Dieta anti inflamatória 3 alimentos de café da manhã que exterminam a inflamação

Dieta anti inflamatória: 3 alimentos de café da manhã que exterminam a inflamação

O que você vai ler neste post

Você já ouviu falar em dieta anti inflamatória? Essa reeducação alimentar faz parte da rotina de muitos brasileiros e atua na diminuição do seu processo inflamatório crônico, ou seja, aquele que acontece por um longo período de tempo.

A adoção desse tipo de dieta é essencial para o nosso bem-estar! Afinal, ela também é responsável por ajudar na prevenção de diversas doenças como a hipertensão arterial, a diabetes, a obesidade, câncer e até mesmo os sintomas de ansiedade e depressão.

Assim, a dieta anti inflamatória segue um estilo alimentar composto por: alimentos com gorduras consideradas saudáveis (nozes, amêndoas, peixes e azeite), alimentos repletos de nutrientes (frutas, legumes ou verduras e ervas), carboidratos com baixa glicêmica, dentre outros.

Diversos especialistas recomendam uma dieta anti inflamatória com alimentos ricos em agentes antioxidantes e com equilíbrio dos diversos componentes responsáveis por administrar diferentes funções em nosso corpo.

Ficou interessado em uma dieta anti inflamatória? Que tal começarmos uma logo na refeição mais importante do dia (o café da manhã)? Separamos aqui 3 alimentos essenciais para estar na sua mesa pela manhã e compor a sua dieta ideal!

Existem alimentos que podem fazer parte de uma dieta anti inflamatória?

A verdade é que pouquíssimas pessoas sabem o que é uma dieta anti inflamatória, e quem conhece só sabe a respeito dela por ter sido receitada por um nutricionista.

Bem, essa dieta é considerada uma reeducação alimentar com diferentes tipos de alimentos que apresentam propriedades anti inflamatórias para o nosso organismo. Afinal, eles também são responsáveis pela prevenção de inúmeras doenças que nos afetam, como a hipertensão arterial, artrite, diabetes e diferentes síndromes do metabolismo.

Existem alimentos que podem fazer parte de uma dieta anti inflamatória
Fonte/Reprodução: original

E suas ações em nosso organismo não param por aí! Além disso, a dieta anti inflamatória também é responsável por fortalecer o nosso sistema imunológico, ajudar no processo de cicatrização do nosso corpo e, com sua ação antioxidante, retardar a ação dos radicais livres e o processo do envelhecimento.

Tudo isso porque os alimentos que compõem uma dieta anti inflamatória são ricos em substâncias como o ômega-3, carotenóides, flavonóides e polifenóis, que atuam diretamente na redução da síntese de substâncias e de moléculas que agem no processo inflamatório — como as prostaglandinas e as citocinas.

Mas que alimentos são esses? Os principais que compõem uma boa dieta anti inflamatória são: as frutas vermelhas (como morango, framboesa, cereja, amora ou a goiaba), as cítricas (laranja, abacaxi e o limão), o azeite de oliva, os peixes e outros frutos do mar, abacate, vegetais de coloração verde, diferentes tipos de pimenta, pimentões, chá verde, chocolate amargo e o açafrão.

Esses são apenas alguns exemplos de alimentos com ações anti inflamatórias. Mas, você sabia que podemos começar uma dieta anti inflamatória já no nosso café da manhã? Pois é, há diversos alimentos que podem compor essa refeição e não nos damos conta!

Como os alimentos podem exterminar uma inflamação?

Antes de entendermos como os alimentos de uma dieta anti inflamatória podem ajudar a controlar uma inflamação, precisamos compreender o que é esse processo e como ele ocorre em nosso organismo.

O Processo Inflamatório

De uma forma simples e geral, o processo inflamatório é uma reação comum que ocorre em nosso organismo como forma de defesa contra diferentes corpos estranhos.

Quando falamos deste processo, nesse sentido, é aquele provocado pela ingestão de alimentos que contém diferentes toxinas e substâncias que estimulam a inflamação — somados a determinados comportamentos diários.

Essas toxinas, de forma resumida, são proteínas que o nosso sistema não consegue digerir de forma adequada. Assim, o organismo não reconhece o alimento e inicia todo esse processo de inflamação pois, de certa forma, ele é considerado um corpo estranho que desperta a produção das células de defesa.

Além disso, quando temos uma dieta baseada em alimentos inflamatórios, a inflamação se torna crônica e pode contribuir para o surgimento de doenças como a diabetes, hipertensão, obesidade, artrite e principalmente, o aumento no colesterol e no triglicerídeos.

Os alimentos anti-inflamatórios

Então, como a dieta anti inflamatória funciona em nosso organismo? Assim que consumidos e digeridos os alimentos, as proteínas e substâncias presentes nele — como o Ômega-3, os carotenóides ou os flavonóides — ajudam a secretar diversos hormônios responsáveis por inibir ou por reduzir a ação inflamatória do corpo.

Eles não só inibem o processo inflamatório do nosso corpo como, também, são grandes responsáveis por fortalecer o nosso sistema imunológico e proteger nosso organismo contra diversos tipos de alergias, assim como da gripe e do resfriado.

Vale a pena investir neles?

