Você sabe o que é Anemia? As doenças que decorrem da má alimentação são mais frequentes do que se imagina. Mesmo que as pessoas conheçam alguns sintomas mais clássicos, saber o que é anemia em sua totalidade ajuda a nos prevenirmos contra essa doença. Inclusive, como tratar da anemia é uma questão relativamente simples, mas que muitos desconhecem.
Por conta do que é anemia, muitos assumem que se trata meramente de uma deficiência no sangue, mas esse pensamento reduz muito o problema. Isso leva, inclusive, a formas incorretas sobre como tratá-la. De fato, a anemia é uma condição que afeta até mesmo o fluxo de oxigênio no organismo.
Muito embora seja chamada de doença, o que é ela em si, é, uma consequência da falta de nutrientes, dentre os quais o ferro. Por isso, apesar dos muitos conselhos que passam de pais para filhos sobre como tratar da anemia, o ideal é buscar um médico para fazer exames e ter uma medicação adequada prescrita, além de orientações nutricionais.
Veja a seguir o que é anemia, quais são seus tipos e como é causada no organismo. Conheça também sobre os sintomas e como tratar da anemia, de forma a fazer com que o corpo se recupere dessa condição.
O que é Anemia?
A anemia é uma condição na qual o corpo se encontra, a qual é determinada pela carência nutricional de ferro, vitamina B12, ácido fólico. Mas vale ressaltar que a anemia pode ter causas ligadas à hereditariedade.
Em vista do que é ela, e como age no organismo, os grupos que são mais atingidos são das crianças, dos adolescentes e das gestantes. Isso ocorre porque são épocas da vida onde, no caso das crianças e de alguns adolescentes, há menos consciência alimentar. Já no caso das mulheres que esperam a chegada do bebê, a dificuldade de comer, devido aos sintomas da gravidez, podem levar a uma carência nutricional que evolui para anemia.
Como tratar a anemia
No que diz respeito ao que é anemia em questão de tratamento, a formas mais tradicional de eliminar essa condição é através da reposição de ferro e vitaminas, com simples suplementos alimentares. Porém, como tratar da anemia em casos graves pode levar um paciente até mesmo a um transplante de medula óssea.
Causas da anemia
Sobre as causas que se relacionam ao que é anemia, podemos citar tanto aquelas que não é possível prevenir, pois são genéticas, quanto as que podem ser evitadas, relacionadas a fatores externos. Uma das causas mais comuns é o déficit de ferro no sangue. Outros nutrientes também estão relacionados entre os motivos para a condição anêmica.
Falta de proteínas, zinco e vitamina B12 também podem gerar anemia, e cabe ao médico examinar e determinar o que falta no sangue do paciente. Por outro lado, o que é anemia também pode ter origem em outras doenças, como as que afetam a medula óssea e o sistema imunológico.
Tipos de anemia
Também é necessário entender o que é anemia de acordo com seus tipos. Saber diferenciar facilita no tratamento e até mesmo em que espécie de dieta adotar ao longo do tratamento ou como forma de prevenir essa condição. Os tipos de anemia são:
- Ferropriva
- Megaloblástica
- Perniciosa
- Aplástica
- Hemolítica
- Falciforme
O primeiro tipo é a ferropriva, ocorre pela falta de ferro. Esse nutriente é essencial para o sangue, pois compõe a hemoglobina e contribui para que as hemácias sejam produzidas. Agora, quando a deficiência é de vitamina B12 e ácido fólico, o problema ocorre na medula óssea, que tem a sua produção de glóbulos vermelhos comprometida. Esse tipo de anemia é a megaloblástica.
Quando o próprio corpo não consegue absorver as vitaminas B12 e ácido fólico dos alimentos, o que é anemia é chamada de perniciosa. Sua causa são as doenças autoimunes e o efeito mais grave é a redução do volume de hemoglobina.
Conhecer o que é anemia também inclui a aplástica, que acontece diante de doenças autoimunes como o HIV e hepatite ou por exposição a certos produtos químicos. Ambos os casos são detrimentais para as defesas do corpo.
A anemia hemolítica provoca a baixa vida dos glóbulos vermelhos. Eles até são produzidos, mas morrem antes do que é esperado dessas células. Esse tipo de anemia também pode decorrer de uma doença autoimune. Já a anemia falciforme causa o mesmo problema, mas tem origens genéticas.
Sintomas da anemia
A fim de detectar com precisão o que é anemia, preste atenção nos sintomas, que são:
- O cansaço
- A falta de apetite
- A dor de cabeça
- A tontura
- Palidez na pele
- Palidez nas mucosas
- Falta de ar
- Dor no peito
Um sintoma que, apesar de estranho pode ser um indício de anemia é a vontade de comer coisas estranhas, como terra, areia, gelo, entre outras. A falta de concentração também é sentida nas crianças e adolescentes e pode ser um indicativo de anemia.
Como prevenir
Só existe uma forma de preveni-la, em qualquer fase da vida: alimentação. Visto que é condição decorrente de carência de nutrientes, a única forma de evitá-la é através da reeducação alimentar. É preciso comer em quantidades razoáveis de alimentos diversos.
Quando um nutricionista ensina que “quanto mais colorido o prato, melhor”, o que ele realmente quer dizer é que as cores refletem os nutrientes de cada tipo de alimento. Não basta apenas comer mais feijão, como muitos ainda acreditam. É preciso comer feijão, carne, frutas, verduras, leguminosas, oleaginosas, dentre outros.
Infelizmente, a tarefa não só de balancear a diversidade alimentar, mas de incluir esse costume na rotina diária é um desafio para muitos. Primeiro para as mães, que fazem de tudo para os filhos comerem direito. Mas a nutrição deficitária não é um problema só das crianças. Qualquer pessoa que se alimenta mal ou não suplementa a carência de nutrientes pode se deparar com uma anemia.
Uma das formas de contornar esse problema é através da suplementação, que nada mais é do que completar os nutrientes que faltam na dieta diariamente.
Suplementos naturais que contribuem no tratamento
O uso de suplementos é altamente recomendado em como tratá-la, por exemplo a Spirulina Premium. De fato, é o tratamento mais usado pelos médicos que, tão logo conferem o resultado das amostras de sangue, logo receitam vitamina B12 e ferro.
Os suplementos mais usados em como tratar da anemia são o sulfato ferroso e aqueles que incluem vitamina B12 e ácido fólico. A dose do suplemento, assim como o período de tratamento, também são estipulados pelo médico.
Uma medida simples que potencializa a suplementação com ferro é tomar a cápsula, ou comprimido, com auxílio de uma fruta cítrica, como abacaxi, laranja, morango e tangerina. Essas frutas contribuem para que o ferro do suplemento seja ainda mais absorvido pelo organismo.
Por fim, é preciso frisar a importância do acompanhamento médico sobre como tratá-la, visto que o ferro pode causar efeitos colaterais. São eles o gosto metálico na boca, sensação de estômago cheio, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre e fezes escurecidas. Esses sintomas podem ser combatidos com uma estratégia do médico.
O mais importante é não abandonar o tratamento, que dura em média 3 meses até que o corpo recupere todo o ferro que faltava e a capacidade de se manter em um nível de ferro desejável sem auxílio dos suplementos.
Conheça nossos produtos em nosso site Nutrilife Caps!
Veja mais em nosso Blog!