Nutrientes, macronutrientes e micronutrientes o que são e onde encontrá-los

Nutrientes, macronutrientes e micronutrientes: o que são e onde encontrá-los

O que você vai ler neste post

Todos os alimentos que consumimos diariamente apresentam nutrientes, macronutrientes e micronutrientes fundamentais para o correto funcionamento do nosso organismo.

Esse vasto conjunto de nutrientes, macronutrientes e micronutrientes são responsáveis por garantir energia e disposição para nos mantermos em pé e realizarmos nossas atividades diárias, assim como por permitir que nosso metabolismo funcione e que possamos manter o bem estar físico e mental.

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os macronutrientes e os micronutrientes, não é mesmo? E, por mais que pareça difícil distinguir cada grupo, compreender o que cada um deles é e representa dentro da dieta é mais fácil do que parece!

Assim como os nutrientes de uma forma geral, os macro e micronutrientes também são essenciais para garantir que cada sistema do nosso organismo opere de forma adequada nas atividades do dia a dia. São eles que deixam o seu corpo em equilíbrio e em perfeito funcionamento.

Que tal investir em uma dieta equilibrada com alimentos que contenham esses componentes? Interessado? Então venha cuidar da sua saúde e saiba tudo sobre os nutrientes, micronutrientes e os macronutrientes!

O que são nutrientes, macronutrientes e micronutrientes?

Todos nós sabemos o quanto o funcionamento de todo o nosso organismo é complexo. Assim como uma máquina, cada sistema do nosso corpo funciona graças a pequenas peças que garantem a sua função e fazem com que tudo seja operado da melhor forma possível no nosso dia a dia.

Esses nutrientes são obtidos diretamente através dos alimentos, por meio de uma dieta bem equilibrada e rica em vitaminas e minerais. Dessa forma, não só garantimos que o organismo esteja em equilíbrio como, também, evitamos uma série de doenças que podem acometê-lo.

O que são nutrientes, macronutrientes e micronutrientes
Fonte/Reprodução: original

Infelizmente, muitas vezes, na correria da nossa rotina, acabamos não consumindo por meio da alimentação todos os nutrientes que devemos, o que torna os suplementos alimentares grandes aliados da nossa dieta.

Dentro desses nutrientes, temos grupos de macronutrientes e micronutrientes onde todos atuam juntos em prol de um único objetivo. Entretanto, para sabermos como elaborar uma boa dieta e aproveitar todos os seus benefícios, precisamos compreender o que cada grupo representa e quais são os alimentos que contém cada um deles.

Nutrientes

Os nutrientes são todas as substâncias que podem ser encontradas nos alimentos e são indispensáveis para funcionamento do metabolismo humano, assim como para o crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Esses componentes se dividem em dois grupos: nos macronutrientes e nos micronutrientes, cada um com diferentes substâncias e funções para o corpo.

Macronutrientes

Os macronutrientes podem ser definidos como a maior parte dos nutrientes presentes em nosso corpo, ou seja, “grandes” parcelas deles e devem constituir a maior porção da dieta. Esse grupo é composto pelas gorduras, pelos carboidratos e pelas proteínas, e o nosso corpo necessita de grandes quantidades destes para o seu funcionamento.

Esse grupo de nutrientes são bem comuns em diferentes dietas e planos alimentares para treino ou academia, com as quantidades certas de cada um dos macronutrientes para serem consumidas diariamente.

Há um cálculo que deve ser feito para saber qual é a quantidade exata de macronutrientes que deve ser consumida por dia.

De acordo com o Departamento de Nutrição e Metabolismo da Sociedade Brasileira de Diabetes, o cálculo da quantidade total de macronutrientes que deve ser consumida diariamente é feito da seguinte maneira: 50% a 75% do total de carboidratos, 20% a 35% do total de gorduras e de 10% a 35% das proteínas.

É claro que o nutricionista deve ser consultado para se adotar uma dieta equilibrada e rica destes componentes. Entretanto, esse cálculo é base para sabermos a quantidade adequada de forma geral.

Micronutrientes

Diferente dos macronutrientes, os micronutrientes são aqueles que o nosso corpo necessita em menor quantidade, entretanto, ainda são extremamente importantes para o funcionamento do mesmo. Neste grupo, as vitaminas e os minerais marcam presença.

Eles são responsáveis por realizar funções bem básicas como, por exemplo, a metabolização de diferentes tipos de alimentos, produção de energia, e muitas outras funções celulares.

Dentre os micronutrientes mais conhecidos, podemos citar as vitaminas A, B, C, D, E, K, Ácido fólico, Cálcio, Potássio, Sódio, Zinco e Ferro. A deficiência deste grupo pode provocar diferentes condições em nosso corpo, como a anemia, osteoporose e falhas na produção de energia.

Onde encontrar?

Todos os nutrientes, macronutrientes e micronutrientes podem ser encontrados em diferentes grupos de alimentos, que devem fazer parte da dieta para manter uma rotina saudável e equilibrada, além de garantir bem estar físico e mental ao indivíduo.

Quando pensamos em uma dieta rica em nutrientes, macronutrientes e micronutrientes, devemos incluir todos os grupos possíveis, ou seja, frutas, legumes, carnes, vegetais, ovos ou grãos.

Não podemos deixar de lado nenhum tipo, uma dieta saudável deve conter a quantidade certa de proteínas, gorduras, carboidratos e todos os tipos de vitaminas e minerais necessários para o metabolismo.

Quais são os benefícios que eles trazem para nós?

Os nutrientes são componentes de grande importância para o correto funcionamento do nosso corpo. Tanto nos macronutrientes como nos micronutrientes, temos diferentes substâncias, cada uma com suas funções diferentes, para garantir que o metabolismo opere adequadamente.

Quando falamos sobre os macronutrientes, temos as proteínas, fundamentais no funcionamento celular e nos diferentes tecidos do nosso corpo; os carboidratos, responsáveis por serem fontes de energia para o organismo; e as gorduras, que também são importantes fontes de energia, assim como auxiliam na absorção de diferentes nutrientes e vitaminas.

Quais são os benefícios que eles trazem para nós
Fonte/Reprodução: original

Já, ao pensarmos nos macronutrientes, nos deparamos com diferentes vitaminas, ácido fólico, ferro e muitos outros que são benéficos para o organismo, além de serem fundamentais na metabolização e na produção de energia pelas células.

No geral, eles evitam o surgimento de diversas doenças, como a anemia ou a osteoporose, promovem o correto funcionamento de toda a musculatura do corpo, o crescimento adequado das unhas e dos cabelos, garante que o sistema nervoso e o sistema imunológico funcionem e promovem o desenvolvimento adequado do corpo.

De uma forma resumida, todos os nutrientes apresentam funções importantes para o metabolismo e o funcionamento do organismo. Dessa forma, seus benefícios são apresentados no dia a dia, nos mais diferentes sistemas presentes em nosso corpo.

Quais alimentos têm a presença dos nutrientes, macronutrientes e micronutrientes?

Todos nós sabemos a importância dos bons hábitos de vida e de uma dieta equilibrada para manter a nossa saúde em dia, não é mesmo?

Mas para termos uma rotina alimentar boa e saudável, precisamos conhecer quais alimentos apresentam os nutrientes, macronutrientes e os micronutrientes necessários para o nosso organismo. No geral, os alimentos mais conhecidos por sua boa contribuição nutricional são:

  • Frutas cítricas, como o kiwi, laranja, abacaxi e o limão;
  • Leguminosas, como grãos, feijão, arroz, ervilhas ou lentilha;
  • Vegetais de coloração verde escura, tais como exemplo espinafre, brócolis, manjericão e rúcula;
  • Leites, queijos e seus derivados;
  • Ovos;
  • Carnes.

Claro que, para termos uma boa qualidade de vida, também devemos investir na prática frequente de exercícios físicos – de no mínimo, três vezes na semana. Quando somamos isso com a ingestão diária de nutrientes, observamos uma excelente qualidade de vida.

Os nutrientes, macronutrientes e os micronutrientes são substâncias de grande importância para o funcionamento do nosso corpo. Que tal adotar uma dieta equilibrada e rica em alimentos com eles? Acompanhe a Nutrilife e saiba tudo sobre como manter sua saúde em dia!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

3 respostas

  1. Quero acrescentar que as gorduras que consumimos devem ser gorduras boas, como: azeite, óleo de coco, manteiga, banha etc. Muitos consomem óleos “vegetais”, que de vegetais não têm nada, margarina (uma graxa artificial), chocolates (que na verdade são só açúcar, gordura ruim, essência e corantes).
    Sobre os carboidratos então! Muita farinha refinada com glúten e açúcar refinado.
    Ainda temos os refrigerantes, totalmente artificiais, e os sucos que não são tão naturais assim, devido à quebra das fibras da fruta, além da adição de açúcar refinado (pura química).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *