Muitos procuram entender quais são as raízes da ansiedade, sejam eles cientistas ou apenas indivíduos que sofrem com esse mal diariamente. Com diversos tratamentos e materiais que mostram novas descobertas, o estudo da ansiedade mostra como um sentimento natural da humanidade pode ser avassalador quando sua intensidade aumenta.
Conforme informa a OMS, a pandemia criou um cenário no qual pelo menos 1 bilhão de adolescentes conviveram com algum transtorno psicológico, onde a depressão e a ansiedade tiveram um aumento de cerca de 25% na população durante 2020. Ao observar as tendências atuais, é correto pensar que o cenário piora a cada ano que se passa.
Pelo fato de vivermos no auge dos problemas relacionados à mente, compreender as raízes da ansiedade é vital para garantir uma boa qualidade de vida.
O que é o transtorno de ansiedade?
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio conhecido mundialmente como uma preocupação exagerada e de difícil controle. É um dos transtornos mais comuns e atinge grandes parcelas da população mundial.
O número de pessoas que não tratam o transtorno de ansiedade é muito alto pelo fato delas se acostumarem e normalizarem as sensações devido ao tempo de convivência. Os critérios para se detectar o transtorno estabelecidos pelos médicos costumam ser:
- Intensidade da ansiedade;
- Frequência que os sintomas aparecem;
- Contexto no qual os sintomas aparecem.
Durante o tratamento, os médicos buscam compreender quais são as raízes da ansiedade daquele paciente e, por meio de procedimentos que podem envolver remédios ou práticas clínicas, ajudar no controle do problema. A dificuldade se encontra na complexidade das raízes da ansiedade, já que ela pode ser somente um fator ou uma mistura de vários acontecimentos.
Quais os sintomas do transtorno de ansiedade?
Os sintomas do transtorno de ansiedade começam leves, mas muito cedo na vida do paciente. Conforme o tempo passa, esses sintomas se fortalecem ao ponto de se tornarem uma grande bola de neve. Alguns deles são:
- Preocupação ou expectativa excessiva em relação a algo;
- Compulsão por alimentos;
- Medos irracionais;
- Inquietude;
- Pensamentos perturbadores;
- Sono de má qualidade.
A preocupação excessiva é o sintoma base para a criação dos demais. Através deles, o cérebro fica condicionado a tentar se proteger de cenários que possam causar alguma dor a todo custo e, por isso, muita energia é direcionada para pensamentos sobre possibilidades.
A compulsão dos alimentos nasce como uma resposta aos estímulos ansiosos. Geralmente, as pessoas ansiosas buscam conforto e paz nas sensações causadas pela comida e esse fato desencadeia as crises e problemas relacionados ao distúrbio. Vale ressaltar que existem casos nos quais a compulsão alimentar existe mesmo com ausência da ansiedade.
Os medos irracionais são resultados das tentativas cerebrais de impedir uma situação que possa gerar algum perigo para a pessoa. O resultado disso são sintomas de ansiedade quando algo que remonta a sensações ruins está perto da pessoa.
A inquietude se manifesta através da incapacidade da pessoa de manter a concentração, fadiga e desespero constante. Ela acontece pela preocupação exagerada e interfere diretamente na qualidade de vida da pessoa.
Os pensamentos perturbadores são características de quem possui questões de ansiedade ou depressão, justamente por esses caracterizarem situações incômodas a pessoa. No entanto, a recorrência desses pensamentos também pode indicar outros transtornos mentais como a bipolaridade. Atenção para sinalizar esse ponto ao seu médico, pois é informação crucial para captar as raízes da ansiedade que tanto incômoda.
O sono de má qualidade tanto pode ser o excesso dele como sua falta. A ansiedade em excesso é capaz de alterar como o cérebro se comporta diante das situações e, consequentemente, como ele envia as respostas. Todos esses itens da lista acontecem em qualquer momento do dia da pessoa que sofre com os transtornos de ansiedade.
Causas e impactos da ansiedade
Para explorar as raízes da ansiedade, é necessário observar as causas da maioria dos transtornos. Através desses dados, é possível criar ideias de tratamento e compreender como essas causas se comportam na atualidade. São algumas causas da ansiedade (e do transtorno simultaneamente):
- Fatores genéticos;
- Doenças da pessoa;
- Ambientes ruins;
- Maus hábitos (má alimentação, drogas, entre outros);
- Formação do psicológico.
Os fatores genéticos são algumas das causas justamente por passar problemas de gerações anteriores às pessoas mais novas. Isso se conecta com as doenças que a pessoa já carrega consigo que podem auxiliar mais ainda no agravamento do distúrbio. Pacientes com problemas cardíacos, por exemplo, têm muitas chances de desenvolver quadros ansiosos devido à geração constante de incômodos.
Os ambientes ruins são prejudiciais para a saúde mental de qualquer pessoa e influenciam na criação excessiva de pensamentos ruins e prejudiciais à saúde. É possível somar esse ponto com a criação de maus hábitos, a exemplo do fumo ou ingestão de bebidas alcoólicas devido a influências externas, ou internas.
Por último, todos os fatos anteriores (ou parte deles juntos) proporcionam a formação de um psicológico ansioso e repleto de problemas causados por diversos fatores diferentes. A variedade de fatos que causam a ansiedade dificulta bastante uma solução absoluta para todos os casos existentes.
Os impactos da ansiedade atingem todas as áreas da vida da pessoa que possui o problema. Com todos esses sintomas, a pessoa que sofre de ansiedade tem problemas para desenvolver desde as atividades mais simples até as que são rodeadas por uma grande atmosfera de estresse.
Um exemplo que inclui todos os pontos trazidos na lista é uma pessoa em um término de um longo relacionamento. Se ela já possui histórico de ansiedade na família e, ainda, se o ambiente que a pessoa frequenta não for favorável, a tendência é o nascimento de um transtorno de ansiedade.
Outra situação clássica é o profissional que sente sensações como tontura, fraqueza e outros problemas relacionados quando é chamado para uma reunião importante. A depender do grau desses sentimentos, a pessoa não consegue trabalhar adequadamente e, em muitos casos, sequer se comunica com o chefe ou colegas de trabalho.
Qual é a diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade?
O transtorno de ansiedade é o excesso de preocupação que causa consequências físicas e mentais. É diferente do sentimento natural de ansiedade, justamente porque esta serve para manter os seres humanos em alerta.
Para te ajudar na diferenciação, pense nas fobias. Uma pessoa que somente tem nojo de sapos, por exemplo, apenas demonstra afastamento da criatura, mas não ansiedade. Uma fobia de sapos, no entanto, causa um medo irracional da situação e se caracteriza como um transtorno de ansiedade.
Produtos que ajudam na ansiedade
Sabe-se que a ansiedade é um problema comum, e seus transtornos atingem muitas pessoas ao redor do mundo. Por isso, a Nutrilife Caps propõe para você, dentre os vários produtos existentes no site oficial, a Spirulina Premium.
Este é um superalimento à base da cianobactéria Spirulina, muito conhecido pelos praticantes de atividade física e pelos que desejam uma alimentação mais saudável. A presença de vitaminas do complexo B e triptofano são os principais componentes que tornam esse superalimento fortes candidatos para combater a ansiedade devido ao incentivo por uma maior produção de serotonina, o neurotransmissor da felicidade.
Através deste artigo você conheceu diversas abordagens a respeito das raízes da ansiedade e tem uma ideia melhor de como esse problema pode influenciar no dia a dia de uma pessoa. Portanto, conheça a Spirulina Premium oferecida pela Nutrilife Caps para proporcionar as boas sensações que o controle da ansiedade pode oferecer!
2 respostas
Quando receberei a compra do SPIRULINA PREMIUM que comprei faz mais de uma semana e não me foi enviado nem como acompanhar a compra.
Helio, o prazo de entrega é até 10 dias uteis, voce pode acompanhar a rota de entrega pelo site dos correios: https://rastreamento.correios.com.br/app/index.php com o sódigo de rastreio que acabei de enviar ao seu e-mail.
Até breve