Qual a pressão arterial ideal para cada idade e como me manter saudável?

O que você vai ler neste post

Dentre as doenças que mais acometem a população de nosso país, a hipertensão arterial e suas consequências são as que mais estão presentes. Saber avaliar a pressão arterial ideal e por idade, além de adotar hábitos mais saudáveis, para manter a pressão normal e evitar este mal invisível que acometa a população, são as melhores formas de prevenção a esta doença.

Bom, a hipertensão arterial é uma doença onde o sangue provoca uma pressão exagerada nas paredes de dentro das veias e das artérias que transportam o sangue e seus nutrientes para o nosso corpo. Dessa forma, a numeração no momento da aferição se mostra acima do que é considerado normal e isso pode trazer uma série de consequências, como problemas cardiovasculares e até mesmo a ocorrência de um AVC.

Por último, a hipertensão arterial é uma doença invisível onde seus sinais e sintomas não aparecem diretamente, de forma que o indivíduo só descubra da sua existência na hora da aferição. Diante disso, mostra-se a importância de saber medir a pressão arterial, suas medições por faixa etária e como manter uma pressão arterial saudável. 

Qual a pressão arterial ideal por idade?

Independente da faixa etária do indivíduo, a média ideal de pressão arterial saudável é igual para todo mundo. Entretanto, se considera uma pressão arterial saudável aquela que está marcada em 120x80mmHg ou um valor que seja menor que 130x85mmHg. Nos idosos, ainda se tolera valores um pouco mais elevados, mas nada que extrapole além de 140x90mmHg – neste caso, é indicativo de hipertensão.

Qual a pressão arterial ideal para cada idade e como me manter saudável (2)
Fonte/Reprodução: original

Pesquisas recentes demonstram que o indivíduo idoso, com mais de sessenta e cinco anos, precisa apresentar uma pressão arterial saudável menor do que 140x90mmHg. Além disso, sabe-se também que este grupo apresenta uma redução no risco de infarto do miocárdio, derrames, acidente vascular cerebral (AVC), dentre outras condições cardiovasculares diante desta média de pressão arterial.

Na conclusão das pesquisas, sugere-se que pelo organismo idoso conseguir tolerar pressões mais elevadas ao longo dos anos, o mesmo também reduz o risco destes episódios de problemas cardiovasculares nesta faixa etária.

Já no grupo das crianças, os valores de uma pressão arterial saudável sofrem variações conforme a idade, o sexo e altura do corpo do indivíduo. Por conta disso, os pediatras utilizam uma tabela com valores diferentes para meninos e meninas que considera o peso e a altura. Neste caso, o valor médio da pressão arterial saudável em crianças é de 100x65mmHg.

Tabela de pressão arterial por idade:

Uma pressão arterial saudável é definida pela mesma média, independente da idade do indivíduo. Neste caso, considera-se 120x80mmHg (ou 12 por 8) como o valor ideal de uma pressão arterial saudável. Entretanto, há variações da pressão arterial saudável conforme a idade, que aumenta conforme a faixa etária aumenta também.

Considera-se, portanto, uma pressão arterial saudável aquela que esteja acima de 120x80mmHg e abaixo de 140x90mmHg. Caso o valor seja menor que a primeira média, significa que o indivíduo está hipotenso e caso o valor seja maior que o último, o paciente está prestes a desenvolver um quadro de hipertensão.

As variações segundo a idade ocorrem entre estes dois valores e variam conforme o sexo. Em indivíduos com sessenta anos ou mais, a pressão arterial se encontra entre 134x84mmHg e 135x88mmHg em indivíduos do sexo masculino e feminino, respectivamente.

O que é bom para manter a pressão arterial normal?

Diversas ações realizadas durante o nosso cotidiano pode manter a pressão arterial saudável, e a principal delas é reduzir a ingestão de alimentos muito salgados ou até mesmo retirar o sal de cozinha das refeições. O sal é um produto rico em sódio, e por mais que este mineral seja extremamente importante para o nosso organismo, em excesso é um dos principais elevadores de pressão arterial.

Para manter a pressão arterial saudável, é importante também ingerir bastante líquido durante o dia, cerca de dois litros de água mineral já são o suficiente. Outra importante sugestão é a adoção de exercícios diários como caminhada, natação ou academia por no mínimo trinta minutos. 

Qual a pressão arterial ideal para cada idade e como me manter saudável (1)
Fonte/Reprodução: original

Há diversos outros hábitos a serem adotados diariamente para que haja o controle da pressão arterial saudável, são eles: evitar situações que são muito estressantes, reduzir o peso corporal, evitar tabagismo e o etilismo, prática diária de exercícios físicos, evitar o consumo de alimentos fritos e de gorduras em excesso na dieta, controlar o nível de glicose e de colesterol no sangue e não usar drogas hipertensivas, como a cafeína.

Nos casos onde a pressão arterial se encontra abaixo do nível indicado saudável, ou seja, em hipotensão, há também dicas para ajudar a fazer com que haja o retorno da pressão arterial saudável, como: levantar devagar e com calma, procurar um lugar arejado, deitar com as pernas para o alto, se alimentar de forma correta e investir na ingestão de água. Em certos casos, indica-se também a ingestão de sal no momento.

Como a atividade física ajuda a pressão arterial?

A prática de exercícios físicos diários é uma ótima forma de manter a pressão arterial saudável. Caso feito regularmente e da forma correta, a atividade física ajuda na circulação sanguínea através do aumento de força no batimento cardíaco e com a otimização da atividade respiratória do indivíduo.

Entretanto, antes de começar uma rotina de exercícios físicos, seja por conta própria ou na academia, é necessário que o indivíduo com hipertensão consulte o médico para fazer uma avaliação geral, que inclui um exame de sangue e de coração para saber se você está de fato apto a realizar exercícios físicos.

Ao fazer exercícios físicos regulares no seu dia-a-dia, é possível chegar a uma pressão arterial saudável no seu repouso, durante a atividade física e depois. E, além disso, por conta da redução da pressão sanguínea, observa-se também uma melhora na capacidade respiratória e uma otimização na força dos batimentos cardíacos, o que melhora a circulação sanguínea.

Qual suplemento pode ajudar a minha pressão arterial?

Além da adoção de hábitos saudáveis e de uma dieta bem estruturada no dia-a-dia, o uso de suplementos também podem auxiliar na manutenção de uma pressão arterial saudável e manter o coração ativo da melhor forma possível. 

O óleo de peixe, por exemplo, fornece uma série de vantagens à saúde e auxilia na redução da pressão alta. Outro suplemento importante é o magnésio, que promove um sono saudável, ajuda a manter os ossos íntegros e combate a hipertensão. Por último, temos o potássio, que é responsável por atuar contra o sódio e ajuda na redução da pressão arterial por conta disso.

Por fim, é inegável que a hipertensão é uma das doenças que mais acometem a população brasileira, e pelo fato de ser uma patologia invisível que surge sem sinais ou sintomas específicos, é necessário prestar bastante atenção e checar a sua pressão arterial sempre que possível.

Além disso, é de extrema importância sustentar uma rotina saudável com exercícios físicos, uma dieta balanceada com pouco sal e bastante ingestão de líquido, além dos suplementos necessários para que se mantenha uma pressão arterial saudável e uma vida sem os males da hipertensão e de suas consequências. Para se manter ainda mais saudável, conheça aqui as doenças que o Ômega 3 ajuda a evitar.

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.