Menopausa e Sono

Menopausa e Sono

O que você vai ler neste post

Você já conhece a relação entre menopausa e sono? A menopausa é uma transformação corporal que toda mulher fatalmente passa com o avanço da idade.

E mesmo que as mulheres já estejam resilientes contra essas mudanças corporais ao longo da vida, como por exemplo a menstruação ou gravidez, ainda assim a menopausa é totalmente nova e traz alguns desafios específicos do período.

Hoje iremos identificar qual é a relação formada entre a menopausa e sono, e como ela pode alterar o sono da mulher que está passando por esse período. Continue com a gente no artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Menopausa e sono: o que pode acontecer?

Para entendermos a relação entre menopausa e sono, vamos nos aprofundar sobre a realidade da menopausa e no que se caracteriza esse período de mudanças no corpo da mulher.

A menopausa está relacionada ao término da vida reprodutiva feminina, ou seja, quando biologicamente o corpo da mulher cessa de produzir hormônios que atuam na sua reprodução sexual, como a progesterona e estrogênio.

Menopausa e sono o que pode acontecer
Fonte/Reprodução: original

O sinal mais visível e claro do processo é a ausência da menstruação, mas existem uma série de outros “sintomas” que podem vir dessa mudança hormonal.

O grande problema é que a menopausa é um processo complexo, começando muito antes da pausa da menstruação, pois antes mesmo da menstruação cessar o corpo da mulher já começa a manifestar algumas mudanças fisiológicas que são causadas pela queda hormonal.

Alguns desses desconfortos, principalmente os que acontecem próximo da pausa da menstruação onde a menopausa “se agrava”, são bastante conhecidos. Um clássico é a sensação de calor ou de quentura que as mulheres que estão nesse período costumam passar.

Mas existem muitos outros que são mais sutis e um tanto desconhecidos, como irritabilidade, mudanças de humor, ansiedade e até mesmo episódios de depressão.

E claro, dentre esses sintomas estão os episódios onde a menopausa e o sono começam a entrar em conflito. Para se ter uma ideia, mais de 60% das mulheres que passaram pelo período da menopausa têm uma reclamação sobre dois problemas do sono: insônia e apnéia. Essa percepção obviamente não é coincidência e existem algumas razões para isso.

A insônia na menopausa se caracteriza pelos sintomas clássicos desse estado: despertar durante a noite, dificuldade de pegar no sono nos horários tradicionais e um sono mais leve que de costume. Já a apneia é uma dificuldade de respirar durante o sono, comum entre os homens, mas que na menopausa também aflige com frequência as mulheres.

Como podemos ver, há um conflito entre menopausa e sono. Vamos tentar entender como evitar que isso se torne um problema maior!

Como lidar com as alterações do sono na Menopausa?

A menopausa não é algo que podemos evitar, então infelizmente as mulheres terão que conviver com seus sintomas e tentar conciliar menopausa e sono.

Mas mesmo que a menopausa seja algo que deve ser necessariamente encarado, ainda existem algumas práticas que podem mitigar as perturbações do período e fazer com que a mulher os sinta com menos intensidade.

Vamos então conhecer algumas dicas que irão te ajudar a colocar a menopausa e sono em ordem sem sofrer tanto com a insônia e a apneia comuns neste período.

Uma Vida Saudável

Uma vida ordenada e saudável pode ser um bom escudo contra as alterações hormonais comuns da menopausa, pois com seus hábitos em ordem os efeitos dos hormônios são menos invasivos. Além disso, uma vida saudável pode prevenir a mulher do sobrepeso, e essa condição favorece bastante os quadros de apneia.

Sem Automedicação

Não é difícil hoje em dia alguém ter algum “remedinho” bom para o sono, ou conhecer alguém que tem algumas pílulas que ajude a dormir. E realmente, caso você faça uso de alguma delas, provavelmente você pode ter uma ou outra noite de sono melhor.

Mas o grande problema é que isso não ajuda em nada os sintomas que vão continuar com a menopausa e ainda traz o risco do desenvolvimento de uma dependência.

Então nunca, em hipótese alguma, se automedique contra a insônia da menopausa. Caso os problemas com o sono sejam de fato muito graves, procure um médico especialista que com certeza vai lhe ajudar a conciliar menopausa e sono.

