Quais os sintomas de triglicerídeos alto e como baixar

Quais os sintomas de triglicerídeos alto e como baixar?

O que você vai ler neste post

Os sintomas de triglicerídeos alto são os que mais estão presentes na população, por conta de seus hábitos alimentares. Eles são definidos como as principais gorduras presentes em nosso organismo, presentes em inúmeros alimentos em nosso cotidiano, principalmente nos alimentos ricos em carboidratos.

Os triglicerídeos também são produzidos pelo próprio corpo, pelo fígado, e circula livremente pela nossa corrente sanguínea, seja em sua forma livre ou como colesterol. Eles estão relacionados de forma direta com doenças como obesidade, diabetes, riscos de problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, dentre outros. 

Por isso, é de vital importância saber identificar os sintomas de triglicerídeos alto e manter um rigoroso acompanhamento médico, com exames anuais. Venha saber mais sobre e como cuidar da sua saúde!

O que dá triglicerídeos alto?

Nos exames de sangue, os sintomas de triglicerídeos alto são detectados por meio da taxa deste elemento constituinte do sangue. O triglicerídeo considerado normal varia conforme a faixa etária do indivíduo e com o tempo de jejum e geralmente se apresenta como 150mg/dL. Caso a taxa esteja maior, significa que seu triglicerídeos está alto.

Por definição, os triglicerídeos são gorduras dentro do nosso organismo e também tem como principal função ser nossa reserva energética. No hemograma, sua análise consta no perfil lipídico, junto a outros elementos importantes, como: colesterol total, HDL, VLDL e o LDL.

Quais os sintomas de triglicerídeos alto e como baixar (2)
Fonte/Reprodução: original

É normal termos triglicerídeos em nosso organismo, afinal, ele mesmo o produz. Entretanto, é importante estar atento aos sintomas de triglicerídeos alto e nos fatores que provocam esse aumento.

A principal causa dos sintomas de triglicerídeos alto em nosso organismo está no consumo exagerado de alimentos ricos em carboidratos ou em gorduras saturadas como refrigerantes, açúcar, certos tipos de queijos, carnes vermelhas, bebidas alcoólicas, massas, dentre outros. Outro fator colaborativo para o surgimento dos sintomas de triglicerídeos alto é a ausência de exercício físico no cotidiano.

Quais os sintomas de triglicerídeos alto?

O organismo não demonstra nenhum sinal ou sintomas de triglicerídeos alto, caso se apresentem dessa forma, por conta disso é extremamente importante ter um bom acompanhamento médico e realizar exames de sangue periodicamente, assim, será possível observar caso o índice de triglicerídeos esteja alto para prevenir futuras complicações.

Não é tão comum ter sintomas de triglicerídeos alto, por se tratar de uma condição silenciosa, entretanto, alguns pacientes que apresentam alto índice de triglicerídeos no sangue e que está geralmente associado a condições genéticas, pode ter a presença de xantomas, ou seja, placas amarelas de gordura em regiões de dobra do corpo.

O que os triglicerídeos alto podem causar?

Os triglicerídeos alto podem causar diversos problemas sistêmicos para a saúde do indivíduo, como: doenças cardiovasculares, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou derrame, dentre outras condições que podem levar o indivíduo a morte.

Quais os sintomas de triglicerídeos alto e como baixar (3)
Fonte/Reprodução: original

Além disso, um alto índice de triglicerídeos também pode provocar um acúmulo de gordura no fígado, chamado esteatose hepática. Essa condição também não apresenta sintomas evidentes, entretanto pode ser diagnosticada através de exames complementares de imagem específicos para a região.

O que mais aumenta os triglicerídeos?

Além do consumo de alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas, há outros fatores que podem aumentar os sintomas de triglicerídeos alto. A falta de exercício físico ajuda na elevação de triglicerídeos no sangue: pois eles são uma reserva de energia do nosso organismo, e conforme não é gasta mais ficam acumulados.

Além disso, a genética familiar também é um fator associado, através de uma condição chamada hipertrigliceridemia familiar. Neste caso, não há relação direta com alimentação ou pela ausência de hábitos saudáveis no cotidiano, mesmo que estes estejam relacionados com o agravamento da condição. 

Mesmo que o indivíduo se exercite regularmente e faça uma dieta saudável e bem equilibrada, ainda terá essa condição, pois esta é uma patologia hereditária, onde os sintomas de triglicerídeos alto ocorrem por conta de uma mutação genética.

O que fazer para diminuir o triglicerídeos?

