É comum ouvir de mulheres que sequer chegaram aos 45 anos que elas parecem estar em uma “TPM eterna” por conta das mudanças emocionais. Ansiedade, comportamento depressivo, desconfortos em geral e lapsos de memória podem ocorrer nessa época da vida, mesmo que a menopausa propriamente dita ainda não tenha chegado.
Mas é preciso entender que esse período da vida da mulher acarreta em mudanças drásticas. De fato, o corpo da mulher é uma máquina de transformações. Não à toa, a figura da borboleta, que é um fruto da metamorfose, é tão associada à mulher. Desde tenra idade, aprendemos a nos adaptar às mudanças bruscas em nosso corpo.
Tudo começa na fase da puberdade e da menstruação, quando os hormônios passam a ditar tudo o que acontecerá na saúde da feminina daquele momento em diante. A gravidez, também, é uma época onde os hormônios provocam transformações rápidas, afinal há um bebê a caminho.
Mas as mudanças não param e, com o tempo, chega a menopausa. Os hormônios novamente entram em ação, apenas de uma forma diferente, pois nesse momento é a falta deles que causa tantos problemas.
Também vale lembrar que a época em que a mulher atinge os 45 anos, em média, é um tempo que comumente surgem problemas em sua vida. Trata-se de uma questão puramente cultural. Pode ser uma demissão no trabalho, a oportunidade de um trabalho novo, pais idosos que precisam de atenção, filhos que crescem rápido demais, casamento em crise…
Em suma, a menopausa coincide, geralmente, com uma época de agito emocional, quase nunca de descanso. É por isso que as mudanças emocionais são frequentemente associadas à menopausa, com o climatério e até mesmo com a perimenopausa.
Quer saber mais sobre a relação entre as mudanças emocionais e a menopausa? Confira a seguir os detalhes!
A Menopausa realmente pode causar mudanças emocionais?
Visto que muitos fatores contribuem para o estresse da mulher dessa época, é comum a dúvida sobre a relação da menopausa com as mudanças emocionais.
Para falar francamente, o simples medo de envelhecer já pode ser um motivo de estresse. Às vezes, parece que a mulher envelhece “pior” do que o homem, porque a mudança em sua aparência física é mais intensa e mais notada.
Rugas, cabelos brancos, flacidez, ganho de peso: tudo contribui para acabar com a autoestima feminina. Se houver um histórico de transtornos emocionais, como a ansiedade e depressão, o quadro pode retornar ou piorar. Mas o fator hormonal não pode ser descartado nesse aglomerado de problemas.
A verdade é que a menopausa influencia, sim, nas mudanças emocionais.
Quando a mulher chega na fase dos 40 anos (pode ser um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde), ela atinge o período que os médicos chamam de “climatério”. Essa fase é marcada como aquela em que a mulher sai de uma fase fértil para a não fértil.
Nesse período, as menstruações ficam cada vez mais espaçadas, pois o organismo caminha na direção da menopausa, isto é, da fase em que não há mais menstruação e, portanto, não há mais possibilidade de gravidez. Se as mudanças em relação à menstruação já são intensas, com certeza os sintomas do climatério também.
Por isso, se você está nessa fase e tem a mesma sensação incômoda da TPM, não é uma coincidência: apenas os hormônios, que estão em redução progressiva. Eles também causam o suor em excesso, os calores e até calafrios.
Devido à redução hormonal — especificamente da progesterona e do estrógeno — os sintomas da menopausa perduram durante todo o climatério. Além disso, ele pode durar dos 41 anos até a chegada da menopausa de fato e voltar após o fim dela, dos 55 até os 65 anos.
O tempo prolongado nesse estado de climatério e menopausa traz uma necessidade imensa de cuidados com o corpo e com a mente.
Quais as mudanças emocionais que a Menopausa pode causar?
Por causa das alterações hormonais, que se prolongam durante muitos anos, as mudanças emocionais são praticamente inevitáveis na menopausa. Das que mais ocorrem, podemos citar:
- Tristeza;
- Irritabilidade;
- Humor alterado;
- Cansaço mental;
- Agressividade;
- Dificuldade de concentração;
- Tensão;
- Desânimo;
- Ansiedade;
- Lapsos de memória.
A maioria dessas mudanças emocionais causadas pela menopausa é um produto da queda hormonal. Mas é preciso enfatizar que a depressão, comumente associada ao período da menopausa, não tem uma causa hormonal. Pelo menos, os cientistas ainda não descobriram uma associação robusta o suficiente para provar isso.
No entanto, o que ficou provado é que os transtornos emocionais prévios podem voltar nessa idade, ou, caso nunca tenham sido tratados, se agravar.
Outros sintomas
Além das mudanças emocionais, também existem alguns sintomas físicos que atingem a mulher nessa fase:
- Ondas de calor;
- Suores ao dormir;
- Secura vaginal;
- Ressecamento da pele;
- Ganho de peso;
- Fraqueza de memória;
É fácil notar que, embora sejam físicos, os sintomas do climatério e da menopausa podem prejudicar — e muito — a saúde emocional da mulher.
Como lidar com a mudança de humor da Menopausa?
Em primeiro lugar, ao lidar com as mudanças emocionais típicas da menopausa, é preciso ter uma coisa em mente: nada disso é uma doença, mas, sim, uma fase.
Por que essa consciência é tão importante? Simplesmente para encarar essa fase da vida como qualquer outra. Se você chegou até aqui, isso já demonstra seus anos de experiência, força e maturidade.
Obviamente, esse pensamento deve ser tido como uma lei em sua vida, pois torna-se uma força motriz para fazer tudo o que for necessário para lidar, na prática, com as mudanças emocionais decorrentes dessa fase da vida.
Suporte emocional
O primeiro conselho prático é buscar apoio emocional, através de família, amigos ou uma comunidade onde você possa se expressar. Saiba que o isolamento exagerado não é bom para lidar com emoções. Na outra ponta do espectro, respeitar o seu tempo de solidão e relaxamento também é necessário.
Atividades de relaxamento, aliás, são encorajadas e devem fazer parte de sua vida. Dança, caminhadas leves, pilates, yoga, leitura e meditação são ideais para começar. Outras atividades, que envolvem a produtividade, também são altamente recomendadas nessa idade, pois as mudanças emocionais mexem com a autoestima, e uma boa forma de recuperá-la é através da sensação de que você é útil.
Atividade física e alimentação balanceada
Duas coisas que jamais podem faltar e que devem fazer parte de seu dia-a-dia: alimentação saudável somada ao exercício físico. Se você já pratica, intensifique algumas atividades. Caso esteja no sedentarismo, introduza o exercício em sua vida o quanto antes. Boas atividades são: caminhada, corrida, dança, musculação, natação, hidroginástica, esportes coletivos, entre outros.
Acompanhamento médico
Sintomas como a ansiedade e a depressão podem levar muitas mulheres à tentação do álcool ou dos tranquilizantes. Caso sinta-se inclinada a isso, busque ajuda de um médico, ou terapia, para soluções alternativas. Mas, se o quadro ansioso ou depressivo for mais grave, a medicação controlada pode ser um caminho para te incentivar aos hábitos saudáveis.
Falar com o médico também é importantíssimo. De fato, existe uma relação entre a reposição hormonal e as mudanças emocionais na menopausa, mas é preciso ter em mente que somente os hormônios não farão “milagres” neste período longo de sua vida. É preciso realmente investir em soluções a longo prazo.
Quanto tempo pode durar as mudanças de humor?
De acordo com os médicos, as mudanças de humor são temporárias se tiverem causas hormonais. Elas ocorrem principalmente na passagem da fase fértil da mulher para a menopausa. Em suma, as mudanças emocionais fazem parte do climatério — especificamente, da perimenopausa.
Essas mudanças costumam perdurar no período em que ainda ocorrem menstruações, ainda que espaçadas. Após um ano sem menstruação, as flutuações de humor diminuem até parar. Inclusive, os lapsos de memória também costumam sumir dentro desse intervalo.
Mas todos os cuidados citados devem ser feitos durante toda a menopausa e climatério, por uma questão de ter boa qualidade de vida pelo máximo de tempo possível.
Se você deseja ter todas as ferramentas ao seu dispor para lidar com as mudanças emocionais, conheça o programa que irá te ajudar a conquistar uma menopausa tranquila!
6 respostas
Sensacional as informações, realmente esse é o dia a dia da menopausa.
Amei a explicação, sinto todos os sintomas da menopausa.misericordia.
Verdade, estou assim
Estou com 64 anos, sinto os sintomas iguais isso e pós menopausa, faz 9 anos que entrei na menopausa, hoje estou tomando hormônios, para conseguir viver, sou casada, muito difícil as relações com dores chega até sangrar,a pele fica muito fina.
Noeme, saiba como nosso programa menopausa feliz pode lhe ajudar, aqui nesse link: https://promo.nutrilifecaps.com.br/menopausa-feliz-pv-full
Estou com 58 anos, passei 1 ano sem menstruar agora em 2022 começou descer novamente no mês de maio. Sinto tudo isso que foram citados; não é fácil… mais vou conseguir… muito boa essas indicações. Um abraço.