Uma Rotina de Sono Regular

Ter uma rotina de sono que esteja em ordem é essencial para a vida toda, porém se você está tendo problemas relacionados à menopausa e sono, então é essencial que essa rotina esteja bem definida. Essa rotina não deve ter apenas horários rígidos, mas também rituais práticos. Apagar as luzes na hora certa, ter refeições à noite que favoreçam o sono, nada de exercícios ou excitações de noite perto do horário de dormir, entre outras práticas.

Tratamentos Complementares

Muito do sono tem relação com nosso psicológico e estado interior. Então algumas terapias ou práticas podem servir como um complemento bastante benéfico na luta por um sono melhor na menopausa.

Práticas como o yoga, meditação, massagens e acupuntura podem ajudar as mulheres a passarem por esse período com menos estresse e até com um sono de melhor qualidade.

Ambiente propício ao sono

Se você quer combater o estrago que a menopausa causa no sono então você tem que facilitar a vinda dele! Ter um ambiente propício ao sono pode parecer besteira, mas é algo que ajuda muito. Práticas como não assistir TV até tarde ou consumir refeições “pesadas” facilitam muito o descanso.

Ter um quarto com um clima agradável também faz a diferença! Principalmente considerando que mulheres na menopausa podem sentir ondas de calor súbitas. Então tente prestar atenção em todos esses fatores e assim conseguir um sono de melhor qualidade durante a menopausa.

Alimentação pró-estrogênio

Uma alimentação pró-estrogênio ajudará a compensar este efeito e fará você perder peso naturalmente, e também reduzirá sintomas chatos como o calorão, insônia e lhe trará mais libido e energia.

Tudo isso porque certos alimentos contêm fitoestrogênios (estrogênio da planta) que são capazes de simular a ação do hormônio real.

Soja e grão de bico são alguns alimentos com fitoestrogênios que você pode usar para aliviar alguns sintomas.

Mas se você precisa perder peso é preciso incluir outros alimentos mais potentes com um plano alimentar específico (conheça o nosso programa Menopausa Feliz aqui)

Por que a Menopausa causa alterações no sono?

Mas por que, afinal, menopausa e sono são quase inimigos? A resposta para isso está no fato da menopausa atuar diretamente sobre os níveis de estrogênio da mulher.

Por que a Menopausa causa alterações no sono
Fonte/Reprodução: original

Entre uma das funções do estrogênio no organismo feminino está a regulamentação do sono, isso faz com que, no momento em que essa quantidade de hormônio muda, a mulher sinta naturalmente algumas alterações em seu sono.

Outros sintomas da Menopausa

Como comentamos, a menopausa é um processo pelo qual todas as mulheres que chegam a certa idade, geralmente por volta dos 40, 45, irão passar. E esse processo impacta não só o sono da mulher, como vários outros processos e percepções. Vamos conhecer os principais sintomas da menopausa:

  • Menstruação irregular e começando a “falhar”;
  • Mudanças de humor súbitas e sem motivo aparente;
  • Distúrbios na urina, dificuldade para realizar suas necessidades ou até incômodo na bexiga;
  • Ondas de calor súbitas que duram alguns minutos.

Então se você mulher sentir alguns desses sintomas após os 40 anos muito provavelmente você está entrando na menopausa.

Quanto tempo pode durar as alterações no sono?

O organismo feminino é altamente complexo, e todos seus processos dependem de tantos fatores para funcionar que, mesmo um processo comum seja frequentemente diferente um dos outros. A menopausa em menor escala compartilha dessa complexibilidade.

Assim, há mulheres que passam pela menopausa em alguns meses, já outras que podem ficar anos na menopausa, enfrentando seus sintomas. Geralmente o máximo é 8 anos.

O mesmo pode acabar acontecendo contra a estranha relação entre menopausa e sono: a menopausa estendida pode acabar levando essa situação de insônia e apnéia por anos a fio.

Então não deixe de se preparar e seguir as nossas dicas para conseguir ao menos um sono melhor durante o período de menopausa! Se você também sobre com os sintomas chatos da menopausa, como ondas de calor, insônia e ganho de peso, mas quer reverter essa situação, saiba que é possível através da alimentação pró-estrogênio. Por isso, criamos um programa específico, o Menopausa Feliz, que vai te ajudar a reduzir estes sintomas, sem precisar de reposição hormonal, cirurgia e até mesmo sem exercícios extenuantes. Clique aqui para conhecer o Menopausa Feliz.

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *