Tudo o que você precisa saber sobre pressão alta (hipertensão)

Tudo o que você precisa saber sobre pressão alta (hipertensão)

O que você vai ler neste post

A pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial sistêmica, está presente em grande parte da nossa população. Infelizmente, ela pode acometer indivíduos das mais diversas faixas etárias, que vão desde a infância até a velhice, e seus sintomas geralmente surgem apenas quando ocorre de forma abrupta ou em casos mais graves.

De uma forma geral, a pressão alta está relacionada diretamente com a força no qual o sangue faz quando passa pelos vasos sanguíneos, em especial contra as paredes das artérias, no momento que ele faz uma volta pelo nosso corpo todo.

As paredes das artérias se tornam mais estreitas, e o coração começa a bombear o sangue cada vez mais forte para fazer com que essa circulação sanguínea ocorra. Porém, como consequência disso, o coração pode se dilatar e as artérias são danificadas.

Assim, a pressão alta pode provocar inúmeras lesões ao indivíduo acometido, como, por exemplo: episódio de AVC (acidente vascular cerebral), doenças cardíacas como o infarto, alterações em sua visão e doenças renais crônicas.

Para nos cuidarmos e garantirmos uma vida saudável, devemos ficar de olho sempre em nossa pressão arterial. Por isso, precisamos conhecer tudo sobre a pressão alta e evitar que ela esteja presente em nossas vidas. Que tal cuidar de sua saúde? Vem com a gente e saiba tudo sobre esse mal!

O que é pressão alta

Conhecida popularmente por ser uma doença que ataca de forma silenciosa, a hipertensão (também conhecida como pressão alta), é definida como uma condição de natureza crônica que está presente quando a pressão arterial se encontra acima do que seria considerado normal.

Geralmente, o indivíduo com pressão alta se apresenta com ela igual ou, então, acima de 140x90mmHg. A hipertensão é considerada silenciosa, pois não apresenta nenhum sintoma em específico na grande parte dos casos, entretanto, quando a doença está presente muito tempo ou quando a pressão aumenta de forma repentina, o indivíduo pode sentir dores de cabeça, dores no peito, tonturas ou alterações na visão.

O que é pressão alta
Fonte/Reprodução: original

 

As causas mais comuns para o surgimento da pressão alta, estão relacionadas diretamente com os hábitos diários e com o estilo de vida do indivíduo. De uma forma mais ampla, uma dieta rica em alimentos com sal, ausência de exercícios físicos na rotina, consumo de bebida alcoólica em excesso, tabagismo, estresse diário ou altos níveis de colesterol são os principais responsáveis pela pressão alta.

Entretanto, em cerca de 90% dos casos, a pressão alta pode ser causada por histórico familiar e, então, é herdada dos próprios pais. O seu diagnóstico só pode ser feito medindo a pressão arterial de forma regular, justamente pelo fato dela ser silenciosa e sempre chegar de surpresa para o indivíduo.

O tratamento da pressão alta tem como objetivo mexer justamente nesses fatores, ou seja, melhorar a alimentação com uma dieta que apresente menos sal, melhorar a rotina de exercícios e com ingestão de bastante líquido. Todos esses hábitos podem, ou não estar associados com o uso de medicamentos.

Como são os sintomas da pressão alta?

Por ser considerada como uma doença silenciosa, os sintomas da pressão alta podem não estar presentes em grande parte dos casos dessa doença. E, por isso, caso não haja consultas de rotina ou, então, caso a pressão não seja aferida de forma rotineira, muitos indivíduos podem passar anos sem saber que têm hipertensão.

Porém, quando a pressão alta está presente por muitos anos na vida do indivíduo, ou quando a pressão simplesmente aumenta de forma repentina, temos o surgimento dos sintomas.

Dentre os sintomas mais comuns de hipertensão, podemos citar: enjoo, tontura, dores de cabeça, dores no peito, cansaço, alteração na visão, dificuldade em conseguir respirar, zumbidos no ouvido e, em alguns casos, sangramentos nasais.

Assim que algum destes sintomas surgir, é bem importante que o indivíduo procure o cardiologista e meça sua pressão arterial para que, caso ele tenha hipertensão arterial, seja feito os devidos tratamentos. O diagnóstico da pressão alta é feito por esses exames de rotina, e é confirmado quando a pressão arterial se encontra maior que 140×90 mmHg.

Quais são os perigos da pressão alta?

Quando a pressão alta não é diagnosticada através dos corretos exames clínicos, e nem tratada de forma adequada, essa força do sangue nas paredes dos vasos sanguíneos pode causar diferentes danos a vários órgãos e tecidos presentes por todo o nosso corpo.

E, por isso, a pressão alta pode causar diversos perigos para a nossa vida. O principal perigo da pressão alta para o nosso organismo é o surgimento das doenças cardiovasculares.

Quais são os perigos da pressão alta
Fonte/Reprodução: original

O aumento que a pressão arterial sofre por conta dessa doença faz com que o coração funcione mais forte e mais rápido, ou seja, com que ele bombeie o sangue com muito mais força que o normal para que ele consiga alcançar todo o nosso corpo.

Quando isso acontece de forma repetida por muitos anos, podem surgir algumas lesões no órgão cardíaco e provocar doenças como a insuficiência cardíaca, as arritmias e a angina de peito. Ocasionalmente, a hipertensão e essas condições podem evoluir para um infarto agudo do miocárdio ou aneurisma da aorta.

A pressão alta também pode causar diferentes alterações no cérebro. Afinal, como a pressão arterial aumenta dentro dos vasos sanguíneos cerebrais, podemos ter diferentes alterações ou lesões no órgão como problemas na memória ou, até mesmo, dificuldades no aprendizado e na fala.

Como consequência da hipertensão no cérebro, podemos ter uma redução na oxigenação dele e, então, aumenta o risco de se ter um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC).

Por fim, a hipertensão também pode causar alguns danos nos vasos sanguíneos presentes nos rins, o que aumenta o risco de se ter desenvolvimento de problemas renais, como a própria insuficiência renal.

Como melhorar o problema de pressão?

E então, como podemos prevenir ou melhorar todos esses problemas causados pela pressão alta? Simples, a melhor prevenção começa através das mudanças de hábito. Uma vida equilibrada e saudável é a chave para se evitar os grandes problemas de hipertensão, assim como seu surgimento.

E justamente por ser uma doença silenciosa, a prevenção é a chave para que hipertensão não surja em nossas vidas. Não só isso, é extremamente importante realizar consultas de rotina com seu médico, além de sempre aferir a pressão arterial de forma regular. Como formas de melhorar o problema de hipertensão, podemos citar:

Alimentação

Procure fazer uma alimentação saudável e bem equilibrada, que não haja sal em excesso e nem gorduras trans. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal seja de 5 gramas (ou seja, 5 sachês). Infelizmente, grande parte da população consome o dobro disso durante o dia-a-dia.

Exercício físico

Realizar exercícios diários ou esportes são práticas que devem ser adotadas para se evitar ou para cuidar da pressão alta. O ideal é que seja feito em todos os dias da semana, mas, de 2 a 3 vezes na semana também é indicado.

Repouso

Ter boas horas de sono e saber dosar descanso com trabalho também é fundamental, não só para cuidar da pressão alta, como também para a vida!

Evitar estresse

Todos nós sabemos o quão estressante pode ser o nosso dia-a-dia, não é mesmo? Trabalho, casa, tudo isso carrega inúmeros problemas na rotina. Entretanto, devemos evitar estresse para que a hipertensão não apareça.

Infelizmente a pressão alta ainda é bastante presente em nossa sociedade. Entretanto, podemos prevenir e tratar esse quadro com simples mudanças de hábitos. E que tal começar pela alimentação? Conheça nosso e-book gratuito e saiba de 5 alimentos fundamentais para cuidar da hipertensão!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

  1. Meu nome é Maria Zita, tenho 64 anos amei essa life, foi de um esclarecimento incrível. Aprendi muito,e vou colocar em prática. Até agora não tinha me despertada para ver quão grave é essa doença. Muito obrigada pela alerta Que Deus continue te abençoando e te dando muita sabedoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *