5 Razões para comer mais azeitonas

5 Razões para comer mais azeitonas

O que você vai ler neste post

Existem diversos motivos para explicar porque comer azeitona é benéfico a todos. Essa fruta tem um sabor marcante e um aroma forte, que complementa receitas e é ótima para ser comida como petisco ou para realçar o sabor de pratos como: pizzas, patês, molhos, tortas, saladas, assados. E até pode ser ingrediente de vários drinks famosos, por exemplo.

Porque comer azeitona?

Ela não é só saborosa, essa fruta oferece inúmeros benefícios comprovados para a saúde e é tema de novos estudos que ainda estão em andamento. Além de ser a estrela principal na cozinha, a azeitona ajuda a:

  • Fortalecer os ossos
  • Atuar no sistema imunológico
  • Beneficiar o coração
  • Regular o intestino
  • Melhorar a saúde ocular

Continue a leitura e entenda porque comer azeitona faz bem para a saúde.

Fonte de nutrientes essenciais

As propriedades da fruta já mostram porque comer azeitona é indicado: sais minerais, vitaminas, fibras, antioxidantes e ácidos graxos. Todas essas substâncias são necessárias para o bom funcionamento do corpo humano.

Previne doenças

A fruta atua no sistema imunológico, visto que possui vários compostos antioxidantes, como a vitamina E, os flavonóides e os carotenóides. Desse modo, a azeitona previne doenças ligadas aos radicais livres, como as neurodegenerativas e o câncer.

Além disso, outro motivo de porque comer azeitona é para ter uma melhora no coração, na saúde ocular e na regulação do intestino.

Melhora a pele

O composto fenol hidroxitirosol está presente nas azeitonas. Ele é um antioxidante natural, que guarda a membrana das células e impede a ação dos radicais livres e o aparecimento do envelhecimento precoce, que pode ser causado pela exposição excessiva ao sol, hiperpigmentação ou envelhecimento natural.

Ela tem ainda ação anti-inflamatória e qualidades que ajudam na fixação do colágeno, que estimula a sustentação das células.

Reduz o colesterol ruim

Esta propriedade se deve ao fato de as azeitonas serem ricas em gorduras monoinsaturadas.

Regula o intestino

No caso de precisar regular o seu intestino, a fruta é recomendada, porque comer azeitona é também consumir a alta concentração de fibras e gordura monoinsaturada da fruta. Ainda assim, é necessário ingerir água em abundância, para que o trabalho do intestino seja facilitado.

Previne problemas ósseos

Algumas substâncias presentes na azeitona previnem a perda óssea, além de minimizar o quadro de osteoporose. Ela é composta de oleuropeína, uma matéria que amplia o número de osteoblastos, que são as células responsáveis por construir os tecidos ósseos.

A azeitona tem ainda a vitamina K, que é indispensável para a conservação de ossos fortes e mais resistentes a fraturas.

Melhora a saúde ocular

Se a sua pretensão é prevenir danos à sua visão, essa fruta é ideal, porque comer azeitona implica na ingestão de vitamina A, que estimula a fabricação de rodopsina, que é uma proteína da família dos bastonetes, as células da retina que nos ajuda a melhorar a visão periférica.

Por este motivo, a azeitona previne as úlceras nas córneas, o ressecamento ocular e a perda da visão.

Previne doenças cardíacas

O consumo de azeitonas colabora para a diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) do organismo e do aumento do colesterol bom (HDL), pois ela tem muitas gorduras monoinsaturadas.

Além disso, os seus antioxidantes reduzem a quantidade de radicais livres que oxidam o colesterol, o que diminui o acúmulo de gordura nas artérias.

Contribui para a saciedade

Além de ser rica em fibras e gorduras boas, que ajudam a controlar a fome, outro motivo do porque comer azeitona é fundamental está na sua capacidade de reduzir o intervalo que a comida leva para ser absorvida pelo organismo.

Previne o câncer de cólon

O estudo ainda está em andamento e relaciona a azeitona à redução do risco desse tipo de câncer, devido à presença da substância ácido maslínico, que está presente na pele do fruto e que dificulta a propagação do tumor. Apesar de os resultados serem promissores, o estudo ainda precisa ser testado em humanos.

Azeitona e azeite de oliva tem os mesmos benefícios?

Apesar de os frutos serem os mesmos, o processamento da azeitona para a fabricação do azeite é diferente daquele feito nas azeitonas em conserva.

Azeitona e azeite de oliva tem os mesmos benefícios
Fonte/Reprodução: original

A azeitona in natura apresenta um sabor amargo e forte assim que é retirada da árvore e, por este motivo, ela necessita passar por um processo de imersão em salmoura, que consiste em uma solução de água saturada de sal para que perca o amargor e retire as impurezas. Por isso, os benefícios da azeitona em conserva e do azeite de oliva não são os mesmos.

Quais os tipos de azeitona?

Há vários tipos de azeitonas espalhadas pelo mundo. As diferenças podem ser vistas desde a cor até o tamanho, porém, suas características não diferenciam muito os valores nutricionais apresentados, apenas no sabor.

As azeitonas verdes são produzidas na mesma árvore que as pretas, a diferença está no fato de que as verdes são colhidas antes da maturação, enquanto as pretas ficam no pé até amadurecer e ganhar a cor arroxeada.

A verde costuma ter o paladar mais marcante, enquanto a preta é mais macia e adocicada.

Como consumir azeitona de forma saudável?

A azeitona que compramos no mercado vem em conserva e está cheia de sódio, e o seu consumo excessivo pode causar algumas enfermidades, como a hipertensão, por exemplo.

De qualquer forma, retirar o excesso de sal é muito fácil, basta lavar os frutos antes do consumo. Caso eles continuem muito salgados, deixe-os imersos em água por alguns minutos.

Lembre-se também de utilizar menos sal no prato que vai levar a azeitona. Da mesma forma, troque o sal por temperos, como ervas frescas e pimentas, para diminuir a quantidade de sódio.

A azeitona também não deve ser exposta a temperaturas muito altas, pois ao atingir 180 °C, há a diminuição dos seus antioxidantes, além da perda de nutrientes. Com isso, é preferível o consumo em preparações frias ou em pratos que não cheguem a esta temperatura.

Há riscos no consumo da azeitona?

Como vimos, a azeitona contribui para o bom funcionamento de várias partes do corpo humano. Porém, engana-se quem pensa que uma dieta que tenha a ingestão excessiva de azeitonas faz bem à saúde.

Há riscos no consumo da azeitona
Fonte/Reprodução: original

O alimento que comemos hoje é industrializado e cheio de compostos químicos que fazem mal ao corpo, como o sódio, por exemplo. Continue a leitura e entenda como comer azeitona pode se tornar prejudicial.

O excesso de sódio na alimentação pode levar a doenças como:

  • Hipertensão
  • Retenção de líquidos
  • Endurecimento e pressão dos vasos sanguíneos
  • Ataque cardíaco
  • Insuficiência Cardíaca
  • Acidente vascular cerebral (AVC)

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a ingestão de sódio recomendada para um indivíduo saudável é de 2000 mg por dia, enquanto aqueles que têm pressão arterial alta devem ingerir no máximo 1500 mg do mineral por dia. Já quem tem doença renal, insuficiência cardíaca congestiva e cirrose do fígado precisa ingerir quantidades muito menores.

Para se ter uma ideia, uma porção com 10 unidades de azeitonas verdes em conserva tem em média 529 mg de sódio, e em 100 g contém 1556 mg do mineral. Já uma porção com 10 unidades de azeitonas pretas em conserva tem 352 mg do mineral, e em 100 g têm 880 mg.

Além disso, este é um alimento com muita caloria. Em uma quantidade de 100 gramas de azeitona verde em conserva há em média 137 kcal. Já a mesma quantidade de azeitona preta em conserva há 194 kcal em média. Por este motivo, é recomendado o consumo de apenas 3 a 4 unidades da fruta diariamente.

Assim como todos os alimentos industrializados, a azeitona pode levar a complicações para a saúde se for consumida de forma exagerada. Mesmo assim, em uma dieta balanceada e em pequenas quantidades, ela é muito benéfica e pode contribuir para uma vida mais saudável.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Super importante destacar também que todos são convidados para conhecer o nosso Clube Saudável. Descubra como ter uma rotina mais saudável com diversas dicas que abordam todas as nossas necessidades!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.