Como lidar com ondas de calor durante a menopausa

Como lidar com ondas de calor durante a menopausa

O que você vai ler neste post

Se você já se encontra na menopausa, ou está próxima dela, já deve ter ouvido falar ou sofrido com as famosas ondas de calor. A menopausa de forma geral é um período complicado para a mulher, pois carrega o estigma de ser um peso da idade, um sinal do envelhecimento e, para piorar, traz alguns sintomas clássicos que são bastante desconfortáveis de se lidar.

Mas será que toda mulher está fadada a sofrer com as ondas de calor durante a menopausa? Hoje iremos mostrar algumas formas de lidar com o problema para que você passe pela menopausa de forma menos conturbada. Confira!

O que são as ondas de calor na Menopausa?

Um dos traços mais marcantes de nossa época é que atingimos uma expectativa de vida muito maior — na verdade a maior da história, até então. Isso significa, indiretamente, que hoje mais mulheres estarão sujeitas a passar pelo período da menopausa e, junto com ela, pelas ondas de calor.

E é interessante notar que a menopausa varia bastante de mulher para mulher, tanto em sintomas quanto, muitas vezes, na duração de todo o processo. Porém a maioria esmagadora das mulheres acabam relatando as ondas de calor como um sintoma muito comum desse processo.

O que são as ondas de calor na Menopausa
Fonte/Reprodução: original

E para as mulheres que ainda não passaram pela menopausa, aqui vai uma breve descrição de como as ondas de calor podem ser desconfortáveis:

Essas ondas de calor características da menopausa começam inicialmente na região da cintura, subindo o tronco e chegando até o pescoço e cabeça. Nesse momento é que o calor se intensifica e a mulher costuma a suar bastante, ficar vermelha, ter os seus batimentos cardíacos aumentados e as mais sensíveis podem, até mesmo, sentir tontura e náuseas. Viu como apesar de ser um processo natural as ondas de calor são um infortúnio?

Por isso estamos aqui para te ajudar com algumas dicas essenciais e importantes sobre como, ao menos, amenizar esse efeito da menopausa!

Porque sinto ondas de calor na menopausa?

Para entender porque existem ondas de calor durante a menopausa nós devemos entender primeiro a própria menopausa. A menopausa é um processo natural que ocorre com as mulheres próximas dos 40 ou 45 anos.

Nesse período a mulher está cessando, biologicamente falando, suas atividades reprodutivas. E, como o organismo humano é um mecanismo biológico complexo, para cessar essas atividades, que a mulher tem desde sua puberdade, seu organismo para de produzir e sintetizar alguns hormônios super presentes em sua vida biológica.

Um desses hormônios é o estrogênio, que cai bruscamente no período da menopausa. Acontece que o estrogênio é um hormônio responsável por regular a temperatura corporal, então, logo no período de sua queda e ao longo de toda a menopausa é comum que as mulheres sintam uma profunda alteração na temperatura corporal.

As ondas de calor se caracterizam por essas alterações e não são ondas de calor “reais”, ou ao menos materiais. Elas não existem fisicamente, são apenas uma sensação biológica.

Como lidar com as ondas de calor da Menopausa?

As ondas de calor no período da menopausa são quase como um ritual de passagem presente na vida humana, porém elas não deixam de ser desconfortáveis simplesmente por serem universais e biologicamente necessárias.

Como lidar com as ondas de calor da Menopausa
Fonte/Reprodução: original

Por isso, estamos aqui para apresentar algumas formas de lidar com essas ondas de calor para que sua passagem pela menopausa seja a mais tranquila possível. Confira!

Reposição hormonal

Uma vez que o processo da menopausa é causado pela falta de determinados hormônios produzidos pela mulher, é natural que repor esses hormônios com indicações de um médico especialista alivie os sintomas.

Porém esse método gera ainda discussão entre a comunidade médica. Há uma associação entre o tratamento de reposição hormonal e a incidência de câncer de mama, tanto que mulheres que já tiveram histórico do câncer não são recomendadas para realizar esse tratamento. Portanto, não é recomendado, pois o uso de repositores de hormônios podem trazer muitos ricos a saúde, como o já mencionado aumento do risco de câncer de mama, demência e até derrame.

Remédios contra Ondas de Calor

Há alguns remédios disponíveis no mercado que podem ajudar bastante a lidar com as ondas de calor. São uma alternativa para quem não quer arriscar ou acha a terapia hormonal dispensável.

Boa parte dessas drogas são sim remédios mais fortes, antidepressivos e drogas dessa natureza. Porém, quando receitados para ondas de calor da menopausa, eles vêm em doses bem menores.

Hábitos Diários

Existem alguns hábitos que você pode adquirir ou evitar para que as ondas de calor não te atinjam com tanta gravidade, fazendo com que sua rotina te defenda contra as ondas de calor da menopausa.

Um dos cuidados mais básicos neste período é evitar fumar e consumir bebida alcoólica, pois ambos os hábitos estimulam as ondas de calor.

Optar por roupas mais leves no processo de menopausa também é uma boa pedida, pois assim seu corpo estará mais refrescado. Se você não tem o hábito de beber muito líquido, então é bom começar a ter. Beber líquido e optar por bebidas refrescantes vai muitas vezes te salvar de sentir muito calor.

E vale tudo para que as mulheres se sintam melhor, sendo muito recomendado que busquem terapias complementares como yoga e meditação

Além disso, quanto mais fechado o ambiente, mais propício ao calor ele será. Então se você puder dar preferência a locais abertos, vai perceber muito mais benefícios!

Alimentação pró-estrogênio

Uma alimentação pró-estrogênio ajudará você perder peso naturalmente e também reduzirá sintomas chatos como o calorão, insônia e lhe trará mais libido e energia.

Tudo isso porque certos alimentos contêm fitoestrogênios (estrogênio da planta) que são capazes de simular a ação do hormônio real.

Quanto tempo pode durar as ondas de calor?

O nosso organismo é realmente incrível, e suas características podem ser tão distintas de um para outro que calcular um processo simples como a menopausa pode ser realmente problemático. Em média a menopausa dura de 3 a 6 anos, porém os seus sintomas variam bastante, sendo mais fortes geralmente no final do processo.

Mas há mulheres mais sortudas cuja menopausa não chega nem a um ano, durando poucos meses. E outras, mais azaradas, pegam processos de menopausa mais longos, de até 8 anos.

Remédios caseiros funcionam?

Acima falamos bastante de alguns métodos de tratamento que ajudam a mitigar os danos causados pela menopausa, principalmente as ondas de calor relacionadas a esse processo biológico. Mas, além daqueles tratamentos, há alguns menos invasivos feitos por métodos naturais.

Esses são ideais para quem quer lidar com um problema natural do corpo humano com componentes encontrados na natureza. Então vamos conhecer alguns desses remédios caseiros e naturais que podem te ajudar com as ondas de calor.

Entre esses remédios existem os suplementos, que são um método de tratamento que pode ser feito em casa e sem nenhum tipo de substância farmacológica complexa, de maneira fácil e segura com a ingestão de cápsulas. Entre eles estão:

  • Ômega 3 Premium: um estudo realizado na Universidade de Laval, no Canadá, observou um grupo de mulheres que fez ingestão de 3 cápsulas de ômega 3 por dia e, dentre outros benefícios, relataram alívio das ondas de calor e estresse;
  • Chlorella Premium: por atuar no organismo regulando hormônios, removendo toxinas e melhorando o metabolismo e a circulação, as cápsulas de Chlorella são excelentes aliadas para aliviar os sintomas relacionados à menopausa;
  • Spirulina Premium: Por possuir ser rica em diversos nutrientes importantes, além de uma variedade de antioxidantes e minerais, as cápsulas de spirulina reduzem substâncias tóxicas presentes no organismo, combatem inflamações e, além disso, aumentam a imunidade. Tudo isso contribui para a redução dos sintomas da menopausa.
  • Alimentação pró-estrogênio: aposte em alimentos fitoestrógenos como: frutas (maçã, romãs, morango, oxicocos, uva), legumes (cenoura, inhame), grãos (aveia, cevada, germe de trigo) e óleos (óleo de girassol, óleo de soja, óleo de amêndoas). Clique aqui e conheça o programa que pode te ajudar a aliviar os sintomas da menopausa naturalmente.

Como podemos ver, o mundo dos suplementos dispõe de algumas saídas naturais no combate aos sintomas da menopausa. Além desses já citados, dos quais todos podem ser encontrados em suplementos, há outros bem interessantes.

No entanto, como mencionamos, o consumo de alimentos com esses nutrientes nem sempre garante o consumo ideal deles, já que a quantidade presente em cada alimento é variada e, para garantir a quantia ideal, seria necessário seguir à risca uma dieta proposta por sua nutricionista. Ainda assim, pode ser que essa profissional indique o suplemento por capsulas, que facilita a ingestão e o controle da quantidade diária.

Agora que você já conhece bem sobre esse período da vida feminina e principalmente as ondas de calor características, não deixe de seguir nossas dicas para passar por esse período de maneira mais confortável!

Quer reduzir os sintomas da menopausa e melhorar a qualidade de vida nesta fase? Então, clique aqui e conheça o Programa Menopausa Feliz, que é o resultado de mais de 2 anos de estudos para te ajudar a prosperar nessa fase da vida.

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *