É incrível pensar que, hoje em dia, com tanta informação disponível e tabus quebrados, muitas pessoas ainda acreditam que o sexo após a menopausa é impossível. De fato, é preciso reconhecer que a menopausa traz muitas transformações no corpo da mulher, e até mesmo em sua mente. Todas as mudanças fazem parte da inevitável queda hormonal.
Mas toda mulher sabe que a vida sexual tem mais a ver com a sua mente do que o corpo, ao menos na maior parte dos casos. O desejo começa nos pensamentos, e este é o ponto de partida para todas as reações físicas que se seguem, como, por exemplo, a lubrificação natural da vagina. É um fato conhecido que o sexo após a menopausa pode ser dificuldade por falta de lubrificação e de libido.
Se por um lado não podemos negar que a menopausa causa transformações na mulher — que realmente podem prejudicar sua vida sexual —, por outro, é necessário encarar essa fase como algo natural. Portanto, o sexo após a menopausa também deve ser visto como mais um aspecto dessa “nova vida” que aguarda a mulher.
Acompanhe a seguir tudo sobre o sexo após a menopausa e quais os efeitos dessa fase sobre a sua libido!
A Menopausa pode causar a perda do desejo sexual?
Vamos começar pela grande questão: afinal de contas, o sexo após a menopausa é tão prejudicado que uma vida sexual após certa idade se torna impossível?
Não há como negar que a menopausa é uma fase da vida da mulher onde há baixa de libido. Mais do que o desejo de ter relações, a libido corresponde a uma resposta física e emocional de uma pessoa — a qual é direcionada para o ato sexual. A libido pode ocorrer por um ou mais dos seguintes fatores: emocionais, físicos, sociais e hormonais.
No caso do sexo após a menopausa, é a queda dos hormônios progesterona e estrogênio que pode afetar a libido. Esses hormônios são responsáveis pela ovulação e tudo o que envolve essa fase.
Além dos hormônios, existem outros fatores que podem afetar o sexo após a menopausa e que estão relacionados aos sintomas sofridos pela mulher nessa fase. Desconfortos como as ondas de calor, as sudoreses, os cansaços, a insônia e até mesmo as flutuações de humor podem afetar a vida sexual da mulher.
Por fim, medicações para o humor também podem afetar a libido, o que também influencia na sua atividade sexual.
O Sexo após a Menopausa pode ajudar?
Após descobrir que a chegada da menopausa pode afetar a libido, muitas mulheres assumem uma postura de desânimo, como se suas vidas sexuais estivessem condenadas para sempre. No entanto, o sexo é a resposta nesse caso.
Ainda que a solução seja simples, os benefícios explicam o porquê ter relações na menopausa é algo tão benéfico para a mulher.
A começar porque a busca pelo sexo nessa idade é uma forma de restaurar a libido de maneira natural. Quanto menos o sexo for um tabu para a mulher nessa fase, mais fácil será transicionar nessa área (mesmo com a menopausa em curso). Aliás, esse pensamento deve ser tido como uma base para tudo o que deve ser feito nessa fase.
É preciso partir de uma verdade: a libido estará menor. Mas há muitas atitudes práticas que ajudam a recuperar o desejo, basta que a mulher esteja disposta a se engajar nelas. Uma sugestão começa do conhecimento do corpo, de outras zonas erógenas que não sejam somente as genitais.
Também é necessário ter um bom canal aberto de comunicação com o parceiro, de maneira que ele faça parte desse processo de descoberta. Afinal, você não está sozinha durante uma relação sexual!
A comunicação, de fato, é de suma importância, pois esse é o momento de descobrir novas formas de prazer, coisas que saem da rotina — como fantasias, brinquedos e o que a imaginação e desejo permitirem.
Nesse contexto entra a última atitude: ter em mente de que o sexo após a menopausa não deve ser medido em quantidade, mas na qualidade de uma experiência para a outra, na intimidade e no prazer de cada encontro.
Pode ter relações sexuais durante e após a Menopausa?
Na verdade, a mulher deve fazer sexo após a menopausa, assim como fez em outras fases de sua vida.
É preciso entender que o sexo é uma questão biológica e emocional. Ou seja, faz parte da vida de qualquer mulher. A chegada da idade jamais pode ser vista como o fim de algo bom, mas, sim, como o começo de algo novo.
Muitas mulheres, de fato, redescobrem a vida sexual justamente na menopausa, pois se vêem “obrigadas” a explorarem mais esses seus lados. Essa atitude positiva e curiosa em relação ao sexo é o primeiro passo para a satisfação.
Quais os benefícios em manter as relações sexuais na Menopausa?
Mas a volta da libido é apenas um dos benefícios do sexo após a menopausa. É preciso mencionar que essa atitude é excelente para a saúde, a começar da emocional: melhora do humor, redução do estresse e da irritação.
O sexo após a menopausa também é excelente porque constitui uma atividade física, na qual há um gasto calórico. Já que uma das consequências da menopausa é o possível ganho de peso, nada melhor do que combater isso de forma prazerosa, não é mesmo? Com isso, também ocorre um aumento de anticorpos e melhora da circulação sanguínea.
O relaxamento que vem após o sexo na menopausa também promove um sono de qualidade, redução de pressão sanguínea, melhora da auto-estima e uma expectativa maior de vida.
Em outras palavras, o sexo após a menopausa pode ser considerado como uma arma contra o envelhecimento, que chega com intensidade para a mulher nessa fase.
E após a Menopausa?
Os benefícios do sexo após a menopausa podem ser vistos como os mesmos do sexo durante a menopausa.
Mesmo com o fim dessa fase, que dura entre os 45 até 55 anos, é possível que a mulher ainda tenha os mesmos problemas do sexo após a menopausa. Isso acontece porque o corpo feminino passa pela longa fase do climatério, que começa antes da menopausa, isto é, da última menstruação, e pode se estender até os 65 anos.
No climatério também ocorrem os sintomas relacionados às perdas hormonais. Ainda assim, da mesma forma, é possível lidar com isso sem perder o desejo sexual. Na verdade, o sexo é muito importante nessa fase também.
Além de conhecer o próprio corpo, ter comunicação com o parceiro e explorar possibilidades, você também pode lançar mão de lubrificantes para lidar com o ressecamento vaginal.
Se você está em um momento de dificuldade na vida sexual por causa da menopausa, conheça o método que vai trazer a sua libido, o desejo e as experiências de volta e ainda melhores!
Uma resposta
Eu acho que até já passei pela menopausa , meu libido caiu muito ressecamento vaginal e grande .
E isso incomoda muito. Fiz uma exterectomia total e essa cirurgia ajudou mais ainda neste ressecamento.
Tenho agora sessenta anos mas já passo por esse processo já há uns dez anos, ou mais.