Nos dias de hoje, reconhecer como a alimentação pode influenciar a ansiedade é necessário para manter uma boa qualidade de vida. O interesse pelo assunto surgiu na comunidade científica há bastante tempo e, atualmente, está no auge devido aos altos índices do problema.
Acontece que o Brasil possui uma grande prevalência de indivíduos que apresentam ou já apresentam quadro de transtorno de ansiedade. Segundo dados da OMS, o país lidera a América Latina com quase 19 milhões de pessoas nesse quadro. É evidente que esse grande número afeta a qualidade de vida da pessoa, uma vez que interfere em suas relações sociais e no seu dia a dia.
Como o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo, é importante entender formas de combate ao problema – e, saber como a alimentação pode influenciar a ansiedade, é o primeiro passo para iniciar o processo de tratamento e resolução do transtorno.
Como a alimentação pode influenciar a ansiedade?
A maneira como a alimentação pode influenciar na ansiedade é observada por meio de atividades diárias, que podem favorecê-la ou até mesmo combater os seus sintomas através do fornecimento de nutrientes mais saudáveis ao organismo.
Acontece que, através da alimentação, é possível incentivar a aquisição de diversas substâncias capazes de gerar sensações e respostas boas contra a ansiedade. São os casos dos alimentos mais naturais e com menores concentrações de estimulantes como açúcares ou gorduras.
Por outro lado, uma má alimentação tem total influência em colaborar com a ansiedade, pois, além da falta de nutrientes, faz o corpo ter respostas negativas em diversas situações. Como os alimentos ruins costumam ser cheios de componentes ruins, ocorre o estímulo do processo inflamatório e outras reações dentro do organismo humano.
Além do fato anterior, outra forma de como a alimentação pode influenciar a ansiedade é a alteração do apetite da pessoa. A fim de tentar controlar os sintomas que o problema causa, muitas pessoas acabam por comer demais ou de menos. Portanto, é preciso tomar muito cuidado com a alimentação quando se tem ansiedade porque essa etapa é um reflexo do grau de seu problema.
Por que alguns alimentos aumentam a ansiedade?
O motivo de alguns alimentos auxiliarem na ansiedade é justamente a sua composição rica em estimulantes que geram prazer rapidamente. É o caso dos industrializados lotados de açúcar, gordura e outras concentrações que estimulam respostas rápidas e, consequentemente, uma piora no quadro de ansiedade.
Um ótimo exemplo para notar como a alimentação pode influenciar a ansiedade é observar como uma pessoa viciada em chocolate fica sem consumir o alimento. Ela começa a se agitar e, na maioria das vezes, obtém o doce para satisfazer aquele desejo na primeira oportunidade.
No geral, a ansiedade pode ter seus sintomas elevados por conta do consumo de estimulantes, como por exemplo a cafeína, assim como também pela necessidade do indivíduo em querer consumir algo específico. Por isso, é importante estar atento sobre como a dieta pode influenciar no quadro.
O que aumenta as crises de ansiedade?
O principal fator que aumenta as crises de ansiedade é a falta de práticas diárias, que permitem com que o organismo lide com os estímulos da ansiedade. Na maior parte dos casos, isso ocorre se você apresenta em sua rotina:
- Falta de exercícios físicos;
- Má alimentação;
- Ambientes ruins;
- Situações incertas.
A falta de exercícios físicos é uma das principais fontes que a ansiedade utiliza para se tornar massiva e dominante no cotidiano da pessoa. Os exercícios físicos expulsam toxinas do corpo e promovem um funcionamento mais harmônico de todo organismo.
Sem a execução deles, o corpo da pessoa fica lotado de coisas ruins com poucas chances de expulsão. Conforme o tempo passa sem uma interferência, mais estresse e outras respostas mentais a situações de incômodo são geradas.
A má alimentação, conforme já reforçado, é o fator que aumenta o grau da sua ansiedade porque ao comer coisas ruins, você dificulta o trabalho do seu organismo de realizar os processos essenciais para o bom funcionamento dele.
Os ambientes ruins são contextos em que uma pessoa se insere e que a depender do próprio local ou pessoas presentes, podem influenciar negativamente em seu estado psicológico. Ambientes com essa característica não ajudam o seu cérebro a processar ideias corretamente e, por consequência, estimulam a criação de pensamentos ansiosos.
Se você é uma pessoa diagnosticada com ansiedade e está em uma situação de metas acumuladas na faculdade ou no trabalho, por exemplo, a tendência é um aumento de crise. Consequentemente é bem provável que você sinta desejos e acabe optando por alimentos doces ou gordurosos para lidar com os problemas do momento.
Portanto, é preciso estar de olho nos fatores que podem gerar excessos de pensamento e cuidar para que eles não consumam toda a sua energia e alterem a qualidade de seu modo de vida. O tratamento psicológico e uma atenção maior podem te auxiliar nesse problema.
O ponto mais difícil para o ansioso é encarar o problema frente a frente. O sentimento da ansiedade faz parecer que os pensamentos ruins nunca vão parar. Por isso, práticas de meditação combinadas a alimentação saudável e rotinas de exercícios físicos são amplamente recomendadas para diminuir o problema.
Frutas que auxiliam na Ansiedade
As frutas são bastante associadas a dietas saudáveis e ajudam a combater problemas de saúde das mais diversas naturezas. Portanto, algumas frutas que combatem a ansiedade são:
- Laranja;
- Limão;
- Tangerina;
- Banana.
A laranja, o limão e a tangerina são ricos em vitamina C, substância muito útil para o combate à ansiedade por incentivar a criação de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. A banana, por sua vez, tem uma ótima quantidade de triptofano que é a base para a criação da serotonina.
Vale mencionar que você precisa comprar essas frutas com uma boa qualidade para colher o melhor resultado dos efeitos contra a ansiedade. Caso não goste de consumi-las na forma normal, pode optar por fazer sucos, evitando sempre grandes quantidades de açúcar.
Superalimentos para ansiedade
Os super alimentos bons para ansiedade são aqueles que conseguem oferecer nutrientes específicos e essenciais à diminuição dos sintomas causados pela doença. São exemplos de alguns:
- Ovos;
- Peixes gordurosos;
- Aveia;
- Abacate;
Os ovos são superalimentos bastante conhecidos no universo das academias e, para o combate à ansiedade, o seu modo de trabalho é semelhante ao da banana. A quantidade de triptofano presente no ovo é grande e, quando combinado a outros elementos saudáveis, proporciona melhor resposta contra estímulos ansiosos.
Os peixes gordurosos possuem muita presença de ômega 3 e este composto interessa, neste contexto, por auxiliar o cérebro a entender melhor as respostas de neurotransmissores. Com isso, a serotonina e outras moléculas importantes para o combate à ansiedade podem ser captadas com maior facilidade.
Caso deseje obter este nutriente de uma forma mais simples, conheça o suplemento Ômega 3 Premium. Com ele, você pode proporcionar todos os benefícios do ômega 3 em seu corpo e garantir uma melhor resposta aos processos da ansiedade no organismo.
A aveia é ótima contra a ansiedade por auxiliar o cérebro a produzir substâncias essenciais para a melhora do humor através da vitamina B12. Portanto, além dos benefícios intestinais, a aveia pode te auxiliar no controle da ansiedade.
Os abacates são excelentes superalimentos combatentes à ansiedade por conterem vitaminas do complexo B junto de gorduras monoinsaturadas. Essas duas oferecem uma saúde aprimorada ao cérebro e melhoram a qualidade dos neurotransmissores. A presença de potássio no abacate também é ótima para reduzir a pressão arterial.
Por fim, outro superalimento que aparece na forma de suplemento é a spirulina, uma cianobactéria conhecida por diversas propriedades nutricionais. No combate à ansiedade, a spirulina possui uma boa quantidade de triptofano, um aminoácido que é a base para a produção de neurotransmissores que causam boas sensações, a exemplo serotonina.
Quer entender mais sobre o superalimentos? Confira como o Clube Saudável pode te ajudar na sua compreensão por meio de vídeo aulas exclusivas! Aproveite para observar como os clientes avaliam o trabalho e relatam sobre suas experiências com o clube.
Vale dizer que esses superalimentos só devem ser consumidos com recomendação médica. Como o trabalho desse profissional envolve o entendimento das necessidades do seu organismo, ele terá uma maior precisão tanto para a escolha da melhor marca de superalimento como vai te orientar a respeito da dosagem e situações para uso.
A alimentação pode, sim, influenciar em quadros de ansiedade, tanto para o mal quanto para o bem, e é indispensável cuidar desse setor em sua vida. Portanto, caso tenha interesse em alcançar a qualidade de vida dos sonhos, a melhor opção é conhecer o Clube Saudável.
Desde 2014, o Clube Saudável auxilia diversas pessoas a melhorar de vida através de módulos com aulas bem dinâmicas que tratam a respeito de diversos temas essenciais para o combate da ansiedade como:
- Estresse;
- Qualidade de sono;
- Diferentes dietas para cada perfil.
Logo, através desses módulos e com uma equipe qualificada de profissionais, o Clube Saudável já mudou mais de 3000 vidas. O que está esperando para mudar de vida? Venha ser mais um a colher os benefícios de viver sem a ansiedade intensa!