Conhecida por inflamação na articulação, a artrite reumatoide leve é considerada uma doença inflamatória de caráter crônico, autoimune, que afeta completamente diversas articulações do nosso corpo, seja nas mãos, braços, punhos, joelhos, coluna, e muitas outras.
A artrite reumatoide leve afeta as articulações através de sua membrana sinovial, que é uma camada extremamente fina de tecido conjuntivo que a reveste e faz com que ela funcione de forma adequada.
Além disso, em pessoas que já apresentam uma predisposição genética à doença, a artrite reumatoide leve pode também acometer e danificar diversos órgãos do corpo humano, como os pulmões, coração ou os rins. Percebemos que o quadro da doença está em evolução quando vemos que as articulações começam a se apresentar com deformidades e quando a movimentação está comprometida.
Há diversos sintomas associados com a artrite reumatoide leve, assim como diferentes formas para realizar o seu tratamento. Que tal cuidar da sua saúde e aprender um pouco mais sobre o assunto? Venha com a gente e saiba mais!
O que é a artrite reumatoide?
Bem, o que seria a artrite reumatoide leve? Podemos definir essa condição, de forma breve e resumida, como uma doença inflamatória de natureza crônica, responsável por induzir um processo inflamatório nas articulações do nosso corpo, em especial nas que estão nas mãos, nos joelhos, nos punhos e nos pés.
Mas ela não se restringe a apenas essas! A artrite reumatoide leve pode atingir qualquer articulação do nosso corpo, e tem como sintomas as dores intensas e vermelhidão nas regiões afetadas, além de inchaços, ardência, dificuldade em movimentar a articulação, presença de caroços na região, perda em seu peso, febre e cansaço em excesso.
Esse processo inflamatório acomete principalmente a membrana sinovial da articulação, uma fina camada de tecido conjuntivo responsável por sua nutrição e por fazer com que ela realize suas devidas funções. Isso promove os sintomas de dor e a inflamação das articulações envolvidas.
A artrite reumatoide é observada com mais prevalência nas mulheres do que nos homens, na faixa etária dos 50 aos 70 anos. Mas isso não é regra! Ela pode estar presente independente da idade e do sexo do indivíduo. Inclusive, em sua forma juvenil, pode estar presente antes dos 16 anos.
Muito se discute a respeito das causas da artrite reumatoide leve, que ainda são desconhecidas. Porém, sabemos que ela se trata de uma doença autoimune, ou seja, desenvolvida quando o sistema imunológico produz diferentes mecanismos para atacar as células do próprio organismo, identificando-as como se fossem estranhas ou nocivas a ele.
Como consequência, temos o surgimento de um grande processo inflamatório nas articulações. Infelizmente, ela pode evoluir e afetar diversos outros órgãos do nosso corpo, como os pulmões, os rins, o coração, a pele, os olhos e, até mesmo, os nossos vasos sanguíneos.
O seu diagnóstico é feito pelo médico ortopedista ou pelo reumatologista, através de uma boa anamnese, um exame clínico bem feito e diferentes análises ou radiografias das articulações acometidas. Seu diagnóstico inicial pode ser bem complicado, já que os sintomas podem ser comuns a outras doenças autoimunes, como o lúpus ou a osteoartrite.
Mas, é importante que o seu diagnóstico correto seja feito em até 6 meses após o início dos sintomas, para que o correto tratamento seja feito, com o objetivo de impedir a evolução da artrite reumatoide leve, para que a condição seja devidamente controlada e não afete outros órgãos presentes no organismo.
Quais os sintomas da artrite reumatoide leve, moderada ou grave?
Os sintomas da artrite reumatoide leve variam de acordo com o tempo no qual a lesão está presente e com a sua intensidade, que pode ser leve, moderada ou grave. Porém, pode ser difícil diagnosticar inicialmente a lesão, justamente porque ela surge de maneira sutil e sem sintomas muito graves.
No geral, os principais sintomas observados no quadro de artrite reumatoide leve são: inchaços nas articulações, dores intensas na região afetada, ardência no local, região avermelhada, dificuldade de mexer o local que foi afetado (especialmente na hora de acordar), febre, perda de peso e cansaço em excesso.
Vale lembrar que a artrite pode se apresentar de diferentes formas: o nível e a intensidade dos sintomas irão determinar o tipo. Ou seja, de acordo com cada sintoma, poderemos entender se a lesão se trata de uma artrite reumatoide leve, moderada ou grave.
Leve
A artrite reumatoide leve se trata do estágio inicial da doença, onde os primeiros sintomas se restringem a um processo inflamatório comum na articulação: dores na região, vermelhidão e dificuldade de movimentar a articulação afetada.
