O metabolismo humano é um dos recursos do corpo mais importantes, conhecido e estudado quando falamos sobre biologia. É o metabolismo que define inúmeros processos do nosso organismo e até mesmo a quantidade de calorias que gastamos, entre outras adaptações e funcionamentos do nosso corpo e do nosso organismo como um todo.
O metabolismo assim como inúmeros outros processos do nosso organismo pode variar bastante de pessoa para pessoa, por isso é tão importante que ele seja tratado de acordo com a sua qualidade. Há alguns hábitos que podem favorecer seu metabolismo como um todo e até mesmo orientá-lo para um sentido que seja muito mais favorável para seu dia a dia. Venha conhecer 5 coisas importantes sobre seu metabolismo e como aproveitá-lo!
Como aproveitar melhor seu metabolismo?
Quando falamos de metabolismo nos referimos a forma como o nosso organismo gasta energia. Mas aqui, o princípio que opera não é o princípio comum de quando falamos sobre energias, quanto menos consumir, melhor.
Na verdade, é justamente o contrário, para o metabolismo é muito mais interessante que os recursos energéticos do corpo sejam gastos com maior eficiência, evitando o seu acúmulo. O que gasta muito facilmente suas energias, com mais facilidade, chamamos de metabolismo rápido.
Ele é muito conhecido por pessoas que se identificam como “fitness”, uma vez que seria o metabolismo ideal para quem quer emagrecer e manter o corpo em forma. Mas não é apenas por questões estéticas que o metabolismo rápido nos interessa.
Existem também algumas vantagens para o organismo associadas a ele, que dá mais energia para quem conta com esse recurso natural do corpo, além de dar muito mais disposição e até mesmo a melhorar algumas atividades essenciais do corpo, como a digestão.
Enfim, muitas pessoas sonham com o metabolismo rápido e com todas as suas particularidades e benefícios práticos que esse recurso pode trazer para o organismo. Mas como pode já ter ficado claro, também há a existência de outra versão, chamada de metabolismo lento.
Esse último é aquele que não gasta a energia da maneira mais proveitosa possível os recursos e que, por isso mesmo, pode levar ao acúmulo de gordura muito mais considerável por pessoas que têm essa disposição natural. O metabolismo lento também pode gerar apatia e indisposição, assim como falta de energia.
Pessoas que sofrem com o metabolismo lento podem até mesmo ter processos naturais do corpo comprometidos, como unhas e cabelos quebradiços e mais frágeis. Mas o que poucos sabem é que embora o metabolismo tenha o seu lado puramente biológico e natural, ainda assim é possível alterá-lo ao longo da vida com uma série de hábitos, tanto alimentares como hábitos de sono, de conduta, entre outros costumes.
E essa alteração pode ser feita tanto para melhor, quanto para pior. Em outras palavras, é possível tanto acelerar o metabolismo, melhorando sua saúde como um todo, como é possível desacelerá-lo, com seus costumes e hábitos que desfavorecem sua saúde.
Hoje, iremos conhecer como se dá essa aceleração e desaceleração do metabolismo e dicas importantes para que ele te favoreça ao máximo. Confira!
Grande parte do seu metabolismo está além do seu controle
Como já comentamos, é importante manter os pés no chão em relação ao metabolismo e entender que há um aspecto dele que é, em teoria, impossível de ser mudado. Isso se dá porque o ser humano tem atributos diferentes e individuais que implicam sua saúde desde o seu nascimento.
Existem aspectos de nosso organismo, que por mais que tentemos transformar, se orientam novamente para aquele princípio fundamental individual. Com o metabolismo não é diferente.
Até podemos tentar alterá-lo e há indivíduos que conseguem, com grande esforço, orientá-lo a um sentido totalmente oposto ao seu natural durante algum período da sua vida. Mas além de todo o esforço, esse ato quando levado para extremos pode implicar até mesmo na deterioração da saúde. Seja como for, é importante sempre se manter realista em todos esses aspectos.
