Os benefícios do sono para a saúde passaram a ser mais estudados, principalmente com foco na qualidade de vida da população. Atualmente, com as inúmeras descobertas a respeito do sono e de como sua qualidade influencia na rotina, é impossível pensar em uma rotina saudável e benéfica sem incluir um bom sono em sua noite.
Observa-se que diversas pessoas, devido à correria do trabalho, problemas de saúde e outras questões do cotidiano, não conseguem preservar a qualidade do sono e colhem várias consequências negativas decorrentes disso. Isso é bem notável, visto que é bem fácil detectar quais pessoas não dormiram bem através de sinais físicos, como as olheiras e mentais, por exemplo o cansaço, irritabilidade, dentre outros.
Com a grande busca por um estilo de vida saudável, o primeiro passo para atingir esse patamar é compreender os principais benefícios do sono para a saúde. Através dessa compreensão, é possível visualizar novas estratégias para manter uma boa qualidade de vida.
Qual é a importância do sono para a saúde?
O sono é o momento no qual todo o seu organismo consegue descansar e fazer processos essenciais para a manutenção de uma boa qualidade de vida. Portanto, é indispensável para a vida, assim como a água, o oxigênio e a alimentação.
Dormir bem e garantir uma boa noite de sono é de grande importância para a saúde, uma vez que o organismo precisa ter energia e realizar a manutenção de seu metabolismo por meio de um bom descanso. Evidentemente, isso está associado a outros hábitos também, como uma dieta saudável e equilibrada.
O sono é responsável por liberar a produção de vários hormônios, fundamentais para o organismo, fortalece a memória, otimiza o sistema imunológico, ajuda na redução do estresse e na melhora do humor, assim como também atua na prevenção de diferentes doenças, como as cardiopatias – ou seja, sua importância é justamente pelos benefícios que promove no organismo.
Benefícios do Sono para a Saúde
É notável como o sono é uma parte essencial para a manutenção da boa saúde e, a cada estudo feito, pesquisadores descobrem funcionalidades mais interessantes que revelam parte do mistério do sono. Por isso, separamos alguns benefícios do sono para a saúde a fim de que você possa visualizar os efeitos desse importante processo no organismo.
Fortalecimento do sistema imunológico
O primeiro dos benefícios do sono para a saúde é fortalecer o sistema imunológico devido à liberação de substâncias como citocinas, proteínas responsáveis por controlar as respostas do sistema imune do organismo, que auxiliam muito no combate às inflamações. Com um sistema imunológico mais forte, a pessoa evita o desenvolvimento de doenças e infecções perigosas.
Melhoria da saúde mental
A saúde mental é auxiliada porque o cérebro consegue equilibrar diversos pontos relacionados à saúde emocional. Junto a isso, há uma grande eliminação de toxinas, processo através do qual o humor da pessoa com sono equilibrado se torna melhor e mais consistente.
Perceba como pessoas com algum problema na mente, a exemplo da ansiedade, possuem problemas com o sono, seja o excesso ou a falta dele. Os tratamentos dessas questões, portanto, começam através do aumento da qualidade do sono, o que prova sua interferência na saúde mental.
Aumento da capacidade cognitiva
O aumento da capacidade cognitiva ocorre porque, durante o sono, o cérebro irá processar as informações e consolidar conhecimentos adquiridos no dia. Portanto, investir no sono significa garantir o aumento do foco e capacidade de processar mais dados, e com isso todo o desempenho mental é melhorado.
Esses pontos podem ser aplicados antes de realização de provas, por exemplo. Observe como os professores recomendam ao candidato que vai realizar um teste garanta uma boa qualidade de sono. Isso é essencial para o competidor conseguir utilizar corretamente todos os conhecimentos adquiridos nos estudos no momento da prova.
Regulação do peso e do metabolismo
O metabolismo e o peso ficam regularizados pela melhora na capacidade de produzir hormônios normalmente, bem como de manter a estabilidade do apetite. Por causa disso, a pessoa com sono estabilizado não sente desejos fortes por alimentos gordurosos e consegue fazer que seu organismo tenha um maior aproveitamento dos nutrientes processados da alimentação.
Promoção da saúde cardiovascular
Por último, a promoção da saúde cardiovascular é um dos mais interessantes benefícios do sono para a saúde, e acontece por causa do controle dos níveis de pressão arterial. Isso ajuda a impedir o desenvolvimento de problemas como hipertensão, além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e, por consequência, evita problemas cardíacos bem comuns.
Vale mencionar que para colher todos esses benefícios, é preciso dormir bem todos os dias. Conforme o sono de qualidade aparecer constantemente, seu corpo vai se adaptar ao ritmo e despertar essas e diversas outras vantagens.
Quais são os principais problemas que a falta de sono pode causar?
A falta de sono causa o oposto dos benefícios citados e, por isso, são uma série de problemas que prejudicam a qualidade de vida do ser humano. Portanto, algumas consequências são:
- Desregulação do peso;
- Diminuição da capacidade cognitiva;
- Piora na saúde mental;
- Maior vulnerabilidade a doenças cardiovasculares;
- Enfraquecimento do sistema imunológico.
A desregulação do peso ocorre porque com a falta de sono, várias alterações hormonais acontecem com o organismo da pessoa. Isso implica em mudanças no apetite, que geralmente desperta mais desejo por alimentos gordurosos e açucarados, e impede que o metabolismo funcione de maneira normal.
A diminuição da capacidade cognitiva acontece porque o indivíduo não está totalmente recuperado para exercer suas atividades diárias normalmente. Como o corpo envia avisos o tempo inteiro de que a pessoa precisa dormir, ela tende a tentar terminar suas tarefas com maior velocidade. Dessa forma, a tendência da pessoa ficar sujeita a episódios de impaciência e outras desordens que ocorrem na mente aumentam.
A piora da saúde mental ocorre porque uma pessoa com sono desregulado está mais propensa a altos picos de estresse, problemas de ansiedade e ao esgotamento. Junto a isso, a pessoa possui maior vulnerabilidade às doenças cardíacas devido ao descontrole da pressão arterial e outras funções relacionadas, que são equilibradas com um bom sono.
Por fim, o enfraquecimento do sistema imunológico acontece porque o seu corpo não consegue desenvolver respostas adequadas aos agentes causadores de doenças devido à falta de sono. Por causa disso, é comum pessoas que não dormem bem adoecerem com maior facilidade.
Quantas horas de sono é saudável?
Entre 7 e 9 horas de sono é o intervalo de melhor qualidade de sono para jovens adultos de 18 a 25 anos que os cientistas observaram durante os vários anos de estudo. Para as crianças de 6 a 13 anos, o ideal fica entre 9 e 11 horas e adolescentes de 14 a 17 anos, o recomendado são 10 horas diárias.
Uma sequência de várias noites com intervalo de sono abaixo de 7 horas é suficiente para que todos os efeitos negativos da falta de sono apareçam com o tempo. Portanto, você precisa garantir que o momento do seu sono seja o melhor possível para promover uma qualidade de vida melhor. Para dormir bem, recomenda-se que:
- Crie uma rotina saudável;
- Evite vícios antes do sono como cigarro, alimentos estimulantes e outros;
- Mantenha distância de televisão e aparelhos eletrônicos antes do sono.
Através desses pontos da lista, é possível melhorar a qualidade do seu sono conforme a dinâmica se repete em dias sequenciais. Caso os problemas para dormir permaneçam, consulte um médico neurologista o mais rápido possível para avaliar causas e determinar possíveis tratamentos.
Os benefícios do sono para a saúde são imensos e por isso a devida importância para essa área da vida deve ser dada. Caso precise de uma ajudinha para melhorar a qualidade do seu sono, não deixe de conhecer a spirulina. Por causa de sua riqueza em triptofano, a substância é capaz de auxiliar na produção de serotonina e melatonina, que são parceiros na produção de sono.