Moderada
Os sintomas aqui já se agravam para inchaços nas articulações afetadas, febre baixa ou apenas sensação de febre, perda de peso, cansaço e uma rigidez na musculatura, em especial pela manhã, conhecida como rigidez matinal.
Grave
Por fim, temos o estado mais grave da artrite reumatoide. Quando atinge esse estágio, a artrite pode causar deformidades nas articulações afetadas e atingir outros órgãos como o coração, os olhos, o fígado, cérebro e causar sintomas específicos para cada um deles.
Como tratar a artrite reumatoide?
Assim que o diagnóstico for realizado, o tratamento da artrite reumatoide leve deve começar. Isso porque, quanto mais cedo começarmos esse tratamento, melhor serão os resultados futuros. Infelizmente ainda não há conhecimento científico que determine uma cura definitiva, entretanto, os métodos de tratamento apresentam excelentes resultados.
Geralmente, o reumatologista orienta a utilização medicamentosa de anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores e outros agentes que são capazes de aliviar os sintomas tanto em momentos de crise, como no dia-a-dia.
Aliados ao tratamento medicamentoso, é indicado também acompanhamento com exercícios físicos e fisioterapia para a artrite reumatoide leve, com o objetivo de controlar a evolução da doença e evitar que ocorra a perda total de mobilidade.
O tratamento fisioterapêutico inclui o uso de diferentes aparelhos, bolsas térmicas, exercícios físicos, técnicas para realizar a mobilização articular e fortalecer todos os músculos envolvidos nessa questão. O propósito é justamente esse, evitar deformidades das articulações e garantir, a cada dia que passa, uma melhor movimentação dela.
Outra grande aliada ao tratamento é a dieta. Quando incluímos alimentos anti-inflamatórios e diferentes vitaminas ao nosso dia-a-dia, vemos que há uma redução do processo inflamatório articular e o fortalecimento do sistema imunológico em si.
E caso os alimentos, tais como atum, alho, salmão, açafrão, frutas cítricas ou vermelhas e vegetais não possam ser consumidos diariamente, ou, ainda que sejam consumidos, não tenhamos certeza de que a quantidade é suficiente para prover as necessidades do corpo, podemos usar suplementos alimentares, tal como o Articula Premium, que contém todas as vitaminas e minerais importantes para o controle da inflamação articular.
Em casos mais graves de artrite reumatoide, quando a articulação já está totalmente afetada e nenhum tratamento anterior é capaz de aliviar os sintomas, o médico reumatologista pode sugerir que seja feita uma cirurgia para o realinhamento dos tendões, substituição das articulações com próteses, remoção da membrana sinovial em excesso ou, então, para que seja feita a união dos dois ossos de forma que não tenha mais articulação.
Articula Premium
De forma totalmente natural e inovadora, temos no Articula Premium uma alternativa para auxiliar no tratamento da artrite reumatoide leve. O suplemento natural apresenta uma união de diferentes vitaminas, proteínas e minerais, capazes de aliviar as dores e as consequências do processo inflamatório nas articulações.
O colágeno tipo II presente na suplementação do Articula Premium é fundamental para fortalecer as articulações, além de servir como um poderoso anti-inflamatório e fortalecedor do tecido ósseo. Essa é uma alternativa imperdível para quem deseja se tratar da artrite reumatoide leve.
Cansado de sofrer pelos sintomas da artrite reumatoide leve? Então conheça todos os benefícios do suplemento Articula Premium. Com substâncias ideais para combater o processo inflamatório, essa é a alternativa perfeita para te ajudar a tratar a doença e se sentir bem de novo. Venha fazer parte da família Nutrilife e adquira agora mesmo esse produto incrível!
11 respostas
Bom dia maravilhoso esclarecimento sobre essas doenças de ossos (se é que eu tenha feito a colocação correta ), pq desconhecemos a origem e a diferença umas das ostras, obrigada
No meu caso sou afetada com dor e edema nos joelhos muito raramente e a coluna lombar,
Regina, saiba mais detalhes aqui nesse link:
https://promo.nutrilifecaps.com.br/superalimentos-articula
Tenho alguns problemas com a artrose
Sinto muitas dores.
Que bom se tiver alguns remédio para curar isso.
Nadira, Nós temos o articula que pode te ajudar sim, veja mais detalhes aqui nesse link:
https://promo.nutrilifecaps.com.br/superalimentos-articula
Mais 8informação
Luciana, saiba tudo sobre o articula premium aqui nesse link: https://promo.nutrilifecaps.com.br/superalimentos-articula
Ok
Muito interessante a Explicacao!!
Quero comprar sim!
Sinto muitas fortes dores.
Lucimar, adquira o articula premium aqui nesse link: https://lp.nutrilifecaps.com.br/pv-articula-full
Sinto muitas dores e minhas mãos ficam inchadas.