Infelizmente lesões nas articulações durante a prática de exercícios são muito comuns. A localização e a função que as articulações têm em nosso organismo fazem delas alvos fáceis para machucados, desgastes e outros danos. Esses são causados não só por meio de exercícios, mas também por esforços repetitivos, pancadas de qualquer natureza, mau jeito, entre várias outras situações.
Mesmo sendo fáceis de machucar, elas são essenciais para nossa movimentação, nossos ossos e o organismo de maneira geral. Por isso, conheça formas de prevenir lesões nas articulações e como cuidar destas!
Quais os tipos de lesões nas articulações?
Existem várias lesões nas articulações que podem acontecer durante a prática de um exercício. As articulações são conexões entre dois ou mais ossos em nosso corpo. Essas conexões podem ser estáticas, mas no geral as lesões ocorrem nas juntas que são móveis e articuladas. As quais são:
- Ombro;
- Joelho;
- Cotovelo;
- Quadril;
- Mãos.
Essas são algumas das principais articulações que permitem o nosso movimento e muitas vezes saem machucadas de uma atividade física. Lesões em qualquer articulação costumam ser terríveis.
Uma lesão na articulação ocorre em um local que se movimenta com frequência, causando dor e dificultando a recuperação. Se condicionar a não utilizar a área lesionada também é um problema, e a longo prazo essas lesões podem incapacitar de maneira total a mobilidade do local afetado.
É natural que, conforme a idade avança, as articulações se tornem mais sensíveis a lesões e desgastes. O desgaste natural um dia chega, no entanto, você pode se prevenir de lesões desde cedo. De qualquer modo, vamos conhecer quais são elas e depois conhecer métodos e técnicas de prevenção. Confira!
Entorses
Mas conhecida como “mau jeito”, na linguagem técnica são chamadas de entorses as lesões nas articulações que acontecem quando há uma torção. O termo diz respeito aos movimentos que levam a articulação para além do movimento que ela suporta realizar normalmente.
Quando ocorre uma torção, a primeira coisa que a pessoa sente é uma dor gigantesca na área onde realizou o movimento. Após as dores é comum ter inchaço e hematomas. Saiba que há três tipos de entorses que se diferenciam pelo grau da lesão:
- Torção de primeiro grau: o grau mais leve da lesão em que não se verifica rompimento de nenhum ligamento, apenas um estiramento da articulação para além daquilo que esta suporta;
- Torção de segundo grau: é um grau mais avançado de torção onde há o estiramento e também uma lesão parcial no ligamento, um pequeno rompimento que afeta o movimento da articulação de forma direta;
- Torção de terceiro grau: o mais grave grau da lesão. Esta entorse se caracteriza pelo rompimento total do ligamento, algo muito grave, que deve ser tratado de imediato. É a lesão que mais provoca dores, a articulação se torna praticamente imobilizada e em muitos casos é necessário intervenção cirúrgica.
Mesmo parecendo um simples mau jeito, as entorses são quadros preocupantes para a saúde da sua articulação. Portanto, é preciso tomar muito cuidado com elas e buscar pronto atendimento.
Rompimento de ligamento
Falamos sobre rompimentos de ligamento nas entorses, porém o próprio rompimento é uma lesão nas articulações comum e não depende de torções para ocorrer. A articulação, como explicamos, é uma conexão entre ossos e cartilagem. Os ligamentos fazem parte dessa conexão interna do nosso corpo, e podem ser rompidos em lesões.
As principais causas de rompimento de ligamento são as entorses, que já tratamos aqui, além de quedas e estiramentos musculares. Entre os sintomas de rompimento do ligamento estão:
- Hemorragia;
- Dor intensa na área afetada;
- Instabilidade ou imobilidade da articulação.
Sempre que houver um rompimento do ligamento, um médico deve ser consultado. Para realizar o diagnóstico correto da situação e avaliar o grau do rompimento são feitos exames físicos e de imagem.
A recuperação é trabalhosa e exige muito cuidado. A imobilização é necessária em 100% dos casos e muitas vezes é realizada cirurgia para reparar os danos, pois o ligamento possui uma capacidade baixa de regeneração.
Luxação
A articulação tem um papel central na organização dos ossos, ligamentos e cartilagens. Quando todos esses elementos são deslocados de sua posição original, ocorre uma luxação. Essas lesões costumam ser bem impressionantes, pois além de inchar e apresentar hematomas, causam com frequência uma deformidade no local.
Dependendo do grau, perigos que já mencionamos podem ocorrer como: rompimento de um ligamento, rompimento da membrana sinovial e outras lesões que agravam o quadro.
Como costumam ser bem dolorosas, aqueles que tiverem o azar de ter uma luxação devem procurar um médico de imediato. Em muitos casos o primeiro passo do profissional é tentar colocar a articulação de volta no lugar, e só depois iniciar o tratamento.
