Conhecer os tipos de pão mais saudáveis é ótimo para você que deseja manter uma dieta equilibrada sem abandonar esse alimento. Desde a sua criação, o pão é um item da culinária muito apreciado e recebe inovações na forma de preparo constantemente.
Com o interesse crescente por mais alimentos saudáveis, diversas pessoas passaram a estudar a popularidade do pão e compreender como utilizá-lo das melhores formas, para manter a boa saúde. O resultado desses estudos está nas receitas mais variadas do alimento.
Portanto, vamos compreender quais são os tipos de pão mais saudáveis, que irão proporcionar uma dieta melhor e mais rica.
Benefícios dos pães
Tanto os tipos de pão mais saudáveis como os comuns possuem como principal benefício a energia rápida oferecida ao organismo. Geralmente, esses alimentos são ótimos para pessoas que farão provas, por exemplo, por fornecer boas quantidades de energia em uma boa velocidade, fato importante para o esforço intelectual exigido dos testes.
No caso dos tipos de pão mais saudáveis, é possível encontrar outros benefícios como vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Com uma quantidade adequada, é totalmente viável a inserção deles em dietas para diferentes objetivos.
Malefícios do pão
O principal malefício do pão também é a grande quantidade de carboidratos. Quando consumido em excesso, os carboidratos podem favorecer maior ganho de peso ao indivíduo. Isso auxilia no desenvolvimento de quadros de obesidade e problemas do tipo.
Os ingredientes que se costuma usar nos pães mais comuns também são problemas para uma saúde equilibrada. Com farinhas muito processadas e o excesso de açúcar na preparação, o pão pode gerar vícios no consumidor e até proporcionar maior facilidade no desenvolvimento de quadros como diabetes, por causa da resistência à insulina.
No entanto, todos esses malefícios só vão aparecer se você consumir pães de má qualidade ou exagerar na quantidade ingerida. A atenção nesses dois fatores permite que o consumidor utilize o pão sem medos e de maneira inteligente durante sua rotina alimentar.
Os 6 Tipos de pão mais saudáveis
Com o conhecimento dos benefícios desses alimentos, segue uma lista com os 6 tipos de pão mais saudáveis para você utilizar nas mais diversas refeições. Para as indicações, foi considerada a facilidade de prepará-los ou comprá-los, assim como a qualidade nutricional oferecida ao organismo.
Pão integral
O pão integral pode ser encontrado em diversos supermercados e em praticamente todas as padarias. Seu principal ganho nutricional está na quantidade de fibras na composição da massa, e redução da quantidade de açúcar que é geralmente posta nos pães brancos. É uma ótima opção para dietas e processos de reeducação alimentar, embora ainda seja necessário seu consumo moderado.
Pão de centeio integral
O pão de centeio integral se difere por ter bem menos calorias do que outros pães que somente usam a farinha de trigo tradicional. É a opção da lista com a maior quantidade de fibras e costuma combinar bastante com café da manhã e da tarde.
Pão de cenoura
O pão de cenoura combina a massa fofinha do pão com a cenoura, ingrediente muito conhecido por pessoas que fazem dieta. Além de ser gostoso, esse tipo de pão pode ser utilizado para incentivar o consumo de mais legumes, fator muito útil para crianças e adultos que não gostam de seu consumo “puro”.
Pão de soja
O pão de soja é uma opção interessante para proporcionar ao corpo uma ingestão de proteínas de qualidade. Além disso, a soja é uma excelente combatente contra diversas doenças graças às suas propriedades antioxidantes, fator responsável por promover a desintoxicação do organismo.
Pão australiano fit
O pão australiano é uma opção ótima principalmente para os alérgicos a glúten e lactose, já que essa receita não leva esses compostos. Além de ter um gosto levemente doce, ele é rico em fibras e carboidratos, nutrientes ótimos para o organismo.
Pão de aveia
Por fim, o pão de aveia é outro excelente candidato para você acrescentar na sua dieta, devido à quantidade de fibras, ferro e proteínas do alimento. Essa receita é indicada para diminuir a absorção tanto do colesterol quanto do açúcar. Por isso, é uma ótima opção para combater problemas relacionados a esses dois fatores.
Se você é uma pessoa observadora, percebeu que na lista estão os pães que podem ser feitos na casa de qualquer pessoa. Isso foi pensado para oferecer um controle dos ingredientes que se usará e, consequentemente, garantir a qualidade do alimento em sua mesa.
Qual é o melhor pão integral para consumir?
O melhor pão integral para consumo é aquele que tem a menor quantidade de conservantes possíveis e uma boa quantidade de fibras. As fibras servem para a regularização do intestino e, por isso, são ótimos agentes para combater problemas como prisão de ventre.
A quantidade de conservantes pequena, por sua vez, fará com que o alimento seja o mais natural possível e ofereça maiores ganhos nutritivos para o seu organismo.
Com uma boa quantidade de fibras e o mínimo de conservantes, você pode pesquisar pelos produtos que atendam essas exigências ou buscar ingredientes para fazer a sua receita.
Melhores combinações para fazer com pão
Com a lista dos tipos de pão mais saudáveis, é interessante pensar como aplicá-los em suas refeições. Pelo fato desse alimento ser extremamente versátil, é possível combiná-lo em praticamente qualquer refeição, mas as mais comuns são o café da manhã, jantar ou lanche da tarde.
Pão e ovo
Um exemplo de receita simples é o clássico pão com ovo. Escolha um dos tipos de pão mais saudáveis e utilize o ovo como complemento. Essa refeição popular é capaz de oferecer bastante energia e diversos benefícios nutricionais do ovo somado ao pão.
Com as fibras e os carboidratos do pão aliados às proteínas de extrema qualidade do ovo, essa simples combinação torna-se excelente para pessoas que praticam atividade física. Todos esses nutrientes são ótimos para uma boa performance e também servem para um pós-treino adequado, uma vez que se precisa repor compostos importantes para regeneração muscular.
Pão com queijo
O pão com queijo é uma ótima opção de café da manhã ou lanche, por oferecer propriedades como cálcio, fibras e proteínas boas. No entanto, um aviso deve ser dado para que se atente ao tipo de queijo escolhido a fim de ter uma maior noção do valor calórico da sua refeição e, obviamente, não escolher essa combinação caso tenha qualquer alergia ou intolerância à lactose.
Pão com carnes magras
A ideia é semelhante ao pão com ovo, porém utilizando carnes magras como frango no lugar da outra fonte de proteína animal. Somar as qualidades existentes desses dois alimentos é ótimo para pessoas que precisam de mais energia durante o dia e desejam refeições cada vez mais completas.
Uma sugestão bem interessante é que você coloque outros elementos como alface, tomate, cebola e outros alimentos naturais para tornar o visual da refeição melhor, em termos de valor nutricional.
Torradas com pães “velhos”
Por último, para quando os pães comprados estiverem duros demais, você pode optar por fazer torradas. Além de aliviar a rigidez do pão, fazer torradas deixa o alimento mais crocante e não desperdiça os pães mais velhos.
Os tipos de pão mais saudáveis são excelentes aliados de uma dieta balanceada e prática, mas devem ser consumidos com moderação e variedade. Opções que não utilizam açúcar, enriquecem a tabela nutricional com mais fibras, vitaminas e minerais, e podem ser acompanhadas de outras fontes de proteínas, ácidos graxos e outros nutrientes são as ideais.
Muito se discute sobre a importância de uma saúde equilibrada na atualidade e, por isso, conheça o nosso método para eliminar todas as consequências que o peso extra pode lhe causar.
Uma resposta
Gostei dessa matéria sobre o pão, enriquecedora e esclarecedora, pois eu gosto demais de pão.