Como manter as articulações fortes e saudáveis

Como manter as articulações fortes e saudáveis?

O que você vai ler neste post

Ter articulações fortes e saudáveis pode fazer muita diferença no futuro de qualquer pessoa. Com o passar da idade, as articulações se desgastam e cuidar delas enquanto se é jovem, evita seu envelhecimento precoce.

E mesmo quando já se sofre com o desgaste, ainda é possível remediar parte do problema investindo em hábitos e práticas saudáveis que fortalecem as articulações.

As articulações estão espalhadas por todo o corpo. Nos membros, tronco ou onde quer que haja ossos e ligamentos, haverão ali articulações para realizar a conexão de nossa estrutura corporal.

Por isso, adotar práticas que tornam as articulações mais saudáveis é um objetivo que deve, sim, ser procurado. Conheça, em nosso artigo, os melhores hábitos para manter as articulações fortes e saudáveis, e como evitar o seu desgaste prematuro.

O que são articulações?

O corpo humano tem cerca de 206 ossos, todos eles são estruturas individuais que estão ligadas umas às outras para formar o esqueleto. A ligação utilizada por eles são as articulações — conhecidas também como juntas ou junturas —, que existem para realizar sua conexão e permitir o movimento dinâmico do corpo.

As articulações conectam ossos e cartilagens, para permitir o movimento. Para tal, contam com uma parte mais “mole” chamada de membrana sinovial. Algumas partes fáceis do corpo para reconhecer, são o joelho, cotovelo e ombro, compostas por grandes articulações.

O que são articulações
Fonte/Reprodução: original

Porém, existem ligações entre ossos que não se movem, logo há articulações estáticas. Podemos encontrar muitas no crânio, por exemplo. Como toda parte do corpo, as articulações também envelhecem, e quando isso acontece elas se tornam mais suscetíveis a episódios de inflamação e dores crônicas.

Existem também doenças autoimunes que danificam as articulações, bem como movimentos repetitivos são outro fator de enfraquecimento das junturas. Por isso, conhecer quais os meios de tornar as articulações fortes e saudáveis significa ter mais qualidade de vida.

Algumas doenças que acometem as juntas podem danificar o movimento do membro para sempre.

Para que servem e qual a importância das articulações?

A principal função de uma articulação é unir dois ou mais ossos e cartilagens. A segunda é dar o movimento dinâmico para aquela área. Vale lembrar que nem toda articulação fornece esse movimento, mas algumas das mais conhecidas, como a do cotovelo e joelho, tem essa propriedade.

Outra função das articulações é que elas impedem o desgaste direto dos ossos e diminuem o impacto causado nessas estruturas pelo peso, pancadas e movimentação natural do corpo.

Quais são os tipos de articulações?

Existem classificações para a articulação que identificam o seu tipo e quais são suas propriedades no corpo humano. Vamos conhecer os 4 tipos de articulações.

Articulações fibrosas

A articulação fibrosa é constituída por tecido fibroso. Uma das principais características é que no geral estas são fixas, ou seja, não se movem como as articulações do ombro ou pescoço. Elas são subdivididas em mais 3 tipos: suturas, sindesmoses e gonfoses. Vamos conferir suas diferenças:

  • Suturas: articulações presentes no crânio humano. Quando nascemos os ossos do crânio são mais flexíveis e moles, essa condição facilita o trabalho de parto da mãe. Conforme envelhecemos, esses ossos vão sendo ligados pelas suturas. Essas são típicas articulações imóveis, que não são flexíveis, ao contrário, costumam ser bem rígidas;
  • Sindesmoses: embora sejam articulações fibrosas, as sindesmoses são parcialmente móveis. São juntas como as presentes na fíbula e na tíbia. Essa articulação é interóssea e é muito resistente, presente em ossos longos e fortes;
  • Gonfoses: as gonfoses são articulações presentes no maxilar, nas cavidades da mandíbula, entre os dentes. São articulações fixas, imóveis e fazem o ligamento dos ossos de toda região da boca e maxilar.

Esses são os 3 tipos de articulação fibrosa, um dos tipos de articulações mais firmes e resistentes presentes no corpo humano.

Articulações cartilaginosas

Neste tipo de articulação os ossos são unidos por meio de cartilagem ou de um material biológico chamado de fibrocartilagem. Elas podem ser fixas ou móveis, porém o número de articulações cartilaginosas móveis é maior do que os das fibrosas.

Algumas dessas articulações são ossificadas com a idade, já outras são cartilaginosas até o fim da vida.

Articulação sinovial

As articulações sinoviais são móveis, mais populares e importantes do ponto de vista funcional. Essa articulação tem uma cavidade chamada “cavidade articular”, e é ela que define se a junta é uma sinovial ou não.

Essa cavidade é preenchida pelo líquido sinovial, secretado por uma membrana de mesmo nome. O líquido lubrifica a articulação e permite o seu movimento fluído e contínuo. Essa articulação é definida conforme o movimento que ela proporciona. E suas classificações são:

  • Gínglimo: articulação presente no ombro;
  • Plana: articulação presente na clavícula;
  • Selar: articulação presente nos polegares;
  • Condilar: articulação presente nas mãos;
  • Pivô: articulação presente na coluna;
  • Esferoide: articulação presente no quadril.

Essas são as principais articulações que se movimentam no corpo, e os tipos mais conhecidos.

Como as articulações funcionam?

Como vimos, as articulações podem existir de diversas maneiras e isso altera o seu funcionamento. Há as que não se movem, já outras que se movimentam diariamente e quase que a todo momento.

Como as articulações funcionam
Fonte/Reprodução: original

Quando falamos de saúde e articulação no geral, estamos nos referindo a articulação sinovial, que funciona amortizando o movimento e suavizando o impacto nos ossos. Pois, o movimento cotidiano causa seu desgaste e aumenta as chances de problemas.

Como manter as articulações fortes e saudáveis?

Vamos agora para dicas essenciais de como manter as articulações saudáveis, fortes e funcionais. Confira!

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável e rica em alimentos com nutrientes que auxiliam as articulações é uma ótima forma de manter suas juntas fortes e saudáveis. Podemos destacar como alimentos ótimos para as articulações:

  • Peixes como sardinhas, salmão e arenque;
  • Iogurte e lacticínios;
  • Frutas, legumes e alimentos ricos em vitamina C;
  • Proteínas magras.

Invista em uma boa alimentação, caso deseje articulações fortes, que passem longe do desgaste precoce. Afinal, o consumo da quantidade ideal de nutrientes para a proteção dessas estruturas é essencial para sua manutenção.

Exercícios

Exercícios são ótimos para manter a saúde constante das articulações. Os mais recomendados para as juntas são exercícios de baixo impacto como: natação, bicicleta, caminhadas e pilates.

Mudança de hábitos

Alguns hábitos ameaçam suas articulações como postura errada, movimentos repetitivos e tabagismo. Tudo isso deve ser mudado aos poucos, para que suas juntas estejam em plena saúde.

Flexibilidade corporal

Embora não seja um exercício físico, os alongamentos são ótimos para manter suas articulações fortes e saudáveis. Procure se alongar corretamente, assim suas articulações estarão sempre em bom estado.

Suplementação correta

Uma dica de ouro para suas articulações é usar os suplementos corretos! Suplementos não são medicamentos ou fármacos, são como alimentos. Nutrientes consumíveis que só tem a somar para sua saúde.

Na Nutrilife você pode conseguir um suplemento ideal para articulações, o Articula Premium! Um suplemento que reúne tudo o que há de mais saudável para juntas, como:

  • Colágeno;
  • Vitamina K2;
  • Magnésio.

Se você quer articulações fortes e saudáveis, então precisa conhecer o Articula Premium e proporcionar para seu corpo muito mais saúde e disposição. Seu consumo é rápido e prático e pode ser facilmente incluso na rotina.

Qual a função da cartilagem que está presente nas articulações?

A cartilagem está presente em quase todas as articulações, mas em especial nas cartilaginosas, as quais são uma barreira de contato entre os ossos e o núcleo das articulações. Elas servem para impedir o desgaste e o impacto direto entre as estruturas do corpo.

O que é a cartilagem das articulações?

Existem dois tipos de cartilagens: a fibrocartilagem, mais fibrosa e densa, e a cartilagem hialina, um tipo mais encontrado e gelatinoso que reveste articulações e ossos longos. Ambas são conectivos que revestem as superfícies articulares, protegendo os ossos durante os movimentos.

Com isso, você viu como as articulações são importantes para o corpo humano. Por isso, não deixe de utilizar nossas dicas para ter articulações fortes e saudáveis por muito mais tempo!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *