10 dicas de como melhorar a alimentação (1)

10 dicas de como melhorar a alimentação

O que você vai ler neste post

Manter uma alimentação saudável é importante para ter uma vida mais tranquila, com maior qualidade, visto que realiza dietas balanceadas com frutas, verduras, legumes e cereais que auxiliam no funcionamento correto do organismo.

 

Qual a importância de uma boa alimentação para qualidade de vida?

O ponto mais importante de uma alimentação com qualidade é de evitar doenças que possam ocorrer por conta da falta de determinados nutrientes. Ter uma boa alimentação significa que o corpo absorve os nutrientes e vitaminas necessários para poder funcionar da maneira correta, sem se desgastar e manter altas quantidades de energia.

 

Quais as principais dicas para se ter uma boa alimentação e qualidade de vida?

Uma das principais dicas para se ter uma alimentação saudável seria através de uma dieta balanceada, a qual deve conter alimentos ricos em proteínas, fibras e vitaminas.

10 dicas de como melhorar a alimentação (3)

Fonte/Reprodução: original

 

Dieta balanceada e saudável

Para ter uma dieta, de fato, balanceada precisará fazer a inclusão de frutas, vegetais,  grãos, legumes e proteínas magras em sua alimentação diária para aproveitar todos os benefícios.

A principal importância para se ter uma alimentação saudável é por conta dos órgãos e tecidos do organismo necessitam, de modo a funcionar de maneira correta. Caso opte por não fazer uma alimentação mais balanceada, poderá resultar em doenças, infecções, fadiga e desempenhos abaixo do esperado.

Uma dieta balanceada não inclui somente adultos e jovens, mas crianças que precisam de vitaminas e proteínas, porque caso tenham uma dieta pobre destes nutrientes, seus corpos passarão por dificuldades de crescimento e até mesmo um desenvolvimento acadêmico inferior.

 

Consumir mais verduras e legumes

As hortaliças, no geral, devem ser consumidas mais de três vezes ao dia, ou seja, o mínimo de cinco vezes para garantir que o corpo absorva os principais nutrientes. 

Muitas verduras e legumes contam com fibras, necessárias para fazer o intestino trabalhar da maneira correta e evitar a temida e incômoda prisão de ventre. Para uma alimentação saudável, é recomendável, portanto, ingerir cerca de 30 gramas a 40 gramas por dia de fibras.

10 dicas de como melhorar a alimentação (3)
Fonte/Reprodução: original

É possível mudar esses hábitos e adotar uma alimentação saudável ao acrescentar vegetais crus no café da manhã, sejam pequenas cenouras, pepinos fatiados, vagem, tomate-cereja, tirinhas de pimentão e aipo. Estes cinco vegetais contém baixas calorias, são crocantes, saborosos, e evitam que se consuma pratos gordurosos.

A escolha de fazer jantares com saladas é importante, para saciar a fome e preencher o estômago, porque contém em seus compostos uma variedade de nutrientes, pouquíssimas calorias e deixará um pequeno espaço para outros itens de maior caloria que serão ingeridos logo depois.

Nutricionistas recomendam que se faça a regras da metade, isso significa simplesmente que metade do prato deve contar com legumes e verduras, e um quarto para carnes magras como o peixe ou qualquer proteína que seja interessante ser incluída.

Para se ter melhores resultados com uma alimentação saudável, pode-se gratinar couve-flor, brócolis, tomate, outras verduras e legumes para dar um toque especial em seu almoço ou jantar, visto que gratinado o sabor desses alimentos se intensifica.

 

Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios físicos dão uma melhora na saúde mental, e é comprovado ser eficaz na melhora gradual do humor e alívio de sintomas de depressão, ansiedade e até o próprio estresse gerado por muito trabalho ou aulas na escola. Isto ocorre porque o exercício realiza modificações em algumas partes do cérebro que conseguem regular o prazer e humor.

Exercício físico faz bem aos músculos e aos ossos, porque existe um processo de manutenção em ambos, ou seja, o levantamento de peso auxilia a estimular contrações musculares, que ao serem combinadas com proteínas consegue liberar hormônios capazes de absorver os aminoácidos que diminuem riscos de lesão.

 

Dormir bem

Uma boa noite de sono consegue trazer muitos benefícios à saúde do corpo humano, porque fortalece o sistema imune, libera determinados hormônios e ainda poderá ter um peso mais saudável, evitar problemas como diabetes ou cardiovasculares e até mesmo diminuir riscos de adoecer.

Dormir bem significa ter oito horas de sono completas ininterruptas, para ser possível não se estressar durante o dia, notar melhoras no humor, conseguir se concentrar mais e evitar qualquer acidente por conta do sono.

 

Ingerir bastante água

Ingerir boas quantidades de água diariamente podem ajudar no controle do peso, e assim como uma boa noite de sono, haverá uma melhor concentração nas aulas da escola ou no trabalho, além de sentir que seu humor teve uma melhora. 

É possível otimizar o desempenho físico com água porque regula a temperatura corporal, auxilia na pressão sanguínea e faz um excelente transporte dos nutrientes e outros resíduos ao músculo.

Muitas pessoas pensam que basta apenas fazer uma alimentação saudável para manter a saúde do organismo, porém ingerir água é um complemento que trabalha diretamente na melhora das juntas, porque lubrifica a região das articulações e a cartilagem.

O consumo frequente de água auxilia a diminuir as dores de cabeça, porque a hidratação dá a garantia de que o líquido seja suficiente para que o cérebro funcione de maneira devida. 

 

Invista em alimentos orgânicos e integrais

Os melhores alimentos sempre serão os orgânicos, porque não contém nenhum pesticida ou agrotóxicos que comprometam o sabor, a qualidade e nem causam danos a saúde.

No caso de alimentos integrais, estes contam com mais fibras e outros nutrientes que auxiliam o trato intestinal a funcionar da maneira correta, ou seja, será possível evitar a temida prisão de ventre.

Os alimentos orgânicos vão além de apenas serem frutas, verduras ou legumes, é possível encontrar estes alimentos em outras formas, como carnes vermelhas e carnes brancas como as do frango.

 

Evite ficar muito tempo sem comer

A alimentação saudável não está ligada com várias horas sem comer, porque existem determinados sintomas que podem se agravar caso isso seja feito, que seria o caso de mau-humor ao sentir muita fome.

Após passar mais de 6 horas sem se alimentar, fará com que ocorra a queima de gordura para produzir energia, além de não haver a glicose presente no organismo. Em seguida ocorre o processo da cetose, que queima a gordura para criar outros corpos cetônicos e conseguir produzir mais energia ao organismo.

Caso fique muito mais tempo do que o necessário nesta fase de cetose, certos sintomas surgirão e dentre eles, estão a dor de cabeça, cansaço, enjoos e o mau-humor.

O jejum intermitente consiste justamente em evitar comer qualquer alimento durante um período de 16 a 36 horas, e claramente não é recomendável por conta dos sintomas que poderão aparecer ao longo das horas.

 

Diminua o consumo de sal

O consumo em excesso de sal pode trazer uma piora em sua saúde, portanto, é recomendável recorre-lo em poucas quantidades para evitar a pressão alta.

Sempre ao cozinhar é importante experimentar a comida para saber se a quantidade é ideal ou já não há necessidade de acrescentar este mineral nos temperos da comida.

 

Evite as bebidas alcoólicas

Evite ingerir bebida alcoólica, porque haverá consequências desagradáveis ao organismo e dentre elas constam a gastrite, úlceras, anemia, hipertensão, cirrose e os acidentes vasculares encefálicos.

Caso sinta a vontade de beber, pode-se ingerir pequenas doses em momentos separados, como seria o caso de reuniões ou festas de empresa, onde não se deve exagerar no álcool e evitar problemas para sua saúde.

 

Evite produtos industrializados com conservantes

Os alimentos conservados contêm gorduras trans, acidulantes, ácido cítrico, conservantes e aspartame, estes que causam grande risco à saúde do organismo e podem trazer à tona alergias, doenças no coração e o câncer, se consumidos de maneira exagerada.

Muitos desses alimentos contam com sódio, o que claramente não faz bem ao organismo, porque pode fazer com que doenças possam existir e trazer complicações as quais farão a pessoa precisar se tratar com medicamentos.

 

Por que a alimentação saudável tem benefícios até para longevidade?

Fazer o uso correto de todos os nutrientes presentes em uma alimentação saudável, beneficiarão o sistema imunológico e digestivo, além de retardar o envelhecimento, agindo na manutenção da pele, órgãos e cabelos. Além é claro de contribuir para um melhor funcionamento do metabolismo, sem falar na prevenção de doenças e inflamações, que garante assim, uma qualidade de vida melhor e por mais tempo.

É importante ter uma alimentação saudável para evitar doenças mais sérias e graves, além de ser mais interessante planejar suas refeições e saber o que consome durante o almoço e jantar, e seus principais benefícios ao corpo.

 

Conheça nossos produtos em nosso site Nutrilife Caps!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.