Ansiedade e Exercício Físico O Poder da Atividade Física no Gerenciamento da Ansiedade

Ansiedade e Exercício Físico: O Poder da Atividade Física no Gerenciamento da Ansiedade

O que você vai ler neste post

A ansiedade e exercício físico possuem relações tão próximas que é possível saber o grau de um simplesmente julgando o outro. Pessoas com baixo grau de ansiedade geralmente possuem práticas regulares de exercícios, enquanto as com alto grau do problema costumam estar presas em um estilo de vida sedentário e com poucas dinâmicas saudáveis.

Os dados que mostram o aumento de ansiedade devido aos altos níveis de sedentarismo da atualidade não são pura coincidência. Cientificamente, não praticar atividades físicas é uma das dez maiores causas de problemas — e de mortes — no mundo atual.

Entender como a ansiedade e exercício físico se relacionam é essencial para compreender o motivo de diversas pessoas procurarem inserir a prática das atividades em suas rotinas para lidar com o problema. Assim, é possível entender como realizar o combate aos sinais da ansiedade de uma maneira não prejudicial à saúde.

Benefícios dos exercícios físicos para a ansiedade

O principal benefício que os exercícios físicos proporcionam contra a ansiedade é o equilíbrio das funções corporais. Durante as expulsões de toxinas, por exemplo, o corpo consegue recuperar o ritmo de realizar suas atividades, por não ter mais nada que o impeça de agir normalmente.

Benefícios dos exercícios físicos para a ansiedade
Fonte/Reprodução: original

É preciso lembrar que a ansiedade é um sentimento de preocupação com o futuro normal para todo ser humano. O problema se encontra quando esse sentimento ultrapassa os limites e causa perturbações físicas e mentais. Nesse contexto, destacam-se alguns benefícios dos exercícios físicos contra a ansiedade em excesso.

Produção de boas sensações

Após uma boa prática de exercício físico, a pessoa costuma sentir relaxamento, tranquilidade e, em alguns casos, sono. Isso se deve a grande produção de endorfina, serotonina junto a outros neurotransmissores e hormônios necessários para o funcionamento adequado do organismo.

Melhora a qualidade do sono

A melhora da qualidade do sono é outro fator que evidencia a relação entre ansiedade e exercício físico. Como a qualidade do sono é essencial para o controle do problema, justamente por equilibrar a produção de hormônios e renovar toda a capacidade cognitiva, o exercício físico ajuda na qualidade dessa etapa. Isso acontece ao proporcionar uma maior sensação de relaxamento e bom funcionamento das várias áreas essenciais do corpo.

Prevenção de doenças

Por fim, a prática de exercícios físicos regularmente possui como efeito a prevenção de doenças devido ao favorecimento do sistema imunológico. Além disso, a mudança da rotina exigida para a aquisição dos exercícios propõe ao praticante o distanciamento de maus hábitos que poderiam gerar doenças como diabetes, pressão alta e problemas cardíacos.

Vale lembrar que esses são alguns exemplos de doenças evitadas com a prática de exercícios físicos. A lista total é bem maior e, portanto, através da prevenção de todos esses problemas a pessoa sente maior segurança em relação a sua saúde, fator ótimo no combate da ansiedade.

Tipos de atividades físicas para ansiedade

Visto toda a relação entre ansiedade e exercício físico, é interessante ter em mãos algumas opções para tratar o problema. A lista abaixo contém práticas que auxiliam no tratamento da ansiedade e, em paralelo, na resolução de outros problemas comuns:

  • Caminhada;
  • Dança;
  • Ciclismo.

A caminhada é um exercício muito interessante porque além de ser completo, isto é, exige a colaboração de todas as partes do corpo, é um exercício simples, que pode ser feito em diversos horários e não demanda instrumentos e acessórios elaborados. Durante esse exercício, várias toxinas são liberadas e a pessoa com ansiedade consegue pensar nos problemas que a assustam com uma visão mais calma.

Há uma preferência dos praticantes dessa atividade pelo horário da manhã, devido ao sol ou pela necessidade de criação de uma rotina saudável. No entanto, a caminhada pode ser realizada tanto pela manhã, como no final da tarde (de 16:30 em diante) e pela noite. No caso de caminhada em horários de incidência de luz solar, recomenda-se sempre o uso de um protetor, para evitar danos causados à pele pelos raios ultravioletas.

