Você já pensou em utilizar algas na alimentação? Pode parecer uma loucura, mas e se nós disséssemos que utilizar algas na alimentação não é só muito bom, como pode ter benefícios tremendos para a saúde do seu organismo? As algas na alimentação pode soar bastante estranho para um ocidental, mas se você já foi até um restaurante japonês provavelmente já ouviu falar no uso de algas na culinária.
E a verdade é que embora as algas marinhas fazem parte das PANC’s – plantas alimentícias não convencionais – ainda assim elas são consumíveis e isso não é de hoje. O que ocorre hoje é um redescobrimento da qualidade das algas na alimentação e dos benefícios tremendo que esse tipo de alimento pode ter para nosso corpo.
Venha entender mais sobre como utilizar as algas na alimentação e como pode ser um grande benefício!
O que são as algas comestíveis?
As algas são para o oceano como muito da flora terrestre é para o nosso planeta e para o ambiente no qual estamos acostumados a viver. São realmente necessárias para a vida e para a manutenção do ecossistema como um todo.
Então, naturalmente, as algas são essencialmente importantes para a vida. Mas embora não sejam importantes, diretamente, para a nossa vida enquanto animais terrestres, elas são para os animais marinhos.
Mas claro, isso ainda não explica como as algas na alimentação existem. É possível que elas possam ser consumidas? A resposta é sim! As algas como qualquer planta tem nutrientes, e especialmente no caso das algas marinhas, nutrientes riquíssimos tanto em vitaminas como em minerais. Esses nutrientes são realmente interessantes quando levados até a alimentação do organismo humano.
Como comentamos, as algas não são alimentos tão recentes assim, há pratos milenares na cultura oriental e japonesa que até hoje existem e são consumidas, mesmo que grande parte das pessoas que consumam não pensem exatamente que aquilo que estão comendo ou que na composição dos pratos há algas. Mas ainda assim, erramos se dissermos que as algas na alimentação se dão por vias naturais de consumos e em pratos preparados com algas.
Na verdade as algas na alimentação são consumidas atualmente muito mais por meio de suplementos. Muitos têm a perspectiva errônea de que suplementos são remédio ou algo mais próximo de drogas e fármacos, isso não é verdade.
Suplementos são na verdade simplesmente alimentos, mas foram industrializados e preparados para que seus benefícios sejam mais diretos no organismo e com efeitos mais aparentes.
As algas na alimentação são utilizadas justamente na forma de suplementos, como alimentos suplementares que podem ser consumidos sem medo, como uma forma de agregar na saúde do organismo, consumindo apenas aquilo que há de mais benéfico nas algas e conseguindo ainda assim usufruir de seus nutrientes e das qualidades de suas vitaminas.
Vamos conhecer agora dois exemplos de algas na alimentação, a Spirulina e a Chlorella, dois suplementos poderosos que podem trazer inúmeros benefícios para seu corpo. Confira!
Spirulina
A Spirulina é uma das principais algas na alimentação, mas muito se engana quem imagina que essa alga é representada pela ideia tradicional de alga, como uma pequena planta ou folha aquática.
Esse superalimento faz parte do conjunto especial chamado de microalgas, essas algas são na verdade pequenos seres biológicos de uma única célula. Claro, para o suplemento de Spirulina há diversos desses seres que foram processados para o consumo.
Mas como já reza a sabedoria popular, “tamanho não é documento”, o mesmo vale para a alga Spirulina, mesmo muito pequena a alga tem diversos benefícios e é um verdadeiro tesouro alimentício.
Para se ter uma ideia, essa microalga é uma fonte de vitaminas do complexo B, minerais diversos como magnésio, zinco e potássio e uma tremenda capacidade e propriedade antioxidante.
A Spirulina também é uma alga utilizada para controlar o colesterol ruim e os níveis de triglicérides. O suplemento de Spirulina pode ser consumido todos os dias com regularidade, sendo um grande aliado da saúde do funcionamento do organismo.
Chlorella
Além da Spirulina nós temos também a Chlorella sendo uma grande campeã da alimentação. A Chlorella é uma das algas na alimentação mais conhecidas, e isso não é por acaso.
Os benefícios da Chlorella assim como da Spirulina são realmente impressionantes e justificam ela ser uma das principais algas na alimentação. A Chlorella é rica em vitaminas como C e A, é rica em proteínas e até mesmo ômega 3.
A Chlorella também é especialmente conhecida como uma planta com uma das maiores ações antioxidantes do mundo vegetal, tendo uma forte ação cicatrizante. A planta também é muito utilizada na saúde e na prevenção de doenças relacionadas ao fígado e também está muito associada a efeitos calmantes, sendo inclusive utilizada e recomendada para casos de depressão e ansiedade.
Essa planta é realmente incrível e sendo consumida em forma de suplemento todos os benefícios da alga são ainda mais potencializados. A planta também tem uma profunda ação anti-inflamatória, cobrindo assim inúmeros casos em nosso organismo em que ela pode ser útil.
Assim como a Spirulina, a Chlorella também pode ser consumida de modo diário em algumas pílulas de suplementos, sendo uma planta com benefícios diversos e com certeza uma das algas na alimentação.
Para que servem essas algas na alimentação?
Como já mencionamos, as algas na alimentação não são exatamente consumidas de forma direta, mas sim de modo suplementar utilizando de suplementos processados. Não há nenhum mal nisso, na verdade suplementos, como comentamos também, são nada mais do que alimentos mas que já foram tratados para que apenas os benefícios sejam potencializados.
Logo, esses alimentos são muito mais adequados para comporem dietas, comporem também alguns períodos de deficiência no organismo e outros aspectos pontuais. As algas na alimentação não servem, analisando esse cenário, como alimentos realmente padrões, afinal elas são consideradas PANCs, mas sim para serem consumidas como suplementos.
Quais os benefícios das algas na alimentação?
Há diversos benefícios já mencionados no consumo da Spirulina e da Chlorella, mas vamos aqui listar os principais:
- Ação anti-inflamatória;
- Ação antioxidante;
- Ajuda no fortalecimento da saúde de órgãos específicos como fígado;
- Ajuda no controle do colesterol;
- Auxilia a saúde no geral com vitaminas e minerais;
- Tem benefícios exclusivos como os do ômega 3.
Tudo isso só serve para pontuar a necessidade do consumo das algas na alimentação, em forma de suplementos alimentares que só tem benefícios a trazer ao seu organismo!
Como adicionar na dieta?
Por se tratar de um suplemento, o consumo da Spirulina e da Chlorella deve ser feito de modo periódico e até mesmo diário, a depender dos casos e dos benefícios ou situação que determinada pessoa se encontra. A Chlorella, por exemplo, tem um forte poder cicatrizante que pode ser importante em determinado período da vida de uma pessoa, então é cabível que o consumo seja aumentado nesse período.
Mas no geral o consumo das algas na alimentação e dos exemplos que citamos é recomendado por especialistas a uma ou duas cápsulas diárias.
Vale a pena investir em algas na alimentação?
Com todos os benefícios que mencionamos fica claro que inserir algas na alimentação é um bom negócio! Não perca tempo e passe já a consumir as algas em forma de suplemento. Como vimos, as algas na alimentação não tem apenas benefícios pontuais, mas inúmeros benefícios que agem e fortalecem a saúde do corpo de forma geral e universal.
Então não perca tempo, insira já as algas na alimentação com suplementos alimentares e obtenha mais saúde no seu dia a dia!