Você conhece os benefícios do magnésio para a saúde? Esse importante nutriente desempenha inúmeros papéis dentro do organismo, e vem ganhando destaque no mercado de suplementos em cápsula!
Todos sabemos que os nutrientes e as vitaminas são componentes indispensáveis para o correto funcionamento do nosso organismo e para a manutenção da nossa saúde, não é mesmo? Temos como exemplo a Vitamina C, a qual é um grande potencializador do sistema imunológico, assim como o Cálcio, responsável por manter a boa saúde dos nossos ossos.
E é claro que o magnésio seria um destes! O magnésio é um importante mineral que pode ser encontrado em diversos alimentos presentes no nosso dia a dia, como sementes, amendoins, banana, leite ou aveia.
Suas funções no organismo variam desde a regulação do nosso sistema nervoso central ao alívio de dores e a prevenção de doenças do tecido ósseo, como a osteoporose. Com isso, já conseguimos perceber a importância do mineral para o correto funcionamento do corpo, concorda?
Que tal conhecer os benefícios do magnésio e saber como ele pode ser introduzido em sua dieta? Interessado? Então vem com a gente e saiba tudo sobre esse potente mineral.
Quais são os benefícios do magnésio?
O magnésio extremamente importante para o nosso corpo, tanto que é o quarto mineral presente em abundância nele (atrás apenas do Cálcio, do Sódio e do Potássio), concentrado em nossos ossos e músculos.
Os benefícios do magnésio podem ser adquiridos através dos diferentes alimentos, suplementos e medicamentos que consumimos.
É importante saber que o magnésio apresenta inúmeras funções dentro do nosso organismo, é responsável por participar de inúmeras reações bioquímicas deste, assim como também na regulação do sistema nervoso central, nos músculos, no sistema imunológico e ajuda, também, na regulação da pressão arterial.
E graças às suas importantes funções no nosso organismo a ciência já reconhece os benefícios do magnésio. Dentre as vantagens do seu consumo diário para a nossa saúde, podemos citar:
- Otimização das funções do sistema nervoso central, através da promoção de neuroplasticidade, de forma que melhora o foco, o aprendizado e a memória;
- Ajuda a aliviar os sintomas do estresse, depressão e ansiedade por conta da produção de serotonina e pela contribuição relacionada ao bem-estar físico e mental;
- Previne o surgimento da osteoporose, com a produção de hormônios responsáveis pela regulação dos níveis de Cálcio sanguíneo e na ativação da Vitamina D;
- Reduz a elevação da pressão arterial e o risco de surgir doenças cardiovasculares, pois evita o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos e regula a pressão;
- Ajuda a prevenir dores de cabeça e enxaquecas, pois atua diretamente nos vasos sanguíneos do crânio;
- Melhora as contrações musculares e evita episódios de cãibras, além de otimizar o desempenho físico em exercícios e outras atividades;
- Ajuda a amenizar os sintomas da TPM e as dores das cólicas menstruais;
- Combate os sintomas da azia e da má digestão;
Os benefícios do magnésio não param por aí! Segundo uma meta análise publicada em 2016 na BioMed Central Medicine e estudos mais recentes, o mineral também atua como coadjuvante no tratamento da Diabetes Mellitus do Tipo 2, pois participa diretamente no metabolismo da insulina em nosso organismo.
Além disso, estudos da mesma linha revelam que o Magnésio também atua na redução do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de doenças cardiovasculares, como a hipertensão e a insuficiência cardíaca.
Por que o magnésio é importante para a saúde?
Os benefícios do magnésio vão muito além do que foi mostrado acima! Na verdade, esse mineral é de grande importância para o correto funcionamento do organismo, principalmente de nossos músculos, sistema nervoso central e do nosso coração.
Primeiramente, o magnésio é um mineral presente em abundância no nosso organismo. Ele é o quarto em maior presença no corpo, atrás apenas do Cálcio, do Sódio e do Potássio, respectivamente.
Em sua totalidade, ele está em 20 até 28 gramas no nosso corpo, presente em concentrações de 60% a 65% no tecido ósseo e de 34% a 39%, nos tecidos musculares. Com isso, já temos uma boa noção da sua importância nestes sistemas do corpo humano.
O magnésio ajuda na regulação do sistema nervoso central, assim como também ajuda no alívio de dores musculares e na melhoria do desempenho físico, atua no metabolismo ósseo e previne doenças como a osteoporose, alivia a azia e ajuda, também, no metabolismo da insulina.
Quais são os sintomas de deficiência de magnésio?
Popularmente conhecida também como hipomagnesemia, a deficiência de magnésio no organismo pode ser bastante prejudicial e provocar inúmeras doenças, como, por exemplo, alterações musculares, desregulação nos níveis de insulina presentes no nosso corpo, dentre muitas outras condições que prejudicam o organismo.
Uma das principais causas para a deficiência do magnésio está na dieta, pela ausência de alimentos que contém esse mineral em sua composição, como, por exemplo, sementes, legumes e algumas frutas.
Entretanto, há outros fatores como a baixa absorção do mineral no intestino por condições como doenças inflamatórias ou diarreia crônica, alcoolismo, uso crônico de certos medicamentos e a síndrome de Gitelman, uma doença genética que afeta os rins.
Com esses fatores, observamos certos sinais e sintomas que indicam que os benefícios do magnésio não estão sendo aproveitados pelo organismo e que, nesse caso, geram um quadro de deficiência deste mineral. Os principais sinais da deficiência de magnésio estão na falta de apetite, sonolência, vômitos constantes, náuseas, cansaço e fraqueza muscular.
Já em relação aos sintomas, os principais são: tremores, espasmos musculares, cãibras e formigamentos nos membros, nervosismo, sentimentos de tensão, depressão, insônia, convulsões, hipertensão e taquicardia.
Não só isso, como essa deficiência também pode aumentar o risco de desenvolvimento da diabetes mellitus do tipo 2, doenças cardiovasculares que podem levar ao infarto, angina pectoris, insuficiência cardíaca, hipertensão, cálculos renais e até aumentar as dores e os sintomas da cólica menstrual.
Quais alimentos podem fornecer magnésio para o organismo?
Os benefícios do magnésio podem ser adquiridos pelo consumo de alimentos ricos neste mineral, assim como suplementos em cápsula, quando for indicado.
Os principais alimentos que contém o mineral e que fornecem todos os benefícios do magnésio para o seu organismo são as leguminosas, os grãos integrais, vegetais, frutas, sementes, oleaginosas, leites, café, carnes e, até mesmo, chocolate (por ser feito com base em uma amêndoa, que é a semente de cacau).
Existe algum risco de se consumir magnésio em excesso?
Quando consumimos muito magnésio, podemos apresentar o quadro de hipermagnesemia, ou seja, o acúmulo do mineral em nosso sangue. Geralmente, quando está no quadro inicial não se observa nenhum sintoma significativo ou que seja representativo dessa condição, diagnosticada apenas através do hemograma.
Entretanto, quando ultrapassa o limite de 4,5 mg/dl, reparamos sintomas característicos como a ausência de diferentes reflexos do nosso corpo, fraqueza em nossos músculos e lentidão na respiração. Em casos mais graves, o risco desse excesso aumenta e pode provocar parada cardiorrespiratória e coma.
Caso tenha suspeita de hipermagnesemia no organismo, em especial quando tenha doenças renais presentes, é necessário realizar um hemograma para verificar a quantidade de magnésio no sangue.
Os benefícios do magnésio vão muito além de suas funções em nosso organismo. Por isso, invista em seu bem-estar físico e garanta uma dieta equilibrada, com alimentos contendo esse mineral ou faça a suplementação do mesmo, que uma forma mais prática de garanti-lo em sua rotina!