriLifeCaps

 

Alimento Acelerador de Metabolismo#3 – Pimenta

A capsaicina, um produto químico encontrado nas pimentas, pode aumentar seu metabolismo, aumentando o número de calorias e gorduras que você queima.

De fato, uma revisão de 20 pesquisas relata que a capsaicina pode ajudar seu corpo a queimar cerca de 50 calorias extras por dia.

 

Alimentos Para Acelerar o Metabolismo#4 – Café

Estudos relatam que a cafeína encontrada no café pode ajudar a aumentar a taxa metabólica em até 11%

De fato, seis estudos diferentes descobriram que pessoas que consomem pelo menos 270 mg de cafeína diariamente, ou o equivalente a cerca de três xícaras de café, queimam 100 calorias extras por dia.

 

Alimentos Para Acelerar o Metabolismo#5 – Chá Verde

Segundo a pesquisa, a combinação de cafeína e catequinas encontradas no chá pode funcionar para aumentar seu metabolismo.

O Chá Verde chá oolong e o verde podem aumentar o metabolismo em 4 a 10%. Isso pode resultar em queimar 100 calorias extras por dia 

Além disso, os chás oolong e verde podem ajudar seu corpo a usar a gordura armazenada para obter energia de maneira mais eficaz, aumentando sua capacidade de queima de gordura em até 17% (estudo comprovando resultado aqui)

 

Não tempo de beber 10 xícaras de chá verde diariamente?
Conheça o extrato de Chá Verde Premium clicando aqui

Alimentos Para Acelerar o Metabolismo#6 – Legumes e leguminosas

Leguminosas e legumes, como lentilhas, ervilhas, grão de bico, feijão e amendoim, são particularmente ricos em proteínas em comparação com outros alimentos vegetais.

Em um estudo, humanos que consumiram uma dieta rica em leguminosas por oito semanas experimentaram mudanças benéficas no metabolismo e perderam 1,5 vezes mais peso que o grupo controle.

As leguminosas também são ricas em arginina, um aminoácido que pode aumentar a quantidade de carboidratos e gorduras que seu corpo pode queimar para produzir energia (estudo comprovando resultado aqui).

 

Alimento Acelerador de Metabolismo#7 –  Gengibre

Pesquisas mostram que a dissolução de 2 gramas de gengibre em pó em água quente e a ingestão de uma refeição podem ajudar a queimar até 43 mais calorias do que beber água quente sozinha.

 

Alimento Acelerador de Metabolismo#8 – Cacau

Cacau é uma guloseimas saborosas que também pode beneficiar seu metabolismo.

Por exemplo, estudos descobriram que cacau e extratos de cacau podem promover a expressão de genes que estimulam o uso de gordura como energia.

Se você quiser experimentar o cacau, opte por chocolate amargo acima de 70%, pois o processamento tende a reduzir as quantidades de compostos benéficos.

 

Alimento Acelerador de Metabolismo#9 –  Vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode aumentar seu metabolismo.

Vários estudos em animais mostraram que o vinagre é particularmente útil no aumento da quantidade de gordura queimada como energia.

Em um estudo, os ratos que receberam vinagre experimentaram um aumento na enzima AMPK, que leva o corpo a aumentar a queima de gordura.

 

Alimento Acelerador de Metabolismo#10 –  Óleo de Coco

O óleo de coco está experimentando um aumento na popularidade.

Isso pode ser em parte porque o óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

Ao contrário das gorduras de cadeia longa, uma vez que os MCTs são absorvidos, eles vão diretamente ao fígado para serem transformados em energia. Isso os torna menos propensos a serem armazenados como gordura.

Curiosamente, vários estudos mostram que os MCTs podem aumentar a taxa metabólica mais do que as gorduras de cadeia mais longa.

Além disso, os pesquisadores relatam que uma ingestão diária de 30 ml de óleo de coco pode reduzir com sucesso o tamanho da cintura em indivíduos obesos .

 

Alimento Acelerador de Metabolismo#11 – Água Gelada

Beber água suficiente é uma ótima maneira de se manter hidratado.

Além disso, parece que a água gelada também pode aumentar temporariamente o metabolismo em 24 a 30%.

Os pesquisadores observam que cerca esse aumento no metabolismo é explicado pelas calorias adicionais necessárias para aquecer a água até a temperatura do corpo.

 

Alimento Acelerador de Metabolismo#12 – Brócolis

O brócolis pode beneficiar o metabolismo, pois contém uma substância chamada glucorafanina.

A glucorafanina ajuda a “reajustar” o metabolismo, reduz os níveisde gordurano sangue e reduz o risco de muitas doenças relacionadas à idade.

Brócolis e outros vegetais crucíferos também podem prevenir ou retardar várias formas de câncer.

Visite a nossa Loja Online para conhecer nossos produtos!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

62 respostas

  1. Já faço uso,de quase todos estes alimentos no meu dia a dia, mesmo assim fico agradecido pelas informações.

    1. Eva, A spirulina é ótima para a saciedade e regulação do metabolismo do açúcar, mas você precisa também mudar sua alimentação, é por isso que também enviamos conteúdos exclusivos de alimentação para quem compra

    1. Gostei muito dessas informações. Embora eu use tudo isso na minha alimentação. Ou seja, estou no caminho certo . Vou continuar .

  2. Nossa já faço uso de todos estes alimentos. Agora vou reforçar mais ainda. Não consumo carboidrato, glúten, lactose. Então minhas opções para alimentar se resume nestes super alimentos. Já perdi 12 kg

  3. Faço uso de quase todos esses alimentos.inclysuve introduzi chorela e açafrão com pimenta e garanto que diminuiu minha cintura além de me sentir super bem . Tenho 65 anos e não tomo medicamento nenhum apenas esses suplementos e alimentação saudável. Há muito tempo permaneço com 63 kilos. Quero chegar a 60.

  4. Achei muito interessante tem tudo para quem quer emagrecer, não é o meu caso
    Estou emagrecendo a toa , acho que devido a idade 77anos quero ficar mais
    Cheinha pesava 83k há 6 anos operei o estômago “hérnia de isto, Volvo” perdi 20jk recuperei um pouco Tô com 65k
    Não gosto de ser magra por que tenho
    Seios muito pequenos , bumbum pequeno tenho mais perna e coxa
    Queria algo pra engordar mais um pouquinho. Acho que exagerei , não é
    O assunto da propaganda!

  5. Adorei as explicações e dicas de cardápios com certeza vai me ajudar muito preciso emagrecer 15 kilos.obrigada.!

    1. Gostei muito , pois já coloquei em minha vida alguns desses ingredientes como Óleo de cocô, vinagre de maçã e cacau, muito obrigado

  6. Fiz umas Restrições na Alimentação, Por Conta Própria pois Estava Acima do Peso, e Pra Evitar Diabetes que já tinha dado até 129, Perdi 11kg. Fiquei Felicíssima por está Conquista, Fiquei Flácida e com a Pele Muito Envelhecida, Apesar da Alimentação Balanceada e Ingestão de quase todas estas Alimentações Recomendadas! Talvez seja Por Conta de Minha Idade 67anos! Tem Algum Modo de Melhorar um Pouco com Algo? Obrigada.

  7. Já uso vários desses alimentos
    Mas adorei tudo
    Só queria saber onde compro chlorella
    Só não uso o vinagre de maçã
    E o óleo de coco
    Mas já vou introduzir na minha alimentação

  8. Parabéns! Muito instrutivo! Obrigada por citar todos esses alimentos.sinto meu metabolismo parado.faco uso de puran t4 75mg tenho hipotireoidismo.cuido da alimentação sem exageros.sugestao: cardápio p 7 dias.

  9. Muito importante, gostaria de enviar para os meus filhos : Marcus Nascimento e Míriam Nascimento. Ivany Jordão Nascimento – Sorocaba/SP.

  10. Adorei as informações. Apesar de eu já está fazendo uso de quase todos os alimentos indicados. E sempre bom informações para nós concientizar e praticar coisas boas. Fico grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.