Como identificar a fibromialgia e o que tomar para o tratamento

Como identificar a fibromialgia e o que tomar para o tratamento

O que você vai ler neste post

Identificar a fibromialgia inicialmente é fundamental para o correto acompanhamento e diagnóstico da doença. Entretanto, mesmo presente em muitas pessoas dentro da nossa população, a fibromialgia é uma doença onde muitos não sabem afirmar qual é a causa por trás dos primeiros sinais e sintomas – assim como não tem noção do que tomar para iniciar o tratamento.

Bom, a fibromialgia pode ser caracterizada como uma doença neurológica que promove a sensação dolorosa generalizada e uma maior sensibilidade ao longo de todo o nosso corpo. Seu diagnóstico é bastante difícil de ser realizado, pois não há ainda dentro da medicina um exame específico para detectar a presença da doença.

Ou seja, identificar a fibromialgia é uma grande missão, afinal, seu diagnóstico é feito por meio dos resultados de outros exames e por uma investigação aprofundada, que elimina outras supostas causas para os sinais e os sintomas presentes no indivíduo.

Justamente por conta da sua sintomatologia crônica, a fibromialgia se torna uma doença que afeta tanto o físico como o mental, de forma que outros transtornos possam surgir como a depressão, por exemplo.

Por isso é extremamente importante saber como identificar a fibromialgia e ter noção e conhecimento sobre o que tomar.

Infelizmente, a medicina ainda desconhece uma cura para essa doença. Entretanto, o reumatologista é o clínico responsável por orientar o tratamento para fibromialgia e por ajudar quem apresenta a doença a ter uma melhora de vida durante o seu dia-a-dia. Quer saber mais sobre a doença e como identificar a fibromialgia? Acompanhe nosso texto!

Como identificar a fibromialgia

Definida como uma doença neurológica e crônica, responsável por provocar uma dor e sensibilidade por todo o corpo do indivíduo, a fibromialgia é bem comum em mulheres, onde seus primeiros sinais costumam surgir durante a fase adulta, normalmente na faixa etária entre 30 e 50 anos.

Como identificar a fibromialgia
Fonte/Reprodução: original

Os sinais e sintomas da fibromialgia são extremamente desconfortáveis e persistem por muitos meses e, às vezes, ultrapassam até anos. Por consequência, pessoas com essa condição acabam por sofrer também com insônia, cansaço em excesso durante o dia-a-dia e com diferentes transtornos psicológicos. Por isso, ter noção de como identificar a fibromialgia através de seus sintomas é extremamente importante para o correto manejo dessa doença.

Quais os sintomas

O principal sintoma necessário para identificar a fibromialgia é o surgimento de dor generalizada através do corpo todo. Essa sintomatologia pode ser acompanhada de outros sinais, tais como: sensibilidade em certas regiões do corpo ou no corpo inteiro, cansaço em excesso, sensação de rigidez muscular, dores de cabeça rotineiras, dificuldades para pegar no sono e problemas de concentração e de memorização.

Certos casos de fibromialgia também podem apresentar sintomas incomuns e bem menos frequentes do que os citados acima, como por exemplo a sensação de formigamento nas extremidades dos dedos, dores no osso mandibular e certos problemas no sistema gastrointestinal, em especial a síndrome do intestino irritável.

Além disso, também é bem comum o surgimento de um sintoma conhecido como ‘’névoa mental’’, onde o indivíduo sente uma certa dificuldade em alinhar seus pensamentos e sua capacidade de raciocinar e memorizar certas coisas acaba ofuscada. Justamente por isso, o surgimento de depressão e outros transtornos estão associados com esta doença.

Quais exames são necessários

Não existe um exame específico para detectar essa terrível doença, por isso, saber como identificar a fibromialgia através de seus sinais e sintomas sugestivos é essencial para facilitar o curso do diagnóstico.

O reumatologista é o médico indicado para dar o diagnóstico da doença, além de recomendar o que tomar para fibromialgia. Entretanto, a definição dessa condição pode demorar um pouco, por isso que muitos indivíduos passam anos em sofrimento sem saber o que causa as dores no corpo.

