Conheça tudo que causa o cansaço físico e como tratar desse problema

Conheça tudo que causa o cansaço físico e como tratar desse problema

O que você vai ler neste post

É muito normal sentirmos cansaço físico no dia a dia. A rotina corrida, a falta de tempo para se dedicar a atividades de lazer, o desequilíbrio alimentar, o sedentarismo, o estresse constante e as preocupações diversas da vida adulta, são algumas das coisas que, perceptivelmente ou não, geram cansaço nas pessoas.

Todo mundo já sentiu cansaço físico em algum momento da vida. Na verdade, segundo o seu estilo de vida, é capaz que você sinta isso com uma frequência que não gostaria. Mas não tem jeito, se sentir cansado faz parte da vida, o que não deve e não pode acontecer é isso se tornar corriqueiro a ponto de atrapalhar as atividades do cotidiano.

Conhecer isso é importante para enfrentar esse problema que atinge quase todo mundo. Iremos esclarecer suas dúvidas e te ajudar a entender mais sobre isso, além de mostrar maneiras simples de tratar do cansaço físico. Aproveite bem as informações.

 

O que é cansaço físico

Mas, afinal, o que é o cansaço físico? Essa pergunta é simples de responder, mas seus desdobramentos são extensos e complexos, vamos lá. O cansaço é uma condição física, ou mesmo mental, que está diretamente relacionada ao esforço que é realizado ao longo do dia pelos indivíduos em suas respectivas rotinas.

Esse estado é caracterizado pela sensação de desconforto físico e a falta de energia que pode ser sentida em todo o corpo. Aspectos mentais também podem estar associados ao cansaço físico ou mesmo à fadiga, este último problema, inclusive, é um pouco mais complexo que o primeiro.

Isso porque ele não está apenas ligado ao esforço realizado pelo corpo no dia a dia, mas pode ser fruto também de desequilíbrios psicológicos e até emocionais. Geralmente também está associado a doenças físicas ou mentais.

 

Como ocorre o cansaço físico

O cansaço físico está geralmente relacionado com as atividades que fazemos ao longo do nosso dia. Se você exerce uma profissão em que precisa de muita dedicação física (como serviços pesados no geral), se você é um atleta profissional ou amador que faz treinos de alta intensidade, ou mesmo se você ficar acordado até muito tarde em uma festa, é muito provável que se sinta cansado no dia seguinte.

Ao submeter seu corpo a cenários como esses ele irá responder por meio do cansaço que já conhecemos e estamos acostumados. Agora, se a questão for a fadiga, outras razões podem estar relacionadas, como o estresse, desequilíbrios hormonais, má alimentação, consumo de álcool, sedentarismo, entre outros.

As consequências dessa condição na vida são muito impactantes e podem afetar as funções corporais e a saúde de uma maneira geral de diferentes formas, mudanças no apetite é um exemplo. Além disso, também podem ser observadas alterações no peso, no humor e até na memória. Vamos entender um pouco mais sobre outras causas do cansaço.

 

Outras possíveis causas do cansaço físico

Além do esforço físico propriamente dito e da energia gasta pelo organismo, existem outras coisas que podem estar associadas ao cansaço físico e à fadiga. Veja a seguir algumas das mais comuns.

 

Alimentação

Como já citado no texto, a má alimentação pode levar ao cansaço físico, principalmente se você, por alguma razão qualquer, tem o hábito de pular refeições. Isso porque existe uma quantidade de energia (calorias) que o nosso corpo precisa diariamente, e se você não suprir essa necessidade energética específica é normal se sentir cansado.

Vale também lembrar que não adianta apenas comer em quantidades generosas. O ideal é não pular refeições e se alimentar com comida saudável, para fornecer ao corpo energia em boa quantidade e com qualidade.

No geral, o indicado é fazer de cinco a seis refeições por dia, intercalando café da manhã, almoço e jantar com lanches nutritivos e saudáveis. Seu corpo precisa de energia e a alimentação é o melhor método para dar isso a ele.

 

Álcool

Consumir bebidas alcoólicas em excesso também pode influenciar negativamente no aporte energético do seu corpo. Beber muito pode fazer você acordar de madrugada, o que atrapalha seu sono e, consequentemente, seu processo de descanso.

O alto consumo de álcool também pode gerar consequências emocionais, afetar o humor e o sono da pessoa, coisas que também vão refletir na sua disposição durante o dia.

 

Pouca Vitamina

Estar cansado com frequência também pode ter a ver com baixos níveis de alguns nutrientes importantes no corpo, como a vitamina D, a vitamina B12, o ferro, o potássio e o magnésio. Com um simples exame de sangue é possível saber se a deficiência de micronutrientes realmente é o seu problema.

