Poucas pessoas sabem, mas uma boa noite de sono para emagrecimento é essencial. Porque, para emagrecer com saúde não só é preciso seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos, mas também saber dormir bem.
E assim equilibrar a liberação de neurotransmissores e regular os hormônios relacionados com a fome, conhecidos como leptina e grelina. Com isso, torna-se possível obter melhores resultados no emagrecimento.
Então, se você que conhecer e saber a importância de uma boa noite de sono para emagrecimento saudável, continue com a leitura deste conteúdo, confira!
Qual é a relação entre uma boa noite de sono e emagrecimento?
Dormir é essencial para manter em funcionamento várias atividades do corpo e pode auxiliar quem deseja emagrecer.
Pois, uma boa noite de sono para emagrecimento consegue manter em equilíbrio toda liberação dos neurotransmissores e o ajuste dos níveis de grelina, o hormônio responsável pela fome. Além disso, o sono proporciona também o aumento da leptina, motivador da saciedade.
Para que o auxílio no emagrecimento seja possível, é preciso que a pessoa durma uma média de 6 a 8 horas por dia. Assim, é possível obter todos os benefícios para o emagrecimento e também para as funções vitais do corpo, como reposição de energia.
Enquanto dorme, uma pessoa adulta gasta uma média de 80 calorias por hora dormida. Mesmo assim, somente uma boa noite de sono para emagrecimento não é o suficiente. É preciso também utilizar de outras formas para perder os quilos extras, como exercícios físicos e uma boa alimentação.
O que é a higiene do sono?
Higiene do sono consiste em diversas técnicas e comportamentos para um indivíduo aproveitar melhor suas horas de descanso. Ao praticá-las, o indivíduo desenvolve melhor o organismo para dormir em horários adequados e usufruir de um sono relaxante, prazeroso e de melhor qualidade.
Para praticar a higiene do sono, é necessário que a pessoa coloque em prática algumas regras antes de deitar, como:
- Deitar sempre no horário estabelecido;
- Não consumir bebidas consideradas estimulantes após as 18 horas, como bebidas alcoólicas, energéticos, café, chá-preto, chá-verde e refrigerantes;
- Não jantar com alimentos pesados, gordurosos e que contenham açúcares;
- Trabalhar uma boa iluminação do quarto;
- Controlar a temperatura do quarto;
- Utilizar somente roupas confortáveis para dormir;
- Evitar cochilos durante o dia;
- Não utilizar telas momentos antes de pegar no sono.
O objetivo desse conjunto de práticas é trazer melhor qualidade do sono para o corpo descansar verdadeiramente. Após um tempo com a utilização dessas técnicas, é possível obter excelentes resultados na melhora da saúde física e mental.
Quais são os benefícios de uma boa noite de sono para emagrecimento?
Uma boa noite de sono para emagrecimento é essencial. Pois, o sono influencia positivamente no processo de emagrecer. Para conseguir bons resultados, é preciso combinar noites de descanso saudáveis com uma boa alimentação e a prática de esportes. Conheça os principais benefícios de noites bem dormidas para o emagrecimento:
Libera Leptina
Dormir emagrece porque durante o sono é produzido o hormônio leptina, responsável pela saciedade. Quanto maior o nível de leptina, mais fácil será para controlar o apetite e as compulsões alimentares.
Diminui estresse
Uma boa noite de sono para emagrecimento é ótima, por diminuir os níveis de estresse. Durante episódios de estresse se liberam os hormônios cortisol e adrenalina. Com esses níveis elevados, a queima de gordura é impedida, além de dificultar a formação da massa magra.
Aumenta a produção de melatonina
Noites bem dormidas conseguem aumentar significativamente a produção da melatonina, responsável pela neutralização dos radicais livres pelo organismo. Além disso, a melatonina consegue manter a produção de hormônios femininos controlados, desfazendo o acúmulo de gordura do corpo.
Produz menos grelina
A grelina consiste em um hormônio produzido através do estômago que auxilia na digestão. Porém, esse também é o hormônio capaz de estimular o apetite. Com o sono em dia, é possível controlar seus níveis para não acontecer um aumento da fome ou apetite.
Ajuda a comer menos
Quanto melhor a qualidade do sono, menos propensa a pessoa estará a vontade de comer de forma descontrolada. Mas isso não se dá apenas pelo fato de dormir por horas, mas também pela qualidade do sono. Para isso, é preciso adquirir hábitos saudáveis, ir dormir em horários adequados e nunca trocar a noite pelo dia.
Dormir emagrece?
Aos que se perguntam se dormir emagrece, a resposta é muito simples: não. Porém, ele pode sim, auxiliar nesse quesito, quando a pessoa utiliza dietas saudáveis e também exercícios para fortalecer o físico. Com isso, é possível obter uma perda de peso mais rápida e ainda mais saudável.
Todavia, para emagrecer com a ajuda do sono não é preciso apenas dormir muitas horas por noite. É necessário também praticar uma boa higiene do sono com uma rotina bem estabelecida, para o sono renovar as energias, produzir os hormônios necessários e aumentar a disposição e energia durante o dia.
4 dicas para ter uma boa noite de sono para emagrecimento
Para auxiliar de fato no emagrecimento, a pessoa deve buscar por uma rotina bem estabelecida de sono. Somente assim será possível usufruir de uma boa noite de sono para emagrecimento. Conheça 4 dicas que podem ajudar na busca de um descanso mais eficiente durante a noite:
Não se alimente antes de dormir
Para uma boa noite de sono, o ideal é não se alimentar por 3 horas antes do horário de se deitar. Já que, pessoas que se alimentam próximo do horário de dormir não completam a digestão.
Assim, arriscam sofrer com refluxos e outros problemas que atrapalham o sono. Além disso, o ideal é optar por uma comida menos pesada para a janta, descantando comidas gordurosas e ricas em açúcares.
Procure realizar atividades relaxantes antes de dormir
Caso não pegue no sono em menos de 30 minutos, o indicado é se levantar e realizar atividades relaxantes, como ouvir música ou ler um livro. Ficar deitado procurando o sono costuma estressar ainda mais, o que resulta em um sono conturbado.
Estabeleça uma rotina de horários
É preciso estabelecer uma boa rotina para conseguir ir dormir todos os dias no mesmo horário. Com isso, é possível regular o próprio relógio biológico e evitar episódios de ansiedade e um corpo cansado.
Deixe o quarto agradável
Para uma melhoria no sono é preciso também investir no conforto do quarto. Por isso, invista em luzes fracas e confortáveis, um bom colchão e roupas de cama agradáveis. Quanto mais agradável for o ambiente, melhor o sono será.
Pessoas adultas devem dormir ao menos 8 horas por noite. Pois, somente assim será possível que o corpo desempenhe todas as suas funções de maneira ideal. Caso isso não aconteça, é possível que a pessoa desenvolva problemas de saúde sérios, como:
- Diabetes: Segundo estudos, pessoas que dormem mal correm mais risco de desenvolver diabetes tipo 2 por conta da possibilidade de adquirir menos controle do açúcar no sangue;
- Obesidade: Pessoas com péssimos hábitos de sono, que dormem menos do ideal por noite são mais propensas a desenvolver a obesidade, principalmente crianças;
- Resfriados: Dormir menos de 7 horas ocasiona a queda de imunidade. Sendo assim, pessoas que dormem menos estão propensas a desenvolver episódios de gripes e resfriados mais frequentemente;
- Transtornos mentais: Com um sono desregulado e sem qualidade, a pessoa tende a sofrer de problemas relacionados a sua saúde mental, principalmente quadros de depressão.
Esses são alguns dos problemas que um sono de má qualidade pode ocasionar na vida de alguém. Além dos problemas já citados, estudos demonstram que pessoas que não dormem pouco estão 15% mais expostas ao risco de mortalidade.
Por isso, todo corpo depende da qualidade de sono para repor as energias, fortalecer o sistema imunológico, além é claro, dos benefícios de uma boa noite de sono para emagrecimento saudável. Para mais dicas de saúde, confira nosso clube saudável.