Como não há um exame específico para detectar a doença, o médico precisa investigar todos os sintomas e analisar as hipóteses diagnósticas que surgem de acordo com os sinais semelhantes, como, por exemplo, o hipotireoidismo.

Enfim, para chegar no correto diagnóstico e iniciar o tratamento para fibromialgia, os exames mais solicitados são os radiográficos e os exames de sangue.

O que tomar para o tratamento da fibromialgia

Infelizmente, a medicina ainda não foi capaz de descobrir uma cura para esta condição. Entretanto, há várias formas de se iniciar um tratamento para fibromialgia adequado de forma que os sintomas se amenizem.

O que tomar para o tratamento da fibromialgia
Fonte/Reprodução: original

O médico reumatologista será o responsável por avaliar a doença, determinar a melhor conduta para melhorar a condição de vida e diminuir todos os sintomas que o paciente apresenta.

Há diferentes formas de tratamento para fibromialgia, com remédios, por exemplo, onde utilizamos três classes principais: analgésicos, relaxantes musculares e antidepressivos. Também podemos usar consultas com psicólogos e terapia cognitivo-comportamental para ajudar no alívio dos sintomas, assim como fisioterapia, atividades físicas no dia-a-dia, alimentação com fatores anti-inflamatórios e, até mesmo, suplementos naturais.

Conheça alguns suplementos naturais que podem ajudar no tratamento

Ultimamente, uma das terapias que vêm sendo indicada no tratamento para fibromialgia é o uso de suplementos naturais. Recorrer à terapia natural é um excelente complemento ao tratamento para fibromialgia sugerido pelos médicos e demonstram resultados extremamente positivos.

Alguns dos suplementos mais utilizados são os que contém hipericão, por possuir efeitos semelhantes aos remédios antidepressivos, o ginkgo biloba, que ajuda na oxigenação e na circulação do sangue pelo corp, e a cúrcuma, pela sua forte ação analgésica e anti-inflamatória, o que ajuda no alívio das dores.

Aqui na Nutrilife Caps, você pode encontrar inúmeros suplementos para ajudar no tratamento para fibromialgia, para aliviar sua dor e os demais sinais e sintomas dessa doença terrível que afeta milhares de brasileiros. Saber o que tomar para fibromialgia é essencial para o combate contra essa doença!

Spirulina Premium

Com vitaminas do complexo B, ácido gamalinolênico e muitos outros nutrientes e antioxidantes essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo, a Spirulina Premium ajuda você a melhorar o desempenho do dia-a-dia por meio da produção de energia em seu corpo, garantindo foco e concentração nas atividades rotineiras.

Um estudo científico demonstrou que indivíduos com sinais de cansaço físico e mental fizeram uso deste suplemento durante oito semanas e apresentaram grande melhora, principalmente no que se diz respeito à disposição diária e energia durante as atividades do dia a dia.

Chlorella Premium

Esse suplemento natural é responsável por fortalecer e melhorar o sistema imunológico do seu corpo, o que o torna um grande aliado no tratamento para fibromialgia.

Com grandes vitaminas e minerais em sua composição, o suplemento fornece melhora no seu bem-estar, na saúde do seu intestino, da sua pele e ajuda na remoção de inúmeras toxinas do organismo!

Omega 3 Premium

O Omega 3 Premium é um suplemento natural que apresenta uma grande ação analgésica e anti-inflamatória, bastante utilizado no tratamento para fibromialgia e no controle dos altos níveis séricos de colesterol, da glicemia ou até mesmo na prevenção de doenças cardiovasculares. Além de ajudar na memória, no foco e na concentração.

Por fim, identificar a fibromialgia de forma precoce e ter conhecimento sobre o que tomar para fibromialgia são fatores fundamentais para garantir que haja o correto tratamento da doença e a melhora de todos os sintomas apresentados. Assim, a qualidade de vida e o bem-estar são adquiridos e o indivíduo passa a sofrer menos com os males dessa doença.

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.