Em caso positivo, com o consumo de suplementos multivitamínicos, aqueles que, com uma única cápsula, é possível suprir a necessidade diária de vários nutrientes pode ser a solução. Ou, então, pode ser indicado também uma mudança na rotina alimentar, para privilegiar alimentos que forneçam os nutrientes em falta.

 

Peso corporal

Ter o controle sobre o seu peso corporal também é algo que pode ajudar bastante a ter mais energia no dia a dia. Isso acontece porque, quando nós estamos acima do peso, mais energia é necessária para realizarmos as atividades simples do cotidiano, como subir uma escada ou alterar um móvel da nossa casa de lugar, por exemplo.

Nesse cenário, é importante pensar em um plano para mudar essa situação. Fazer atividade física com regularidade, se alimentar bem e, se necessário, procurar um profissional da nutrição para te ajudar, são boas práticas para serem tomadas.

 

Testosterona baixa

Baixos níveis de testosterona também é algo que pode gerar cansaço físico. Essa substância, além de ser o principal hormônio sexual masculino, desempenha um papel importante no aporte energético do corpo e da mente do indivíduo. Portanto, quando ela é produzida em pouca quantidade, é normal ter pouca energia.

Esse cenário se apresenta geralmente aos homens mais velhos. À medida que envelhecem, os homens passam a produzir menos esse hormônio, o que é algo natural.

 

Hábitos de sono ruins

Todo mundo sabe que dormir é algo essencial para recuperar a energia do organismo e ter disposição durante o dia. Nesse contexto, se você tem maus hábitos noturnos, significa que existem grandes possibilidades de você sofrer as consequências quando estiver acordado. Dormir pouco e em horários alternativos são dois dos principais fatores que podem desencadear problemas com o cansaço.

Ter bons hábitos de sono é algo muito importante e que não pode ser negligenciado. Dormir em um ambiente confortável e sem distrações, evitar ter contato com aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir e manter uma rotina de sono (com horários certos para dormir e acordar) são exemplos de boas práticas que melhoram a qualidade do sono.

 

Estresse

O estresse, na sua forma crônica, pode provocar cansaço e fadiga. Isso acontece porque o estado causado pelo estresse gera uma grande produção de cortisol e adrenalina no nosso corpo, o que deixa ele em uma situação de preparo para enfrentar cenários de luta ou fuga. Em outras palavras, o estresse faz o corpo se preparar para algo que não acontecerá e gasta energia sem motivo.

Quando isso acontece poucas vezes não é algo tão danoso assim, mas quando é algo contínuo leva o corpo a estados elevados de gasto de energia. Dessa forma, controlar o estresse do dia a dia também é fundamental para combater e tratar do cansaço físico.

 

O que fazer para tratar do cansaço físico excessivo

Como existem diferentes causas para o cansaço físico e a fadiga, também existem maneiras diversificadas de tratar o problema. Cuidar da alimentação é um bom começo. Sem os nutrientes adequados e na quantidade correta, dificilmente seu corpo terá energia na quantidade certa para você viver bem.

Abranger um pouco a ideia de vida saudável para outros aspectos do cotidiano também é algo importante. Adianta pouco se alimentar bem, mas consumir álcool em excesso e não fazer exercício físico ou atividade física regularmente. Transforme a sua vida, faça exercícios e pegue leve na bebida, isso ajudará a controlar o cansaço físico.

Também não deixe de visitar um médico se você sentir que for necessário. Talvez seja preciso averiguar com mais detalhes as possíveis causas do seu cansaço físico em excesso por meio de exames. Além disso, se for o caso, o profissional também poderá fazer a indicação de medicamentos ou mesmo de suplementos.

No caso dos suplementos, existe uma gama bem variada de tipos que podem ser usados para tratar do cansaço físico. Vamos conhecer alguns deles.

 

Suplementos que ajudam a combater o cansaço físico

Entre os suplementos mais importantes para ter energia e tratar do cansaço físico, a vitamina B12 tem um papel especial, porque ela exerce um papel muito importante na função celular e também no metabolismo energético.

A cobalamina, como também é conhecida, não é produzida naturalmente pelo nosso corpo e nós temos que obtê-la a partir da alimentação (com produtos de origem animal, como carne e aves) ou através de suplementos. O déficit da vitamina B12 pode causar problemas com a hemoglobina, que está diretamente associada ao cansaço e à fraqueza corporal.