Então se atentar a todos esses detalhes se torna necessário, para quem sofre com problemas relacionados ao metabolismo e quer de alguma forma mudar esse aspecto biológico.
Há possibilidade de mudança, mas ela deve ser calculada, estudada e o indivíduo deve prestar atenção há diversos aspectos relevantes, como a forma como seu corpo está reagindo à todas essas mudanças para não forçar mais que necessário seu sistema metabólico.
Faça exercícios: os músculos melhoram seu metabolismo
Realizar atividades físicas periódicas é uma das formas mais tradicionais e acessíveis de manter o seu sistema metabólico em ordem.
Se o sistema metabólico funciona na medida em que o corpo gasta energia, é claro que a atividade física e os exercícios, formas clássicas de gastar energia, podem auxiliar o corpo nisso. E a rotina, aqui, é ainda mais importante e impacta ainda mais o corpo humano nesse sentido.
Realizar as atividades físicas mais básicas habitualmente vai criar no organismo a tendência de gastar energia tanto nas atividades em si, como até mesmo para manter o ritmo imposto pelo costume e hábitos do exercício. A própria estrutura física, que é um produto indireto da atividade física, também leva para o sistema metabólico mais agilidade e rapidez para realizar seus processos.
Consuma proteínas e garanta um metabolismo saudável
A alimentação é algo que está relacionado diretamente ao metabolismo saudável, especialmente o consumo de proteínas.
Consumir proteínas é um processo de garantir um metabolismo mais rápido, acelerado e que funcione corretamente dentro dos seus limites corporais. Parte disso é porque as proteínas, além de ser um excelente alimento, fazem com que o metabolismo trabalhe mais para processá-las.
Além de todo o esforço para processar a proteína, que naturalmente já acelera o metabolismo e todo o processo, o organismo também tem o processo do metabolismo acelerado devido ao efeito da própria proteína no corpo, principalmente na sua produção de músculos, que também afeta o aceleramento metabólico, e por isso mesmo, a sua produtividade no organismo.
Evite dietas e consuma suplementos
Para aqueles que procuram melhorar a produtividade do metabolismo podem topar com dietas milagrosas, que se dizem termogênicas, que visam acelerar o processo metabólico.
Elas podem até funcionar, mas sem o acompanhamento adequado podem ser realmente prejudiciais para o organismo. Por isso, devem ser evitadas e em seu lugar é recomendado o uso de suplementos alimentares.
Suplementos não são remédios, são simplesmente tipos de alimentos especiais, super alimentos que podem ser consumidos, no geral, sem nenhuma prescrição. Isso porque as cápsulas reúnem uma série de vitaminas, proteínas e outros nutrientes de fontes naturais.
E um dos principais suplementos recomendados para quem deseja dar um aumento na produtividade do de do sistema metabólico, está o suplemento chá verde premium, que já é muito conhecido pelos brasileiros.
Chá-verde Premium
Outro destes superalimentos é o Chá-verde premium. O superalimento tem diversos benefícios a saúde mental, ele melhora seu humor, sua memória e energia.
O chá-verde premium é extremamente poderoso para melhorar o seu foco, vai te dá a disposição necessária para as desavenças do nosso cotidiano.
Durma bem!
O sono é um elemento absolutamente importante para qualquer processo do corpo humano, inclusive para o processo metabólico. Dormir bem é deixar o sistema metabólico e outras funções do organismo em ordem e funcionando do modo como deve funcionar.
Sem o sono todas as funções do corpo estão comprometidas, e vale lembrar que a recomendação para o sono ideal é, para a maior parte dos casos, de 7 a 8 horas por dia, preferencialmente contadas de antes da meia à noite, até a manhã seguinte.
O sono estimula o GH, um hormônio muito forte e poderoso que atua no corpo, na melhora e na produtividade do metabolismo, e a falta de sono pode implicar em um processo metabólico mais lento e, assim, no comprometimento de inúmeras outras funções do corpo humano.
Então, se você deseja um metabolismo mais produtivo, então tem que apostar em um bom sono, boa ingestão de nutrientes, na hidratação correta e na prática regular de exercícios físicos.