Embora seja algo sério, na maior parte das vezes não envolve procedimento cirúrgico — salvo quando ocorre um rompimento de ligamento total na área. Apenas imobilização é o suficiente para tratar uma luxação.
Quais são os fatores de risco em lesões nas articulações?
Existem fatores de risco que propiciam, em certas pessoas, as lesões nas articulações. Podemos citar pelo menos 4:
- Outras lesões: lesões anteriores podem facilitar as futuras. Uma articulação cicatrizada não tem a mesma resistência que uma nunca lesionada;
- Sobrepeso: o peso excessivo sobrecarrega as articulações e propiciam lesões, em especial nos joelhos e tornozelos;
- Idade: quanto mais idade uma pessoa tem, maiores são os riscos envolvendo lesões nas articulações;
- Debilidade no músculo: caso o músculo não esteja flexível o suficiente ou forte o suficiente, o corpo não conseguirá suportar certos movimentos ou impactos, causando assim uma lesão.
Para uma lesão acontecer nenhum desses fatores é obrigatório, porém eles propiciam lesões nas articulações. Então, caso identifique algum deles em você, tenha mais cuidado!
Como prevenir as lesões nas articulações durante a prática de esportes?
Para os amantes de esportes que temem sofrer uma lesão, há maneiras efetivas de evitar alguns danos. A primeira é se preparar para o exercício, e alongamentos são ideais para deixar os músculos flexíveis e para diminuir a possibilidade de uma lesão. Optar por esportes sem muito impacto também pode ser uma ótima saída, como: natação, caminhada e pedaladas.
Mas para aqueles que preferem esportes mais pesados, uma forma de evitar lesões é se alimentando corretamente, consumindo alimentos que fortalecem as articulações como:
- Leite e lacticínios;
- Proteína magra;
- Peixes de águas profundas;
- Alimentos ricos em vitamina C.
Consumir os suplementos corretos como o Articula Premium da Nutrilife também é necessário para manter a saúde das articulações em dia. O suplemento traz para suas articulações os benefícios do magnésio, vitamina K2 e colágeno, ótimos para manter as juntas fortes e resistentes.
Quais são as lesões esportivas mais comuns?
Existem lesões que são mais recorrentes nos esportes. Conheça elas para ficar esperto e não ser vítima de nenhuma dessas lesões:
- Lesões musculares;
- Lesões no tendão como tendinite;
- Luxação;
- Câimbras;
- Fraturas;
- Entorses;
- Contusões;
- Bursites;
- Lombalgia.
Essas são algumas das lesões esportivas mais comuns que podem acontecer durante prática de esportes.
Quais as causas?
Boa parte das lesões nos esportes estão ligadas com a prática sem o acompanhamento de um profissional e sem os cuidados necessários que acompanham o exercício. Falta de alongamento, de cuidados básicos e de equipamentos adequados também fazem a diferença, bem como o enfraquecimento do organismo pela falta de alimentação ideal.
Quais equipamentos ajudam a prevenir as lesões nas articulações?
A maioria dos esportes que pode oferecer algum risco para o corpo humano oferece equipamentos para treino e para realizar a atividade. Em geral, são protetores de:
- Cotovelo;
- Ombro;
- Joelho;
- Canela;
- Pescoço;
- Capacetes;
- Luvas;
- Cintas;
- Botas e sapatos especiais.
Portanto, se você quer evitar lesões nas articulações ou qualquer lesão esportiva, sempre utilize o equipamento adequado.
Devo buscar ajuda profissional?
Todo esporte com atividade física mais explosiva deve ser realizado com a ajuda de um profissional. Respeito aos equipamentos e espaços adequados também é necessário, assim se evita riscos para potenciais lesões.
Então busque sempre ajuda de um profissional para realizar atividades físicas mais perigosas, e sempre com o equipamento adequado. Também tome os cuidados recomendados para ter articulações saudáveis e resistentes para evitar lesões.
2 respostas
Vc tem a chlorela?
Sim Eleide, Você vai amar a Chlorella. Ela foi considerada um dos Alimentos Mais Completos do Mundo – segundo cientistas! Além de nutrir, ela também protege o corpo de impurezas, fazendo um detox diário e fortalecendo a imunidade.
Veja seus benefícios:
✅ Reduz a gordura corporal
✅ Remove as toxinas do corpo
✅ Previne fibromialgia, pressão alta e diabetes
✅ Regula seu Intestino
✅ Fortalece seu sistema imunológico
✅ E muito mais…
Conheça mais sobre ela aqui:
➡️ https://lp.nutrilifecaps.com.br/chlorella-premium-nutrilifecaps