A Chlorella, conhecida também como Clorela, é um suplemento que está presente na dieta de muitos indivíduos da nossa população e garante inúmeros benefícios para a super-máquina que é o nosso organismo.
Conhecida por ser uma microalga rica em diversas proteínas, no famoso ômega 3, e diferentes vitaminas do complexo A, B e C, assim como, em clorofila e em minerais, tais como o potássio e o fósforo, a Chlorella é considerada um superalimento e se tornou tema de diversas pesquisas na área da nutrição.
E não é para menos! Afinal, sabemos que a Chlorella apresenta vários benefícios para a saúde e para o nosso organismo. Um dos exemplos é através da ação da clorofila, que é um potente antioxidante e atua na prevenção de diversas doenças, inclusive do câncer.
Muito usada como suplemento e bastante indicada para a dieta de diversos indivíduos, a Chlorella é um potente auxiliar ao bom funcionamento do organismo. Que tal aprender mais sobre essa microalga e saber por que ela deve estar em sua alimentação diária? Vem com a gente!
O que é Chlorella?
A Chlorella nada mais é do que uma microalga repleta de benefícios para o nosso corpo. Por ser rica em clorofila e em diferentes proteínas, vitaminas, minerais e ômega 3, o suplemento auxilia em diversas ações do nosso organismo.
Essa potente alga pode ser encontrada na água doce verde, em mais de 30 espécies diferentes. Entretanto, dois tipos principais chamam a atenção dos mais diversos pesquisadores: a Chlorella vulgaris e a Chlorella pyrenoidosa.
Se engana quem pensa que ela é usada apenas como suplemento alimentar. Além de servir como um adicional na dieta, a Clorela também pode ser utilizada como combustível diesel, e temos diversos artigos na literatura que pesquisam sobre o tema.
Mas, de volta ao que nos interessa, em nosso organismo e graças ao poder da clorofila, a Chlorella apresenta ações antioxidantes e previne inúmeras doenças por combater os radicais livres e o envelhecimento celular – causas para doenças como o Alzheimer e o câncer.
Não só isso, o suplemento alimentar também é muito indicado para dietas que visam realizar a desintoxicação do fígado ou para aumentar e melhorar o sistema imunológico. Além disso, também é bastante utilizada para reduzir as taxas de glicose e de colesterol no sangue, e ajudar no controle da pressão arterial.
Entretanto, é importante lembrar que, para ter seus benefícios aproveitados da melhor forma possível pelo organismo, a Chlorella deve ser consumida em forma de suplemento alimentar em cápsula.
Isso porque o nosso corpo não é capaz de realizar a digestão da alga em seu estado natural. Além disso, também devemos manter uma dieta equilibrada e realizar exercícios físicos diários, sob acompanhamento do nutricionista.
Motivos para adicionar a Chlorella em sua alimentação!
Por ser extremamente rica em diversos componentes essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo, a Chlorella desempenha inúmeras funções e traz diversos benefícios para a nossa saúde, ao proporcionar o bem-estar físico e mental, além de prevenir o surgimento de diferentes doenças.
Só o fato de ser rica em clorofila já é um grande indicador dos benefícios que a Chlorella pode trazer. Afinal, o tão famoso pigmento verde presente nas plantas apresenta ações antioxidantes capazes de combater o envelhecimento celular.
Mas, é claro que a sua composição não se resume a apenas clorofila. Temos também diferentes vitaminas e proteínas, além de minerais como o potássio e o fósforo, capazes de trazer inúmeros outros benefícios ao corpo.
Manter o suplemento na dieta é fundamental para se ter uma vida saudável, bem equilibrada e livre de certas doenças. Por isso, separamos os 9 principais motivos pelos quais você deve adicionar o suplemento em sua dieta. Confira!
É nutritivo
Não é à toa que a Chlorella é conhecida mundialmente como um superalimento. Esse apelido vem justamente por conta de sua impressionante composição. Claro que, sua composição depende da forma a qual a alga é cultivada, entretanto, em geral, é composta por:
- Diferentes proteínas;
- Vitaminas do complexo A, B e C;
- Ferro;
- Clorofila e antioxidantes;
- Fibras;
- Ômega 3.
Todos esses componentes, juntos, são responsáveis pelos diferentes benefícios e funções que a Chlorella desempenha em nosso organismo.
Ajuda a controlar o colesterol
Podemos observar também que o consumo diário do suplemento faz com que haja uma grande redução das taxas de colesterol presentes no sangue e várias pesquisas comprovam esse dado.
Sabemos hoje que, ao tomarmos cerca de 5 a 10 gramas do suplemento em cápsula de Chlorella diariamente, temos uma redução de triglicerídeos, LDL e colesterol no sangue. E isso tudo graças aos compostos presentes nesse superalimento.
Dentre as diferentes vitaminas e minerais presentes em sua composição, podemos citar a Niacina, as fibras, os carotenoides e os antioxidantes. Todos esses ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares.
Ajuda no tratamento da hipertensão
E como se já não bastasse, o consumo de Chlorella também é responsável por ajudar o controle da pressão arterial, como um importante coadjuvante no tratamento da hipertensão arterial sistêmica.
Esse incrível suplemento atua no coração e nos rins, o que ajuda a manter a pressão arterial em níveis considerados normais. Ainda não se sabe como isso ocorre, mas a principal teoria é de que seus componentes atuam na proteção dos vasos sanguíneos e evitam a sua rigidez.
Reduz o nível de açúcar em seu sangue
Outros estudos demonstram em seus ensaios que a Chlorella também atua diretamente na redução da taxa de açúcar presente no sangue.
Combate doenças respiratórias
Graças aos componentes presentes no suplemento e suas respectivas ações anti-inflamatórias e antioxidantes no organismo, doenças respiratórias como a doença pulmonar crônica obstrutiva ou a asma podem ser controladas.
Melhora sua imunidade
O suplemento também é bastante indicado para melhorar o sistema imunológico. Diversos estudos demonstram que o consumo desse suplemento aumenta a resposta imune do organismo aos mais diferentes estímulos.
Porém, outras pesquisas para verificar esses dados são necessárias. Afinal, não sabemos ao certo se a Chlorella tem efeito de reforço imunológico em apenas determinada população ou faixa etária, ou então se ela afeta qualquer indivíduo independente desses fatores.
Auxilia a absorção de metais pesados
A composição da Chlorella atua também na desintoxicação do nosso organismo, pois apresenta grande papel na remoção de diferentes metais e outros compostos que são prejudiciais à nossa saúde.
Diversos estudos mostram que o suplemento ajuda no enfraquecimento dos metais pesados presentes no cérebro, no fígado e nos rins. Além disso, ela também pode ser importante para reduzir a quantidade de outros componentes químicos que prejudicam o organismo.
Reforça resistência aeróbica
Voltando a falar sobre os benefícios que a Chlorella tem para o combate de doenças respiratórias, sabemos atualmente que o suplemento também é capaz de atuar nos pulmões de forma efetiva!
O seu consumo diário é responsável por reforçar a resistência aeróbia do indivíduo. Isso faz com que, quem o consuma, tenha maior resistência e consiga saturar melhor os pulmões com oxigênio.
Previne danos da luz azul
A luz azul está presente diariamente em nossas vidas. Ela nada mais é do que as luzes presentes nos mais diversos eletrônicos que usamos no nosso dia-a-dia, como televisão, computadores e celulares, que ajudam a acelerar a degeneração da nossa visão.
Porém, graças a determinados componentes como a luteína, a Chlorella é capaz de proteger os olhos contra os mais diversos danos externos.
A Chlorella é um excelente suplemento, capaz de nutrir o indivíduo e cuidar de seu organismo como um todo. Então procure um suplemento de boa qualidade e adicione agora mesmo à sua dieta, e veja seus benefícios em prática!