A suplementação com ferro é importante para tratar do cansaço físico, porque também pode causar pouca produção de hemoglobina quando se encontra em baixos níveis no organismo. Quando temos pouco ferro no sangue, as nossas células e tecidos não conseguem receber oxigênio na quantidade certa, o que causa o cansaço. Pouco ferro é, inclusive, a deficiência nutricional mais observada no mundo.

A vitamina C também entra na lista dos suplementos recomendados para combater o cansaço. A principal razão está associada ao fato de que esse nutriente ajuda nosso corpo a absorver o já citado ferro, que em baixos níveis nos leva ao cansaço.

Reforçar as defesas do organismo com vitamina A é essencial para nos proteger dos danos causados pelos radicais livres, substâncias nocivas produzidas pelo nosso corpo quando somos expostos à poluição ou consumimos alimentos ruins. Por causa disso e por fortalecer nossas defesas, essa vitamina pode ajudar a reduzir o nosso cansaço.

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, quando está presente em baixas quantidades no nosso corpo, pode nos causar fadiga. O motivo é o mesmo do ferro e da vitamina B12: pouca hemoglobina. Aqui é outro caso de ter que se recorrer à suplementação ou alimentação, já que nosso organismo não consegue produzir esse nutriente sozinho.

Numa lista de substâncias que combatem o cansaço físico, não dá para não citar a cafeína. Considerada o estimulante mais consumido no mundo, é muito comum ela estar presente no cotidiano das pessoas e pode ser encontrada em diferentes produtos, como chás, refrigerantes, café e bebidas energéticas. Também é muito comum encontrar cafeína em suplementos pré-treinos.

De acordo com estudos, nós podemos consumir, sem riscos, até 400mg de cafeína por dia. Portanto, fazer a suplementação dessa substância pode ser uma boa alternativa para tratar do cansaço físico.

O chá verde também é um produto bastante lembrado quando o assunto é tratar do cansaço físico e da fadiga de uma maneira geral. É um suplemento muito comum e bastante eficiente para obter mais energia. Sua ação é baseada principalmente no aminoácido L-teanina, que melhora as funções cerebrais e o metabolismo de uma forma geral.

Um excelente exemplo de suplemento de chá verde que pode ser consumido para combater o cansaço é o Chá Verde Premium da Nutrilife Caps. Trata-se de um suplemento natural, onde uma única cápsula pode trazer vantagens equivalentes à ingestão de 10 xícaras de chá verde.

Esse produto está na categoria Premium, pois possui certificação especial, emitida na Ásia, que garante que as folhas usadas para fazer o produto passa por um processo detalhado de seleção e estão livres de substâncias como pesticidas, por exemplo. A síntese desse produto também é muito boa, o que garante que o corpo absorva bem e aproveite ao máximo seus benefícios.

Além de combater o cansaço, ao fornecer energia e disposição, o Chá Verde Premium também melhora aspectos como o humor, a vigilância e a memória do indivíduo, garante subsídios para uma maior longevidade e também contribui na prevenção de doenças metabólicas.

Além do Chá Verde Premium, a Nutrilife Caps ainda oferece outro produto muito eficiente para tratar do cansaço físico e dar mais energia para o indivíduo, a Spirulina Premium. Esse suplemento, especificamente, é composto por vários nutrientes que ajudam no combate ao cansaço e que também oferece saciedade para quem usa.

Com altas doses de ferro, vitaminas do complexo B, potássio, triptofano, magnésio e outras substâncias, a Spirulina Premium garante energia e a sensação de saciedade para o corpo, o que ajuda no combate ao cansaço e ainda contribui para a manutenção de um peso saudável.

 

Como tomar corretamente dos suplementos que ajudam no cansaço físico

Por serem produtos com diferentes composições, a Spirulina Premium e o Chá Verde Premium devem ser consumidos de maneiras diferentes, apesar dos dois influenciarem no aporte de energia e disposição para os indivíduos.

No caso da Spirulina Premium, o consumo deve ser feito por três cápsulas ao dia, de preferência pela manhã ou antes das refeições. O Chá Verde Premium é diferente, o recomendado é tomar 2 cápsulas do produto ao dia, no caso, antes do almoço.

 

Onde comprar os suplementos para tratar do cansaço físico

Os dois suplementos podem ser adquiridos diretamente na página oficial da Nutrilife Caps. Tanto o Chá Verde Premium quanto a Spirulina Premium possuem páginas onde é possível conhecer melhor os produtos e comprá-los.

Acesso o site da Nutrilife Caps e conheça nossos produtos. Tudo com origem natural e com fórmulas completas para trazer os benefícios desejados por você. Oferecemos as melhores formas de pagamento em uma plataforma segura e reconhecida no mercado!

 

Veja mais em nosso Blog!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.