Os sintomas de triglicerídeos alto são reduzidos através da mudança de hábitos cotidianos na vida do indivíduo. Começa-se com uma reeducação alimentar onde se entra com uma dieta saudável, rica em fibras e com menos carboidratos, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e consumir certas proteínas que auxiliam no combate contra os sintomas de triglicerídeos alto, como o ômega 3.

Para alcançar o objetivo de se conseguir chegar a uma dieta saudável e equilibrada no cotidiano, basta reduzir o consumo de alimentos com carboidratos, não utilizar açúcar em alimentos ou bebidas feitos em casa, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, evitar se alimentar com produtos ricos em gordura processada como salsicha ou presunto e consumir gorduras boas e mais frutas, verduras e outros alimentos integrais.

O que comer para baixar triglicerídeos?

Bom, sabe-se que para evitar os sintomas de triglicerídeos alto é necessário entrar em uma dieta saudável, equilibrada e adotar hábitos de vida saudáveis, como por exemplo, o de realizar exercícios físicos diários e manter um bom acompanhamento médico.

Para reduzir a taxa de triglicerídeos no seu sangue, recomenda-se uma dieta com pouco ou nenhum alimento que contenha carboidratos simples, açúcares, gorduras saturadas ou farinha branca, como bolos, tortas, pães, salgados, dentre outros. 

Além disso, sugere-se também evitar adicionar açúcar em alimentos ou bebidas, reduzir ou evitar consumir cerveja, vinhos e derivados com álcool, o consumo de gorduras consideradas saudáveis como azeite de oliva, castanhas ou amendoim, evitar comidas processadas como salsichas enlatadas, presunto, mortadela, dentre outros e comer legumes, verduras e frutas, pois são alimentos ricos em fibras.

Qual o melhor suplemento para diminuir o triglicerídeos?

Há diversos suplementos disponíveis no mercado para a redução dos sintomas de triglicerídeos alto. Dentre eles o mais utilizado é o Ômega 3 Premium, que ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos em até 30%. Além disso, reduz o risco de infarto agudo do miocárdio e de outras doenças em pacientes com risco de problemas cardiovasculares.

Por fim, o excesso de triglicerídeos em nosso organismo pode fazer mal e gerar diversos problemas futuros como hipertensão arterial ou diabetes, que ocasionam em infarto ou em um acidente vascular cerebral. Para evitar que isso ocorra, é de suma importância realizar exames de sangue periódicos para avaliação das taxas sanguíneas de triglicerídeos e manter um bom acompanhamento médico.

Além disso, a adoção de hábitos saudáveis e de uma dieta equilibrada, que elimine carboidratos ou gorduras saturadas, e adotar a dieta alimentos ricos em fibras como verduras, legumes e frutas são fundamentais para uma vida saudável e livre dos sintomas de triglicerídeos alto. Não espere os sinais surgirem, cuide-se desde já e de preferência com o Ômega 3 que ajuda a prevenir muitas doenças!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

5 respostas

  1. Ó Que fazer, se eu amo AIPIM no café? Só pela manhã.
    Troco por qualquer pão gostodo.
    Bom, caminho todo dia, de Sg à sáb e como muito legumes. Não PASSO sem.Pena q não poço plantar onde moro.mas, tenho esperança de um dia ter uma hortinha.
    Amo feijão com arroz. Mas, lendo essa útil mensagem, JA diminui os dois de muitas colheres para três.
    Há! Importante: Tomo OMEGA três já uns 5ou 6 anos.tomava 3 ao dia. Agora dois. Compro no mundo verde.Agora, eu tenho uma grande dúvida :
    Esse q compro DIZ aqui: DHA 360MG E EPA54O MG, EU NAO ENTENDO SOBRE ISSO. MAIS, TA CERTO? AMO ESSE TIPO DE LEITURA, AGRADEÇO MUITO!!
    Há, Meu tablet não anda muito bem. Vou levar no Dr na Seg .

  2. tenho dificudade pra dormir ansiedade tomo antes depressivo ja estou na menopausa tenho folgacho nunca tomei ômega 3 tenho duvida sobre as marcas tem muitos enganadores publicados mentiras bricando com a vida das pessoas boas informações gostei aprendi temos que ler o rótulo tem que tá escrito ifos nos oferece um pouco de segurança eu acho Dha dpa obg

  3. Já troquei o meu Ômega pelo da NUTRI Life CAPS e estou sentindo todas essas mudanças que vcs falam ,mas tbm uso a spirulina e a chlorela , não sei se é por fazer o tratamento completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.