Como deixar seu cafezinho ultra saudável

Como deixar seu cafezinho ultra saudável?

O que você vai ler neste post

Para quem busca uma alimentação mais equilibrada, existem formas de deixar seu cafezinho mais saudável também!

A verdade é que o café vai além do café da manhã e, para muita gente, tomá-lo ao longo do dia é um hábito.

Apesar do famoso cafezinho proporcionar benefícios para a saúde, a forma que você toma e complementa essa famosa bebida também influência nos resultados e benefícios. Ainda assim, você pode deixar o seu cafezinho mais saudável. Quer descobrir como? Confira todas as dicas a seguir!

Há como deixar o cafezinho mais saudável?

Sim, existem formas de deixar seu cafezinho mais saudável. Nesse caso, é necessário tomar uma quantidade moderada, onde o recomendado pela OMS é não ultrapassar uma quantidade máxima de 4 xícaras de 50 ml por dia.

Há como deixar o cafezinho mais saudável
Fonte/Reprodução: original

Mais adiante, te daremos várias dicas de como transformar sua receita e saborear um cafezinho mais saudável.

Como escolher um bom café?

Diferente do que muita gente imagina, existem diversos tipos diferentes de cafés e alguns deles são mais saudáveis que os outros.

Uma maneira de identificar um bom café, é observar as informações contidas na embalagem, pois ter mais informações é um indicativo de que a marca se preocupa com a qualidade do produto oferecido.

Normalmente, as melhores opções vêm com informações como o nome do produtor, o tipo de grão, a região de onde ele vem e até mesmo a latitude e a altitude em que ele foi plantado.

Além disso, o selo de qualidade ABIC serve para comprovar que esse, de fato, é um café de qualidade. Para garantir esse selo, são analisadas propriedades e fatores que implicam na qualidade do produto final. Hoje cerca de 1000 marcas possuem esse certificado.

Benefícios do café para a saúde

O café não só tem um cheiro gostoso e um sabor delicioso, ele também proporciona benefícios para a sua saúde em geral, como os seguintes:
Queima de calorias e melhora do metabolismo

Benefícios do café para a saúde
Fonte/Reprodução: original

Um dos benefícios ao tomar seu cafezinho, é que ele consegue acelerar o metabolismo ao aumentar os níveis de adrenalina no sangue. Com isso, o corpo reage, ao melhorar a performance nas atividades físicas e queimar células de gordura, o que favorece a queima de calorias.

Melhora da memória

Por ser um estimulante, a cafeína consegue estimular o sistema nervoso, o que melhora a memória e proporciona um estado de alerta. Além disso, ele também age ao melhorar a capacidade de concentração.

Evita a depressão

O consumo frequente do café consegue combater os radicais livres, o que reduz a ansiedade, melhora o humor e previne quadros de depressão. Além disso, por conta dos polifenóis, as inflamações nas células também são diminuídas.

Atua na prevenção do câncer

Componentes presentes no café como cafeína, ácido clorogênico, kahweol e ácido cafeico protegem as células dos efeitos causados pelos radicais livres.

Esses radicais livres são os responsáveis pelo desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Por isso, quando combatidas, a doença consegue ser prevenida.

Diminuição da dor de cabeça

Uma das particularidades do café que muita gente não imagina, é que ele tem ação analgésica e anti inflamatória. Por isso, seu consumo auxilia no combate e na prevenção de problemas como dores de cabeça e até mesmo a enxaqueca.

Por conta dessa ação, hoje é possível encontrar diversos medicamentos que contém cafeína. Ela consegue potencializar os efeitos do analgésico que alivia a cefaléia.

Diminui os riscos de doenças cardiovasculares

O café também atua na saúde das artérias, dessa forma, ele consegue melhorar a circulação do sangue e, consequentemente, evita diversas doenças como hipertensão, AVC e infarto.

Funcionamento do intestino

Esse é mais um dos benefícios que o café proporciona que muita gente não imagina. Ele consegue aumentar a contração do estômago e intestino, o que ajuda a estimular a eliminação das fezes e reduz os incômodos causados pela constipação.

Outro fator interessante é que o café solúvel possui uma quantidade grande de magnésio, que tem efeito laxativo.

Poder rejuvenescedor

O poder rejuvenescedor do café já foi percebido até mesmo pela indústria cosmética, que explora seus ativos em formas de cremes para o rosto e até mesmo produtos capilares.

Ele consegue ter essa ação rejuvenescedora por conta dos polifenóis e antioxidantes presentes em seus grãos.

Inimigo da diabetes

O café também tem ação importante no nosso pâncreas e consegue reduzir a glicose e a insulina. Essa ação é importante até mesmo para pessoas que desejam evitar o risco de desenvolvimento da doença.

Interação social

O bom e velho cafezinho também tem papel fundamental na interação entre as pessoas. Principalmente nos ambientes de trabalho ou até mesmo de estudo, pois é comum que as pessoas parem para tomar um cafezinho no meio da tarde e conversar, o que estreita ainda mais os laços.

Essa interação entre as pessoas também promove uma excelente sensação de bem estar e ajuda a criar e estreitar laços entre elas.

Como deixar o consumo do cafezinho mais saudável e gostoso?

Para tornar seu cafezinho mais saudável, existem algumas dicas de preparo, mas também na hora de escolher o tipo de café, que fazem toda a diferença.

Opte pela versão coada

Considerado como o cafezinho mais saudável, o café coado é o mais consumido no Brasil. Seja no coador de pano ou no de papel, diversos estudos comprovam que essa é a melhor maneira de fazer o seu café.

Além disso, o café coado possui mais cafeína, por passar mais tempo em contato com a água do que o café expresso.

Café orgânico

Assim como os demais alimentos, a versão orgânica é mais saudável, pois não possui fertilizantes químicos e nem aditivos sintéticos. Esse é o cafezinho mais saudável, porém também tem o preço um pouco mais alto.

A temperatura faz a diferença

É verdade! A temperatura em que você toma seu cafezinho também faz diferença nos benefícios que deseja. Caso você procure mais ação antioxidante, o café quente é o mais recomendado, porque o calor extrai mais antioxidantes do grão. Mas, se você deseja aproveitar os benefícios da cafeína, o café frio é o mais indicado.

Cuidado com o açúcar

Para quem deseja um cafezinho mais saudável e aproveitar os benefícios do emagrecimento, o ideal é tomar o café sem nenhum tipo de açúcar ou até mesmo adoçante, porque a bebida se torna mais calórica e pode atrapalhar nos benefícios.

O açúcar e adoçante podem ser trocados por extratos, como de baunilha ou até mesmo de amêndoa.

Café com canela

Essa é uma combinação extremamente saborosa e que também deixa seu cafezinho mais saudável. Quando combinados, o café e a canela, eles conseguem melhorar a oxigenação do cérebro, ao dilatar as veias, e promovem um fluxo maior de nutrientes. Dessa forma, você consegue mais disposição para as suas atividades.

Café puro

Tomar o café sem nenhum tipo de mistura, processadas e artificiais, como cremes e coberturas, é a forma mais saudável de bebe-lo. Caso queira um sabor extra ao seu cafezinho, a melhor opção é adicionar o leite gordo fresco.

A tradicional bebida que acompanha bem pães, bolos, doces e é sempre bem-vinda após o almoço, e ao passar por pequenas adaptações e fazer boas escolhas, se torna um cafezinho mais saudável, capaz de proporcionar ainda mais benefícios para a sua saúde.

Essa bebida não só melhora a sua qualidade de vida, disposição e interação com outras pessoas, como também previne diversos tipos de doenças.

A partir desse momento, não tem mais desculpas para não deixar seu cafezinho mais saudável, não é mesmo? Coloque as dicas em prática e saboreie uma bebida deliciosa, rica em aroma e benefícios surpreendentes.

Chegue no seu peso ideal naturalmente

Pequenas mudanças no sua alimentação podem fazer uma baita diferença no seu peso e saúde ao longo de 30 dias.

Por exemplo, adicionar óleo de coco ao seu café pode fazer você queimar mais gordura abdominal e ficar com mais saciedade ao longo do dia.

Essa é uma das táticas do clube saudável para fazer você emagrecer de forma natural.

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