A quebra dos cabelos é muito comum e várias pessoas sofrem com isso, então é interessante saber como se deve tratar os cabelos da maneira correta para evitar a situação.
No entanto, antes, é necessário entender o motivo pelo qual os fios se partem para entender o que fazer para evitar o problema. Assim, caso você tenha percebido que o seu cabelo está com o mesmo problema, veja abaixo as principais causas e cuidados.
O que são fios de cabelos quebrados?
É a parte do fio que se rompe pela metade com o menor dos movimentos feitos na hora de pentear o cabelo, pranchar ou escovar. Os fios quebrados são perceptíveis ao passar a mão nas madeixas, pois podemos sentir que alguns fios estão em um tamanho menor em determinadas partes e maior em outras.
Este é um problema recorrente, que deve ser analisado com mais atenção a fim de evitar que a quebra persista. Por isso, saiba como identificar os fios quebradiços com mais detalhes, no próximo tópico.
Como identificar?
O aspecto dos fios demonstra fatores da quebra dos cabelos e, se você encontrar partes das madeixas pelo chão, na escova ou na sua roupa, mas sem o bulbo (ponto branco que aparece quando solta da raiz), é porque houve a quebra.
É normal observar nas peças de vestuário que um ou mais fios estão grudados no tecido, mas sem a parte da raiz. Dessa forma, você percebe que o seu cabelo se encontra fraco e necessita de cuidados para tratar e evitar este desconforto.
Por se tratar de um problema que afeta muitas mulheres, o recomendável é analisar de imediato o que está causando a quebra, para saber o que fazer e eliminar o causador.
Quais as causas para a quebra dos cabelos?
Se você não sabe o porquê da quebra dos cabelos, é preciso analisar seus hábitos e rotina, para identificar as causas e eliminá-las. Essa observação possibilita ter um cuidado redobrado para ter a garantia de que não quebrarão mais.
Caso você se identifique com uma das causas abaixo, o ideal é cortar o uso de imediato por um determinado período, a fim de buscar tratamento. É essencial que os cuidados sejam redobrados.
Prancha
O uso regular da prancha nos fios faz com que estes se enfraqueçam aos poucos, a cada passada do produto quente. Sem a devida proteção térmica, o cabelo se torna suscetível a quebrar. O problema se agrava quando a pessoa que faz o uso repassa na mesma mecha a prancha, para alcançar um alisamento perfeito.
Acontece que realizar este processo prejudica muito os fios, de maneira integral. Ou seja, quando menos você esperar, pedaços do cabelo estarão presos nas lâminas da chapinha, na escova e nas suas roupas.
O calor é intenso e prejudicial a curto prazo a depender da forma com a qual você o use. Portanto, é essencial você cortar o uso regular da prancha, para não ter problemas graves como este que, sem o devido cuidado, fará com que o seu cabelo se parta ao meio.
Secador
É a escolha de muitas pessoas quando saem do banho e precisam secar as madeixas a fim de não deixá-las úmidas por um longo tempo. O utensílio é prático, rápido e traz eficiência na hora de se arrumar, sendo uma boa opção para quem não gosta da prancha. Porém, assim como a chapinha, o uso de secadores danifica excessivamente o cabelo.
O calor intenso pode ser controlado, de fato, mas quando entra em contato muito próximo com os fios, causará a quebra, tanto pelo movimento da escova quanto do produto. Para ter um cuidado maior, a recomendação fica pelo uso dos protetores térmicos que protegem o cabelo inteiro ao longo do processo.
Química de alisamento
A progressiva se transformou em uma das principais e maiores procuras de muitas pessoas ao longo dos anos, devido ao seu método de alisamento eficaz. Deixar de usar secador e prancha é um sonho, de fato, mas a potência dos químicos faz com que ocorra a quebra regular dos fios, sem que você perceba de imediato.
Tintura
Pintar o cabelo é uma prática feita o tempo inteiro e por milhares de mulheres e homens, porém você sabia que a química faz com que aconteça a quebra dos cabelos? O maior caso conhecido é o famoso “corte químico”, que é quando as madeixas se partem ao meio por enfraquecerem graças ao excesso de procedimentos envolvendo química pesada.
É essencial ter um controle íntegro acerca do que for ser usado no cabelo para evitar o problema. Tenha um período anotado na sua agenda para repetir o processo de tingimento e cautela na hora de pintar de cores muito mais claras que o seu tom natural. Veja as desvantagens deste último processo:
- Exige-se pintura regular;
- Os fios ficam mais fracos devido ao descolorante;
- Uso de secadores e pranchas são prejudiciais;
- Altas chances de dar corte químico.
Um bom exemplo para ilustrar o problema de quebra dos cabelos é o ocorrido com a cantora Luísa Sonza, cujo estado de suas madeixas ficou nítido em seu show no carnaval de 2023. A artista é loira natural, porém realizou determinados processos químicos que danificaram muito o seu cabelo.
Luzes
As luzes tornam o visual mais iluminado e fazem com que se conquiste um cabelo perfeito, bonito e que se destaca no meio de tantas pessoas. No entanto, é mais um procedimento químico que, ao longo do tempo, se tornará tão prejudicial quanto pintá-lo a cada 15 ou 20 dias.
Quando devo buscar ajuda profissional?
A intensa e ininterrupta quebra dos cabelos deve ser averiguada logo que você perceber o problema. Não deixe para outro dia, nem espere para saber se ocorrerá novamente. Procurar pelo tratamento certo fará com que as suas madeixas se fortaleçam e as quebras sejam bruscamente reduzidas.
O primeiro passo é conversar com o tricologista e explicar todas as suas queixas referente aos problemas que foram observados. Haverá a análise para entender o que acontece e apresentar a solução para contornar a quebra dos cabelos e protegê-los melhor.
Quais alimentos ajudam a prevenir a quebra de cabelo?
Há determinados alimentos que auxiliam na prevenção contra a quebra dos cabelos, porém, não adianta apenas mudar a alimentação e não ter cuidado com os tópicos anteriores. É essencial combinar ambos a fim de ter bons resultados na melhora do problema. Assim, confira alguns alimentos essenciais:
- Peixes;
- Ovos;
- Cenouras;
- Frutas vermelhas;
- Nozes;
- Alecrim.
Estes são os alimentos mais recomendados a se ingerir ao longo dos dias. Você pode conversar com um nutricionista a fim de explicar o que acontece com as madeixas e obter uma dieta própria ao problema que apresentou.
Além disso, os suplementos alimentares são ótimos aliados para garantir o consumo dos nutrientes necessários diariamente, mesmo para quem tem a rotina mais corrida. Afinal, com o simples consumo de cápsulas os nutrientes são ingeridos e absorvidos pelo corpo.
Como é feito o tratamento para quebra de cabelo?
A reconstrução capilar é feita com uso da queratina que atuará como hidratação e reposição de proteína perdida. Ou seja, quando o cabelo enfraquece e quebra é devido à falta da queratina, que o mantém fortalecido e bonito.
Além disso, saiba que a quebra dos cabelos exigirá nos cuidados que você evite passar prancha, secadores, fazer procedimentos químicos, desde os alisamentos até a pintura. Para a obtenção dos melhores resultados neste período, não retorne com a química.
Como prevenir a quebra de cabelo?
A prevenção se inicia a partir da mudança de hábitos e rotina de cuidados com os cabelos. Não use diariamente a chapinha, nem mesmo o secador e tenha mais cuidado na hora de pintar. Porque esses procedimentos exigem um tratamento específico para a obtenção de proteção das madeixas para não danificarem de mais.
Atenção com os elásticos que auxiliam a manter o cabelo preso, pois estes tendem a causar muitos problemas similares. Marcam e tornam desagradável o aspecto dos fios, além de causar a quebra quando há dificuldade em tirá-lo. Além disso, aposte em uma dieta e suplementação rica em nutrientes que o cabelo precisa.
Quais produtos ajudam a evitar a quebra de cabelo?
Shampoos e condicionadores anti-quebra são ideais para as pessoas com os fios enfraquecidos que querem evitar a permanência desse problema. O uso deve ser regular para garantir que não tenha uma piora da condição. Além disso, O Gaya Hair um produto que pode te ajudar muito para evitar a quebra de cabelo, confira mais sobre ele!
Aprender a como cuidar do cabelo e evitar que ele apresente mais dos mesmos sintomas é essencial, pois tornará as madeixas fortes, bonitas e resistentes. Todas as causas devem ser observadas a fim de se precaver.