Adotar uma dieta anti inflamatória apresenta vários benefícios para a nossa saúde! O principal deles, obviamente, é ajudar a reduzir o processo inflamatório do nosso corpo e, como consequência, melhorar todo o nosso sistema imunológico. Mas você sabia que os pontos positivos de seu consumo vão além disso?

No geral, uma dieta anti inflamatória é responsável por equilibrar todo o nosso organismo e garantir o seu correto funcionamento. Ao atuar diretamente em diferentes moléculas liberadas durante o processo inflamatório, os alimentos se tornam extremamente importantes na luta contra diversas doenças crônicas.

Isso porque a dieta anti inflamatória é rica em diferentes nutrientes e outras substâncias benéficas, que ajudam o corpo a evitar doenças cardiovasculares, diabetes e, até mesmo, alguns tipos de câncer. Além disso, a ação antioxidante desses alimentos atua no combate aos radicais livres e previne diversos danos celulares ao nosso corpo.

Por fim, ela ajuda a eliminar da nossa rotina determinados alimentos que são processados ou industrializados — como mortadela, presunto e outros tipos de embutidos classificados como alimentos inflamatórios.

Ou seja, vale totalmente a pena investir em uma dieta anti inflamatória. Além de prevenir diferentes doenças, ela é essencial também para garantir uma melhor qualidade de vida e bem estar diário.

Quais são os melhores alimentos para um café da manhã anti inflamatório?

Há diferentes tipos de alimentos, como frutas ou nozes, que podem ser consumidos logo na primeira refeição do dia, e todos eles apresentam características em comum: são ricos em nutrientes e em gorduras que são consideradas saudáveis para o nosso corpo.

Quais são os melhores alimentos para um café da manhã anti inflamatório
Fonte/Reprodução: original

Além disso, os alimentos de uma dieta anti inflamatória também apresentam uma menor taxa de glicemia que os demais. Mas, diante de diferentes opções para a sua dieta, quais são os alimentos que precisam estar presentes em seu café da manhã?

Frutas frescas

As frutas frescas, como as uvas ou as frutas vermelhas, são integrantes extremamente importantes de uma dieta anti inflamatória. Isso porque as uvas, por exemplo, apresentam o resveratrol, um composto rico em ação anti inflamatória e antioxidante.

Probióticos

Os probióticos são fundamentais para garantir uma boa dieta anti inflamatória no café da manhã. Recomendado por diversos especialistas ao redor do mundo, os alimentos que são probióticos (como, por exemplo, o tão famoso Yakult) são bastante vantajosos para o nosso organismo.

Isso porque apresentam microrganismos que ajudam a proteger todo o nosso sistema digestivo e tem uma excelente ação anti inflamatória nos órgãos, pois ajudam a facilitar a digestão e a eliminação de todas as substâncias tóxicas do nosso corpo.

Nozes

As nozes e outras sementes também são integrantes bem importantes para uma boa dieta anti inflamatória! Eles apresentam diferentes proteínas, fibras e uma baixa glicemia que atua diretamente no processo inflamatório.

Uma dieta anti inflamatória é fundamental para garantir um bom equilíbrio para o nosso organismo e para prevenir diferentes doenças. Que tal mudar seus hábitos e adotar uma alimentação saudável, logo no café da manhã? Invista nesse tipo de reeducação alimentar e colha bons resultados! Para mais dicas, veja nosso clube saudável!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

21 respostas

  1. Achei fantástica a ideia da dieta anti inflamatória. Amei.
    Já pratico o aconselhamento alimentar, com o natuterapeuta
    E seguindo e estudando a Chlorela, que é o máximo, estou aprendendo e procurando melhorar minha alimentação, para uma melhor qualidade de vida, no meu envelhecimento.
    E agora com essa dica maravilhosa vou adotar sim essa dieta anti inflamatória.
    Estou muito feliz com a nutri Life caps e

  2. Adorei essas informações de alimentação anti-inflamatório já usei o Clorella há muito tempo me senti bem E difícil manter essa alimentação aqui nisso país nem é confiável

  3. Ótima orientação!!! Começarei por em prática essa orientação. Já consumo açafrão e uso farinha de linhaça dourada para o preparo do pão. GRATIDÃO pelas informações. Estou amando esses ensinamentos. ✍✍✍

  4. Tenho interesse em conhecer melhor ando muito empanzinado 3 a 4 dias sem ir ao banheiro e acredito em algum processo inflamatório vou tentar fazer essa dieta, acredito bastante que vai resolver muitas coisas

  5. Boa tarde! Estou usando a Spirulina,e tenho me sentido muito bem. Ainda não comprei a Chlorella,porque descobri uma gastrite,refluxo ácido e uma esofagite de Barret. Então prefiro não tomar tantos medicamentos,pois já faço uso de vários. Mas quero pedir a vocês,se possível que dispinibilizem uma dieta para o meu caso. O médico mais ou menos falou de alguns alimentos proibidos,mas creio que deva ser bem mais rígida a dieta para esse caso. Agradeço muito se puder ser atendida.

    1. Edenilze, já encaminhei ao nosso setor de redação sua sugestão de conteúdo, siga acompanhando nosso blog para receber novidades.
      Agradecemos seu feedback em relação a spirulina, e quanto a chlorella não há problema em fazer uso junto pois ambas são naturais e se complementam.
      Estamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *