Feito com folhas frescas, o chá verde pode trazer ao corpo muitos benefícios, como também auxiliar no combate de determinadas doenças e na redução do colesterol. Existem inclusive comprovações de que a bebida auxilia no processo de emagrecimento, uma vez que favorece a queima de gordura.
O consumo moderado do chá verde, aliado a uma dieta balanceada e hábitos saudáveis, conseguem promover o bem estar e prevenir várias doenças, mantendo sua saúde em dia e os níveis de colesterol devidamente equilibrados com algumas xícaras de chá por dia.
O que é o chá verde?
Produzido com folhas da planta Camellia Sinensis, o chá verde e todos os seus benefícios estão relacionados aos compostos fenólicos, catequinas, e flavonoides que possuem cafeína e funcionam como antioxidantes. Por isso, proporciona uma ação diurética, estimulante, antibacteriana, anti-inflamatória, hipoglicemiante e antiobesidade.
O produto pode ser facilmente encontrado em casas de produtos naturais, supermercados ou farmácias, nas versões de pó solúvel, pequenos saquinhos (sachê) ou em cápsulas, e também possui um preço bastante acessível.
Para que serve o chá verde?
A bebida serve no combate e prevenção de diversas doenças, além de promover ações que fazem bem à saúde do corpo e de ser excelente auxiliar no combate de algumas doenças, entre elas o câncer, doenças do coração, diabetes e obesidade. O chá também auxilia na manutenção da saúde bucal e neurológica.
Ou seja, o consumo regular de chá verde, uma vez que esteja alinhado a uma boa prática de exercícios e uma alimentação equilibrada, pode proporcionar uma melhor qualidade de vida e de saúde.
Quais são os benefícios do chá verde?
O consumo de chá verde pode promover diversos benefícios para quem inclui a bebida em seu cotidiano, pois seus compostos naturais agem com o objetivo de deixar o organismo fortalecido. Veja os benefícios que estão relacionados ao consumo do chá em uma dieta equilibrada:
Perda de peso
O efeito diurético, faz com que se perca peso, já que a bebida auxilia na eliminação de líquidos corporais, facilitando o processo de desinchamento do corpo.
Outros compostos bioativos encontrados no chá também auxiliam na perda de peso, entre eles os flavonoides e catequinas, que ajudam a acelerar o metabolismo. Dessa forma, o organismo consegue gastar mais energia e isso ajuda no emagrecimento.
Combate ao envelhecimento precoce
Os antioxidantes presentes na bebida fazem com que os radicais livres sejam combatidos e, assim, o aparecimento de sinais de expressão, rugas, flacidez e o envelhecimento precoce são prevenidos.
Os compostos de catequinas também ajudam a promover a redução da produção de glicação avançada, reduzindo efeitos inflamatórios e a flacidez da pele.
Previne a diabetes
A ação antioxidante presente no chá verde é capaz de prevenir diversas doenças, inclusive a diabetes, pois, nesse caso, ele consegue diminuir o estresse oxidativo que causa melhoras na produção de insulina, fazendo com que os níveis de açúcar fiquem estabilizados, além de potencializar o tratamento e a prevenção da doença.
Previne as doenças neurodegenerativas
Os componentes catequinas e flavonoides que estão entre os compostos do chá verde funcionam no combate de doenças do cérebro, como o Parkinson e o Alzheimer. Além disso, os polifenóis de sua composição ajudam na melhora da memória e da movimentação em pessoas que já possuem as citadas doenças.
Saúde do intestino em dia
Como mencionado anteriormente, as catequinas são muito importantes na composição do chá verde e elas fortalecem as boas bactérias do intestino por sua ação antioxidante. Dessa forma, as doenças relacionadas ao intestino são evitadas, promovendo um melhor funcionamento do órgão.
Combate a retenção de líquido
A cafeína, componente presente na bebida, possui ação diurética, que auxilia no combate de retenção de líquidos. Ademais, os outros compostos presentes em pequenas quantidades, como a teofilina e teobromina, estimulam a diurese e reduzem a hipertensão.
Com tantos efeitos positivos para a saúde, o chá verde pode ser um grande aliado na manutenção de uma saúde em dia, se alinhado com uma rotina de vida e hábitos saudáveis.
Qual a relação do chá verde com o colesterol?
Incluir o chá verde em uma dieta equilibrada ajuda a diminuir o teor de colesterol ruim, conhecido como LDL. Isso acontece porque em seus componentes, a bebida possui propriedades como diversos compostos ricos em antioxidantes que ajudam a manter o colesterol equilibrado, além de contribuir na manutenção equilibrada dos triglicéridos do sangue.
Como tomar o chá verde?
Existem, no mercado, diferentes formas de se encontrar o chá verde para aquisição, entre elas em sachê, solúvel e em cápsulas. A recomendação pode ser tomar de 2 a 4 xícaras de chá por dia, entre as refeições, mas pessoas com hipertensão devem consumir no máximo três xícaras por dia.
Vale lembrar que o chá verde não deve ser ingerido em jejum para não causar desconfortos e irritações, assim como não deve ser consumido durante as refeições, mas sim após elas, uma vez que a cafeína presente no chá pode reduzir a absorção dos nutrientes nos alimentos.
O chá ainda deve ser evitado à noite antes de dormir para não atrapalhar o sono também por conta da cafeína presente entre seus componentes.
Como preparar?
O chá verde pode ser encontrado em diferentes formatos no mercado e com isso o modo de preparo pode mudar também. Aprenda como preparar cada tipo da bebida:
- Em folhas: 1 colher de folhas do chá e 1 xícara de água. Ferva a água e ao desligar o fogo, coloque as folhas, tampe e aguarde de 5 até 10 minutos, logo depois é só coar e ingerir. Vale lembrar que a bebida não deve ser reaquecida para não perder suas propriedades, dessa forma faça apenas a quantidade que de fato for beber naquele momento;
- De saquinho: 1 sachê de chá e 1 xícara de água. Para o preparo, coloque o sachê em uma xícara, e despeje a água quente na xícara, tampe-a e aguarde 5 minutos antes de ingerir;
- Em pó: ½ colher de sopa de chá verde em pó e 1 xícara de água. Ferva a água, desligue o fogo e aguarde uns minutos. Na sequência, coloque a água em uma xícara e despeje o pó do chá, aguardando até que ele seja dissolvido por completo. Para suavizar um pouco mais o sabor do chá, você pode acrescentar mais 200ml de água.
A versão em cápsulas já vem pronta para o consumo, o que a torna uma opção prática para incluir na rotina, mesmo que esta seja corrida. A ingestão diária deve ser feita conforme orientação do fabricante ou do médico responsável por sua nutrição, ou condição de saúde.
O chá verde possui diversas propriedades que podem fazer bem ao organismo, sendo uma excelente opção para quem deseja manter a saúde em dia, alinhada com hábitos alimentares mais saudáveis e exercícios que potencializam o bem-estar.
É importante destacar que o consumo do chá deve ser feito com moderação a fim de evitar desconfortos e irritações em seu corpo. Também há o chá-verde premium que é um superalimente com a finalidade de potencializar os efeitos e evitar doenças se aliados com outros elementos que ajudam a manter a sua saúde e qualidade de vida devidamente equilibrados.
Portanto, faça seu consumo com moderação e aproveite todos os benefícios para se manter plenamente saudável e longe de doenças.