Se você sofre com anemia, conhece alguém que lida com a condição ou simplesmente tem algum histórico com a doença e quer um aliado poderoso nessa luta, então precisa conhecer a chlorella. O suplemento se trata de uma alga com nutrientes incríveis para nosso organismo e corpo, onde seu consumo auxilia não só o metabolismo como também atua na disposição e, é claro, no combate à anemia.
Embora seja uma alga, a chlorella pode ser consumida em forma de cápsulas, como suplementos tradicionais encontrados no mercado. Esse é um diferencial incrível que permite uma rápida absorção dos nutrientes e uma facilidade de colocar a alga em sua dieta do dia a dia.
Anemia: o que é?
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a anemia pode ser definida como uma condição onde os níveis de hemoglobina presentes no sangue estão em queda, em níveis muito abaixo do normal. Ou seja, o transporte de oxigênio pelo organismo fica comprometido por conta do déficit de nutrientes essenciais no corpo.
Os principais sintomas associados à anemia são fraqueza, indisposição e aparência pálida. Com isso, a doença traz complicações que vão desde o retardo do crescimento a até mesmo uma queda na produtividade.
De acordo com estudos, há uma prevalência de quase 27% da doença na população global. No Brasil, infelizmente, a prevalência da anemia entre adultos e idosos têm uma taxa preocupante, sendo cerca de 9,9%.
A anemia é ainda mais perigosa quando atinge idosos e crianças, e nestes casos específicos podem dificultar a cognição, o crescimento – nas crianças -, aumentar as taxas de mortalidade e agravar comorbidades. Isso porque as hemoglobinas são moléculas de proteína encontradas nas células vermelhas do sangue e são fundamentais para o transporte do oxigênio em todo o nosso organismo.
Quando a hemoglobina transporta o oxigênio, as células realizam o seu processo metabólico liberando energia para as funções vitais. Portanto, a queda dos níveis de hemoglobina acaba sendo prejudicial para o corpo como um todo, primeiro comprometendo suas atividades do dia a dia, na forma de indisposição, cansaço e fraqueza.
Mas, aos poucos, conforme sua hemoglobina diminui e sua anemia aumenta, a sua saúde de forma geral é comprometida, até mesmo as capacidades básicas como a imunidade e o funcionamento de seus órgãos. Por isso, manter os níveis adequados de hemoglobina é fundamental para evitar a anemia.
O que causa a anemia?
A anemia é causada pela queda dos níveis de hemoglobina e existem diversos fatores que acabam impactando o número dessas moléculas em nosso corpo. Inclusive, outras patologias podem impactar a produção de hemoglobina no sangue e favorecer o aparecimento da anemia. Entre os principais fatores estão:
- Perda de sangue;
- Deficiências em ácido fólico e vitamina B12: Esses são nutrientes essenciais para a produção de glóbulos vermelhos, onde as moléculas de hemoglobina estão localizadas o que, consequentemente, favorece o aparecimento da anemia;
- Insuficiência dos rins;
- Deficiência de ferro.
A deficiência do ferro é uma das principais causas de anemia. A molécula é constituída de átomos do mineral que acabam se ligando ao oxigênio transportado, o que o torna essencial para o funcionamento desse componente do corpo. Por isso que a anemia por deficiência em ferro é a principal e o tipo mais comum em todo o mundo.
Entre os números daqueles afetados pela condição da anemia, as mulheres aparecem no topo da lista. Durante o fluxo menstrual muito sangue é perdido, consequentemente, hemoglobinas e ferro. Portanto, a menstruação pode favorecer o aparecimento da anemia, então muito cuidado.
Por conta de todos esses fatores, é muito essencial que você mantenha o consumo de ferro adequado em seu organismo. A alimentação equilibrada é essencial e como um reforço à dieta existem ótimas soluções, como um bom suplemento de chlorella oferecido pela NutriLife com diversos benefícios – dentre eles o efeito de combate à anemia.
Quais são os sinais e os sintomas da anemia?
O principal sinal da anemia é a falta de ferro no sangue. Mas, para conseguir identificar essa falta, é necessário consultar o médico e realizar exames laboratoriais – muito recomendável para todos que desconfiam da doença. No entanto, existem outros sintomas e sinais mais fáceis de identificar que se manifestam naqueles que sofrem com a condição, como:
- Cansaço e fadiga generalizados e sem causa aparente;
- Falta de apetite;
- Pele pálida, rosto, gengivas, olhos e lábios sem cor;
- Queda em sua produtividade – no trabalho e em sua rotina;
- Apatia e aparente desânimo.
Nas crianças, a anemia pode dificultar a capacidade de aprendizado, de cognição e para as mulheres grávidas a condição pode causar até mesmo a morte perinatal, quando a criança vai a óbito logo nas primeiras semanas após nascer. A anemia é considerada uma das principais causas de morte do bebê depois do parto.
Tipos de anemia
Este tipo da doença é o principal e o mais registrado em todo mundo, no entanto, é correspondente a um amplo grupo de condições com diferentes tipos. Conheça abaixo quais são as outras modalidades da condição.
- Talassemia: anemia comum em países e regiões mediterrâneas. Isso se dá por conta da alimentação típica desses locais, que causam uma deficiência congênita na produção de hemoglobina no organismo;
- Aplástica: uma doença autoimune que diminui a produção de células sanguíneas na medula óssea. É considerada um tipo de anemia rara, porém muito grave que pode desencadear infecções e até mesmo câncer;
- Falciforme: os glóbulos vermelhos geralmente são arredondados, mas pessoas que sofrem com a anemia falciforme produzem glóbulos endurecidos em forma de foices – por isso o nome. Isso dificulta o movimento desses glóbulos nos vasos sanguíneos e a oxigenação dos tecidos de maneira adequada;
- Anemia autoimune: AHAI – anemia hemolítica autoimune – é uma condição onde os anticorpos passam a atacar os glóbulos vermelhos e destroem as hemoglobinas. Isso não causa apenas anemia, mas outras infecções e reações alérgicas;
- Anemia de Fanconi: este tipo de anemia se caracteriza pela diminuição dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, é uma doença rara e genética que pode incluir malformações e alterações nos ossos e medula;
- Deficiência de vitamina B12: comentamos que uma das causas da anemia é a deficiência em vitamina B12, que pode acontecer por conta de uma alimentação inadequada ou até mesmo por deficiência rara congênita que impede a absorção natural do nutriente.
Todos esses tipos de anemia podem acometer uma pessoa, por isso é essencial que ao desconfiar que você sofre com a doença, um médico seja consultado. O diagnóstico correto é indispensável para o tratamento e também para evitar que a patologia avance e se torne mais grave, por isso não deixe de realizar seus exames.
O que é a Chlorella?
A chlorella é um tipo de microalga unicelular encontrada e cultivada em água doce. Mesmo pequena e unicelular, a chlorella é um vegetal rico em nutrientes, em especial no mineral ferro. Esta alga começou a ser estudada nas décadas de 40 e 50, período onde a ciência se debruçou sobre os benefícios oferecidos pelo consumo deste vegetal.
Fácil de ser cultivada, a alga contém bons níveis de proteínas, vitaminas C, vitaminas do complexo B, carboidratos, fibras e outros minerais como o magnésio, ferro, potássio, cálcio e cobre. Tudo isso faz da chlorella um superalimento incrível e muito recomendada no combate à anemia.
Qual a relação entre o suplemento e a anemia?
Não dependemos apenas do consumo direto das algas para termos o seu benefício! Por sorte, a chlorella é vendida na forma de suplemento, pequenas cápsulas que trazem todos os benefícios desse alimento. Se você quer uma proteção ou auxílio contra anemia e deseja fazer consumo de uma fonte confiável, você precisa conhecer as cápsulas da Nutrilife.
Essas cápsulas são suplementos concentrados com a alga, sintetizada para ser facilmente digerida pelo seu estômago e garantir que os benefícios sejam acessíveis ao seu organismo. O suplemento de chlorella traz o ferro, essencial para a produção de hemoglobina, como já explicado, de modo facilitado, rápido e eficiente, além de outras vitaminas e nutrientes já citados.
Quais são os benefícios da Chlorella?
O suplemento da chlorella não traz apenas todos esses nutrientes essenciais como benefício para o seu organismo. Entre os outros benefícios relacionados ao consumo da alga – e seu suplemento -, estão:
- Proteção contra anemia, e caso sofra com a doença um grande reforço em seu consumo de ferro, essencial à hemoglobina;
- Antioxidante: a chlorella oferece um efeito contra a oxidação das células, o envelhecimento precoce do organismo e da pele;
- Anti-inflamatória: os nutrientes da alga fortalecem o sistema imunológico e ajudam a regulá-lo;
- Proteção hepática: a chlorella oferece proteção ao fígado, principalmente pela sua atuação como antioxidante.
Se você precisa de um reforço e prevenção contra a anemia, não deixe de consumir as cápsulas de chlorella da Nutrilife, uma fonte de ferro, proteínas e vitaminas com imensos benefícios à sua saúde. O suplemento pode ser consumido por qualquer um, seja aqueles que já sofrem com o mal ou que desejam apenas um consumo rápido dos nutrientes oferecidos pela alga.