O Ômega 3 é um dos suplementos alimentares mais presentes nos lares brasileiros, sobretudo por quem busca uma vida mais saudável. E isso não é sem motivo! Este superalimento apresenta inúmeros benefícios para o nosso organismo, e por isso deve estar presente em nossa dieta.
Diferentes estudos científicos procuram destrinchar cada vez mais os mais diferentes benefícios do Ômega 3 em relação a sua atividade anti-inflamatória e no combate contra o estresse oxidativo, desempenhando um importante papel na prevenção e no tratamento de diferentes doenças que podem acometer o nosso organismo, como, por exemplo, as cardiopatias ou, até mesmo, a doença falciforme.
E esse potente e tão conhecido ácido graxo pode estar mais perto de você do que imagina. O Ômega 3 está presente em diferentes alimentos que podem fazer parte da nossa dieta, tais como frutos do mar ou sementes como a linhaça. Também podemos encontrar essa poderosa substância em suplementos alimentares, muitas vezes em cápsulas, que facilitam a sua ingestão.
Dividido em seus três tipos, o Ômega 3 é essencial para quem deseja ter um estilo de vida saudável ou, então, apenas desfrutar de seus benefícios. Que tal investir na sua saúde? Venha saber mais sobre este poderoso ácido graxo e veja as principais razões para adicionar este superalimento em sua dieta!
O que é ômega 3?
O ômega 3 pode ser definido como um ácido graxo essencial para o correto funcionamento do nosso organismo. Quando dizemos que ele é essencial, é por não ser sintetizado pelo próprio corpo humano, ou seja, é necessário que ele seja obtido de forma extrínseca (através de fonte externa) em uma boa alimentação ou pela suplementação.
Podemos encontrar nos alimentos e nos suplementos três diferentes tipos de Ômega 3: o ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e o ácido alfa-linolênico (ALA), cada um com suas diferentes funções para o nosso organismo.
- Ácido docosahexaenoico (DHA): é extremamente importante para o metabolismo do sistema nervoso central, sendo responsável pela síntese da massa cerebral, por exemplo, além de estar relacionado com a melhora de diferentes doenças que afetam esse sistema, como o Alzheimer;
- Ácido eicosapentaenoico (EPA): já esse tipo de Ômega 3, tem como principal responsabilidade atuar na produção de outras substâncias para o nosso organismo, em especial as que apresentam ação anti-inflamatória;
- Ácido alfa-linolênico (ALA): por fim, o ALA é utilizado pelo nosso corpo como uma das principais fontes de energia dele, também extremamente benéfica aos mais variados sistemas do corpo humano.
Todos esses tipos de Ômega 3 apresentam diferentes benefícios para o nosso organismo, sendo um grande auxiliar para a cognição, ao correto funcionamento do sistema cardiovascular, ao controle do colesterol, dentre muitos outros que ainda serão citados.
Quais os principais benefícios do ômega 3?
O uso dos diferentes tipos de Ômega 3 apresentam inúmeros benefícios ao organismo, garantindo uma vida saudável e maior disposição no dia a dia de quem o consome nas quantidades adequadas. Dentre suas principais funções dentro do nosso corpo, podemos citar:
- Redução do processo inflamatório, por sua ação anti inflamatória;
- Reduz o colesterol alto e os triglicérides, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares;
- Apresenta propriedade anticoagulante;
- Ajuda no combate aos sintomas da depressão;
- Controla as crises de asma e reduz o número de novos episódios;
- Atua na prevenção de doenças autoimunes;
- Reduz os níveis de glicemia do sangue;
- Atua na melhoria do funcionamento do sistema nervoso central;
- Previne doenças que afetam o cérebro, como o Alzheimer;
- Ajuda no controle de sintomas do transtorno de déficit de atenção e na hiperatividade;
- Atua na melhoria do rendimento muscular e no fortalecimento dos músculos;
- Com sua ação antioxidante, garante a saúde da pele.
Os benefícios do Ômega 3 ainda vão muito além! Na gravidez, o ácido graxo não só atua na prevenção de um parto prematuro como, também, atua na melhoria do desenvolvimento do sistema nervoso central da criança. Além disso, é vinculado também a redução no risco de pré-eclâmpsia e no risco do bebê desenvolver algum déficit cognitivo.
Além disso, ele também pode ser utilizado durante a fase da lactação para garantir a nutrição tanto do bebê como da mãe.
Quais as fontes naturais de ômega 3?
O Ômega 3 é um ácido graxo encontrado apenas no meio externo, ou seja, o nosso organismo por si próprio não produz essa substância. Por conta disso, precisamos recorrer a uma dieta com alimentos que sejam fontes naturais do ácido graxo.
De uma forma geral, a principal fonte natural de Ômega 3 está nos frutos do mar, como, por exemplo, o salmão, atum, o arenque, a truta ou a sardinha. Além disso, o temos também certas sementes como linhaça, chia e castanhas como fonte do ácido graxo, assim como o azeite de oliva.
O consumo destes alimentos na dieta é uma excelente forma para conseguir a ação e os benefícios que o Ômega 3 pode proporcionar ao nosso organismo.
Existem efeitos colaterais associados ao consumo de ômega 3?
O consumo de Ômega 3, em suplementos alimentares, deve ser feito sempre quando indicado pelo médico especialista ou pelo nutricionista. Geralmente, essa indicação é feita quando há déficit do ácido graxo no organismo ou, então, em tratamentos dermatológicos, na gestação ou na amamentação.
Dependendo do excesso no consumo do suplemento ou do organismo de quem o consome, o Ômega 3 pode ter determinados efeitos colaterais como, por exemplo, dores de cabeça, enjoo, náuseas, dores abdominais, diarreia e, em casos mais extremos, sangramentos nasais e mau hálito.
17 Razões para adicionar este superalimento em suas refeições!
O consumo diário de Ômega 3 na dieta é de grande importância para o nosso organismo. Pode parecer que não, mas seus benefícios fazem grande diferença para o nosso corpo e, além disso, pode ajudar na prevenção de diversas doenças que acometem grande parte da população ao redor do mundo.
O Ômega 3 é um dos nutrientes mais estudados por toda a comunidade científica e, por conta de suas vantagens, há excelentes razões para adicionar este superalimento na sua rotina, são elas:
Reduz os sintomas da depressão e da ansiedade
Todos sabemos que a depressão, assim como a ansiedade, são transtornos bem comuns ao redor do mundo, não é mesmo? Entretanto, estudos revelam que o Ômega 3 – mais especificamente o EPA – não só reduzem os sintomas dessas condições como, também, atuam diretamente em sua prevenção.
Atua na saúde dos olhos
O DHA é responsável por estar presente na composição da retina, logo, quando ingerido na quantidade certa, previne inúmeras doenças que podem afetar os olhos, em especial a degeneração macular.
Ajuda na gestação
Estudos recentes alegam que o Ômega 3 também promove inúmeros benefícios durante a gestação, especialmente para o desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê.
Pode prevenir doenças cardiovasculares
O Ômega 3 também atua diretamente na saúde do nosso coração! Os ácidos graxos estão relacionados com a redução de triglicerídeos, aumenta o HDL (o “colesterol bom”), impede a formação de coágulos sanguíneos nos vasos e apresenta atividade anti-inflamatória.
Reduz os sintomas de TDAH em crianças e adolescentes
Diferentes artigos sugerem que o Ômega 3 também pode atuar na redução dos sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, mostrando que crianças e adolescentes que apresentam essas condições possuíam pouca quantidade de ácido graxo em seu sangue.
Reduz os sintomas da síndrome metabólica
A síndrome metabólica é definida como um conjunto de condições que afetam a saúde do organismo. O ômega 3 reduz os níveis de glicose no sangue, atua no processo inflamatório e diminui os riscos de desenvolvimento para cardiopatias.
Apresenta ações anti-inflamatórias
Os ácidos graxos atuam diretamente nas moléculas responsáveis pelo processo inflamatório, de forma que induz uma resposta anti-inflamatória e contribui para a redução no risco de desenvolver diferentes doenças cardiovasculares, assim como o câncer.
Ajuda no tratamento de doenças autoimunes
O ômega 3 pode atuar na prevenção e no tratamento de diferentes doenças autoimunes, ou seja, aquelas em que células do próprio corpo causam danos a si mesmas, como a diabetes tipo 1, artrite reumatoide ou a psoríase.
Pode estar associado a melhoria de transtornos mentais
Certos estudos relatam baixa quantidade de Ômega 3 em pacientes psiquiátricos, o que sugere que o consumo do ácido graxo ajuda a amenizar os sintomas relacionados a estes, entretanto mais pesquisas são necessárias para comprovar essa relação.
Previne o Alzheimer
Os ácidos graxos também podem atuar na prevenção do Alzheimer e de outras condições que promovem o declínio da condição cerebral.
Pode prevenir o câncer
Graças a sua ação anti-inflamatória e antioxidante, o Ômega 3 também pode atuar na prevenção de diferentes tipos de câncer, como o de próstata, o de mama e o de cólon.
Atua no controle da asma
O Ômega 3 também pode ser bem benéfico no controle e na prevenção de diferentes crises de asma, graças ao poder de sua ação anti-inflamatória.
Reduz a gordura do fígado
Uma excelente forma de reduzir a gordura presente no fígado está no consumo de Ômega 3, fundamental para minimizar os danos da cirrose, hepatite e outras doenças que acometem o órgão.
Atua nos ossos e articulações
O Ômega 3 também atua diretamente na musculatura do nosso corpo, assim como no tecido ósseo e em nossas articulações, reduzindo as dores em pacientes com osteoartrites e o risco de desenvolvimento da osteoporose.
Alivia os sintomas da dor menstrual
Esse ácido graxo, também graças a sua ação anti-inflamatória, atua no alívio das dores abdominais provocadas pela menstruação. Além disso, um estudo chegou a demonstrar que o suplemento chegava a ser até mais eficaz que o Ibuprofeno.
Promove melhoria do sono
Uma má noite de sono está associada ao surgimento de diversas doenças. O Ômega 3, em especial o DHA, está associado a melhorias na qualidade do sono.
Atua na saúde da pele
Por fim, o ômega 3 também é um grande aliado da dermatologia e promove a hidratação da pele, reduz o desenvolvimento de acnes e pela sua ação antioxidante, previne o envelhecimento precoce.
O Ômega 3 é um grande aliado do nosso organismo e atua nas mais diversas esferas do nosso corpo, sendo fundamental para o seu correto funcionamento. Portanto, a ingestão das quantidades ideais se faz necessária para garantir a saúde e o bem estar. Confira mais sobre o ômega 3 Premium.
2 respostas
Estou precizando tomar
Vima, O uso dos diferentes tipos de Ômega 3 apresentam inúmeros benefícios ao organismo, garantindo uma vida saudável e maior disposição no dia a dia de quem o consome nas quantidades adequadas. Adquira aqui: https://lp.nutrilifecaps.com.br/o3-pv-full