O ato de dançar, por sua vez, além de exigir o trabalho de diversas partes do corpo, incentiva a criação de pensamentos positivos ou desabafo de questões perturbadoras. Você pode escolher músicas que te agradem no momento e dançar de acordo com sua vontade, ou assistir a vídeos na internet que direcionam a movimentação do corpo para o exercício.

Andar de bicicleta, por fim, é um exercício físico que também exige todos os componentes do corpo e o seu maior benefício é o deslocamento por novas paisagens. A criação de planos, elevação da autoconfiança e bem-estar são sensações que os praticantes dessa atividade compartilham e que combatem todos os problemas gerados pela ansiedade.

O ciclismo também é uma excelente opção para indivíduos com problemas articulares, uma vez que não oferece tanto impacto, mas é sempre essencial verificar com um médico qual o tipo de atividade ideal, diante de quaisquer condições de saúde.

Por que a atividade física melhora a ansiedade?

Como você pôde notar através da lista de benefícios, na atividade física o corpo humano consegue expulsar diversas toxinas e incentiva o equilíbrio das funções cerebrais. Além disso, o funcionamento do organismo é bem potencializado conforme observado no tópico de prevenção de doenças perigosas.

Por que a atividade física melhora a ansiedade
Fonte/Reprodução: original

Caso tenha uma prática regular de atividades e por algum motivo você precise se ausentar dos exercícios por um tempo, a primeira coisa que sentirá após alguns dias é ansiedade. Isso acontece porque o seu corpo procura as sensações que o exercício causava e, através dos sinais corporais, como irritabilidade e afins, pede novamente pela prática.

Se quiser, como um experimento mental, observe a qualidade de seus pensamentos durante a prática de exercícios. Você vai notar que a maior parte vai conter planos, ideias futuras e outras coisas positivas a respeito do seu contexto. Através desse exemplo, está provado que a relação entre ansiedade e exercício físico é real e deve ser considerada por quem busca mais saúde mental.

Equilíbrio emocional por meio de atividades físicas

O equilíbrio emocional pode ser alcançado com os exercícios físicos por causa da quantidade de funções que o cérebro recupera durante a prática. No tópico de produção de boas sensações, é possível perceber como os exercícios físicos incentivam a redução do estresse, devido ao fato do sentimento de prazer e relaxamento dominar o praticante de exercícios.

Como o ansioso tende a se preocupar muito com as coisas, a redução do estresse implica uma diminuição nos graus de ansiedade. Um último efeito interessante de se observar é a elevação da autoconfiança que as práticas de exercício físico regulares conseguem proporcionar. Isso, além de combater a intensidade da ansiedade, é ótimo para controlar outros problemas psicológicos como a depressão.

Através de todas as reduções de excessos de estresse, ansiedade e outros problemas no cenário psicológico, a pessoa consegue alcançar um ótimo equilíbrio emocional com exercícios físicos. Combinar isso com bons hábitos, a exemplo de dietas equilibradas, sono de qualidade e boas relações sociais, também auxilia bastante na tarefa.

Melhores horários para praticar exercícios físicos

Os horários para praticar exercício físico vão depender da disponibilidade de sua rotina. Portanto, caso opte por práticas de exercícios pela manhã, escolha um horário entre 5 horas e 7 horas para aproveitar os benefícios que o sol matinal pode oferecer.

Entretanto, não deixe de praticar exercícios se o seu único horário disponível for à noite. O mais importante de se ter em mente é o tempo que seu exercício físico vai durar e a intensidade com a qual ele deve ser feito.

O que mais pode ajudar na ansiedade?

Visto todo o conteúdo a respeito da relação entre ansiedade e exercício físico, seria interessante ter mais recursos para lidar com o problema. Nesse sentido, a Spirulina Premium é um suplemento bastante interessante para quem sofre de ansiedade justamente pela sua alta concentração de triptofano. Este composto é responsável por permitir a criação da serotonina, conhecida pela geração do bem-estar.

Além disso, a Spirulina possui propriedades antioxidantes excelentes para auxiliar o seu corpo a expulsar as toxinas. Isso auxilia bastante a evitar o desenvolvimento da ansiedade, por promover um maior estado de harmonia a todo o seu corpo. Caso tenha algum receio em relação a alergias com os componentes do produto, consulte seu nutricionista para verificar qual o consumo ideal do suplemento.

O artigo trouxe para você as relações entre ansiedade e exercício físico e como gerenciar esse problema do século. Aproveite para conhecer os ganhos proporcionados com a Spirulina no combate à ansiedade.

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *