Chá-verde e Covid existe uma relação

Chá-verde e Covid: existe uma relação?

O que você vai ler neste post

Existe alguma relação entre Chá-verde e Covid? Sabemos que o chá-verde é um dos chás mais clássicos da terapia caseira. Feita através do cozimento da planta camellia sinensis, pode ser produzido com o caule, folhas ou com os botões da planta. Existem diversos benefícios comprovados no consumo da bebida, mas um deles ainda é investigado: seria o chá um aliado contra a Covid-19?

Independente se sim ou não, nada muda o fato do chá ser um elemento da culinária conhecida por suas propriedades medicinais. Consumido no Brasil e no mundo por gerações, também é muito mencionado quando o assunto é emagrecer. A bebida não é milagrosa, claro, mas oferece benefícios que muitos grupos podem utilizar em sua dieta diária.

Quais os benefícios do chá-verde?

Falar sobre o chá-verde sem citar seus benefícios, não faria o menor sentido. Portanto, começamos nosso artigo falando sobre quais são os benefícios e as vantagens de consumir a bebida.

Mesmo consumido há muitos anos, os benefícios do chá começaram a ser estudados apenas recentemente. Entre as principais propriedades, podemos citar sua ação anti-inflamatória, antibacteriana e sua ação na prevenção do envelhecimento precoce dos tecidos e células, por ser antioxidante.

Quais os benefícios do chá-verde
Fonte/Reprodução: original

O chá também contém certo grau de cafeína, sendo conhecido por acelerar o metabolismo. Por essa razão é tão recomendado como um chá que auxilia o emagrecimento. O chá apresenta catequinas, substâncias que combatem os radicais livres e flavonóides, que são protetores naturais contra microorganismos.

Mas talvez o maior diferencial do chá verde em relação a outras bebidas seja a presença da L-Teanina. A L-Teanina é um aminoácido encontrado quase que apenas nas folhas da planta camellia sinensis, e seus benefícios são extensos e atingem até o cérebro. Com todas essas informações, podemos resumir e compilar os benefícios do chá-verde sendo:

  • Antioxidante natural: atua contra o envelhecimento precoce das células, tecidos e até da pele;
  • Agente metabólico: acelera o metabolismo e a queima de gordura, oferecendo melhores oportunidades para emagrecimento;
  • Protetor cardiovascular: por acelerar a queima de gordura, o chá-verde também auxilia a saúde cardiovascular indiretamente;
  • Antimicrobiano natural: os flavonóides fazem do chá um combatente dos microorganismos que podem ser nocivos para a saúde humana;
  • Ação nos esportes: devido sua ação contra a oxidação das células e tecidos, o chá verde promove uma recuperação melhor para esportistas e para quem pratica atividades de alto rendimento;

Veja quantos benefícios o chá verde pode ter em sua saúde! Não é atoa que o chá é consumido de maneira milenar e até hoje é uma bebida popular no cotidiano brasileiro.

Benefícios da L-Teanina

A L-Teanina, aminoácido encontrado na planta do chá, oferece tantos benefícios que vale a pena tratar deles isoladamente. Antes de tudo, é bom esclarecer um mecanismo de ação básico da L-Teanina, a qual é a produção de serotonina no cérebro.

Um estudo presente na literatura científica comprova que a administração deste aminoácido consegue produzir quantidades significativas de serotonina. A serotonina é conhecida como “hormônio da felicidade”, pois tem propriedades de relaxamento e reduz o estresse. Portanto, podemos relacionar o consumo da L-Teanina com os seguintes benefícios:

  • Redução do estresse;
  • Capacidade de atingir o relaxamento com mais eficácia;
  • Redução da hipertensão;
  • Reduções nos sintomas da TPM;
  • Melhora o aprendizado.

Estes são benefícios que o chá pode trazer para seu organismo. Lembrando que só ele conta com a substância L-Teanina.

Chá-verde e Covid tem uma relação?

Agora chegamos ao ponto polêmico sobre o chá. Chá verde e Covid tem alguma ligação ou relação? O chá pode mesmo combater o vírus da Covid-19 ou seus sintomas?

Vamos começar deixando claro um ponto: o consumo do chá-verde não significa nenhuma defesa eficaz e comprovada contra o vírus da Covid, e nem significa que aqueles que o bebem com frequência, têm imunidade ao vírus. Tratado esse assunto, vamos mostrar sobre o que foi comprovado e estudado até agora.

Embora a relação entre chá verde e Covid não seja a de um remédio para sua doença, as substâncias que já citamos sobre o chá e a camellia sinensis estão sendo estudadas como matéria-prima em potencial para drogas que podem, no futuro, combater o vírus da Covid-19.

Tudo isso são hipóteses em desenvolvimento. Em estudo, o doutor Suresh Mohankumar, pesquisador indiano, deixa claro que tudo o que temos são apenas expectativas e pesquisas que caminham ainda sem nenhuma comprovação.

Assim, podemos concluir que devido aos seus benefícios, o chá-verde ajuda na amenização dos sintomas da Covid. Ou seja, não é um tratamento com bases científicas ou uma cura milagrosa. Portanto, sempre siga o que o médico lhe recomendar, e claro, vacine-se!

Como funciona o chá-verde?

O chá-verde age no corpo humano com todas as suas propriedades que já mencionamos – graças aos seus flavonóides, catequinas e L-Teanina. E produzir o chá verde é bem fácil! Você pode encontrá-lo nas prateleiras de supermercados e lojas de produtos naturais na forma de folhas secas de camellia sinensis prontas para fazer a bebida.

Também pode utilizar as folhas in natura para produzir a bebida. Mas a forma mais eficaz de consumir os nutrientes e se beneficiar das propriedades da camellia sinensis é tomando o suplemento de chá verde da Nutrilife! O suplemento oferece todos os benefícios do chá em forma de cápsulas, prontas para ingestão.

Como saber se estou com Covid?

Mesmo que não haja uma relação entre chá verde e Covid, ainda assim a doença é relevante e devemos tomar cuidado com a sua infecção, hoje já está controlada. Porém, ainda é considerada emergência de saúde pela OMS e a maioria das nações.

Assim, para saber se você está com Covid há alguns sinais e sintomas clássicos. Os mais característicos sinais são:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Dores na lombar;
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar;
  • Fadiga;
  • Diarreia;
  • Perda do paladar;
  • Perda do olfato.

Em especial, os dois últimos sinais são mais clássicos e ajudam a diferenciar o covid da gripe comum que apresenta sintomas parecidos.

Para que serve o chá verde?

O chá-verde não é indicado como tratamento único de nenhuma doença ou quadro em particular. Entretanto, ele enriquece qualquer dieta e é ótimo como tratamento paralelo para várias condições.

Pessoas que querem emagrecer, por exemplo, encontram no chá-verde um grande aliado por conta dos seus benefícios ao metabolismo. Ele também tem propriedade antimicrobiana, então serve como protetor da saúde, matando as bactérias que podem infectar por via oral, principalmente.

Devido à sua ação antioxidante, o chá também é ótimo para garantir a conservação de tecidos e evitar o envelhecimento precoce.

Qual é o melhor horário para tomar o chá verde?

Por ter alguma quantidade de cafeína, é recomendado o consumo do chá-verde pela manhã ou no começo da tarde. Caso ingerido no final da noite, pode atrapalhar o seu sono ou te deixar um tanto agitado.

Qual é o melhor horário para tomar o chá verde
Fonte/Reprodução: original

Vimos como o chá verde e Covid podem estar relacionados, sendo até mesmo uma discussão se a planta que gera a bebida poderia resultar em uma droga contra o vírus da Covid no futuro.

Sendo ou não um futuro remédio contra o Corona, o chá-verde tem benefícios que podem ser aproveitados hoje pelo seu organismo. Então, não deixe de consumi-lo, seja na forma de bebida ou como suplemento da Nutrilife!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *