3 Formas de tomar Bicarbonato e Elevar sua Saúde

3 Formas de tomar Bicarbonato e Elevar sua Saúde

O que você vai ler neste post

Você sabia que temos 3 formas de tomar bicarbonato e desfrutar de seus benefícios? Pois é, essa substancia bastante famosa e conhecida apresenta diversos benefícios para o seu organismo.

O bicarbonato é um excelente condimento utilizado na cozinha e que, por se tratar de uma substância alcalina, serve para provocar a neutralização de diferentes substâncias ácidas.

Por meio de uma receita caseira bastante conhecida, o bicarbonato se torna muito utilizado quando misturado na água como forma de antiácido para combater a azia, assim como também pode ser usado como fermento em diversas receitas como bolo ou pães.

Mas o uso desse famoso pó branco não serve apenas para isso. Há diferentes maneiras de introduzir ele no seu dia-a-dia e, particularmente, tem 3 formas de tomar bicarbonato e elevar sua saúde e a sua qualidade de vida! Quer saber mais? Vem com a gente cuidar do seu bem estar!

O que é e porque tomar bicarbonato?

Antes de sabermos as 3 principais formas de tomar bicarbonato e elevar sua saúde, precisamos compreender o que é esse condimento e o porque ele é tão importante quando presente no nosso dia-a-dia.

O bicarbonato, nada mais é, do que uma substância considerada alcalina, ou seja, com pH alto, bastante utilizada para a neutralização de diferentes substâncias que são ácidas. De modo geral, o bicarbonato é utilizado com frequência como receita caseira para aliviar os sintomas da acidez no estômago, a tão temível azia.

O que é e porque tomar bicarbonato
Fonte/Reprodução: original

Além disso, ele pode ser utilizado também para ajudar na limpeza da garganta através de bochechos, no preparo de determinadas receitas culinárias, como fermento em pães, bolos ou massas e na higiene de determinados alimentos.

O seu uso diário é bastante importante, afinal, seus benefícios para a saúde são vistos em várias partes do corpo. Em nossa boca, por exemplo, o bicarbonato ajuda no equilíbrio do pH, principalmente em pessoas que vomitam muito, de forma que os dentes sejam fortalecidos e que haja controle dos microorganismos presentes na boca.

E não só isso, ele também auxilia nos sintomas da acidez presente no estômago e alivia os sintomas da azia, além de reduzir o risco da formação de pedras nos rins, causado devido a acidez do sangue.

Como é comumente utilizado o bicarbonato na culinária?

No dia-a-dia da cozinha, o bicarbonato de sódio é bastante utilizado na produção de pães, bolos, salgados ou quaisquer outros tipos de massas, como um potente agente de fermentação.

Junto com o calor, a substância promove uma reação com os componentes ácidos presentes nos demais ingredientes e libera o dióxido de carbono, que promove o aumento de volume da massa.

Ele também é usado com frequência para reduzir a acidez de diversos alimentos e produtos de cozinha, como é o caso do doce de leite, onde adicionamos um pouco de bicarbonato para evitar a coagulação do leite quando junto ao ácido lático, concentrado em grandes quantidades

Quais benefícios do bicarbonato para a saúde?

Diversas evidências mostram que tomar bicarbonato de sódio ajuda na redução da acidez presente na boca, em especial para os indivíduos que tenham refluxos constantes e vomitam diariamente. Essa acidez presente na boca pode prejudicar tanto os dentes como também a flora bucal, por isso, essa neutralização é sempre bem-vinda!

Mas seus benefícios não param por aí! O bicarbonato também é responsável por combater a azia, atuando como um potente anti ácido de forma que promove a neutralização do ácido clorídrico, responsável pela acidez estomacal.

Ele também ajuda a melhorar a saúde bucal, pois combate tanto o mau hálito como a sensibilidade dentária, além de promover um leve clareamento por conta de seu pH.

Quais benefícios do bicarbonato para a saúde
Fonte/Reprodução: original

Os rins também são grandes beneficiados pelas ações do bicarbonato, afinal, a substância combate os cálculos renais! Mas como isso ocorre? Naturalmente, quando o sangue se encontra ácido, são formadas essas pedras nos rins a longo prazo. Toda a alcalinização que o bicarbonato promove reduz essa formação de cálculos, de modo a prevenir assim esses problemas eventuais.

Entretanto, há alguns mitos relacionados aos benefícios do uso de bicarbonato para a saúde, e o primeiro deles é a crença de que essa substância ajuda no emagrecimento. Não há nenhuma evidência ou pesquisa científica que afirma que o bicarbonato de sódio pode ajudar na dieta para emagrecer, nem mesmo quando associado a outros ingredientes.

Essa confusão acontece por conta da dieta alcalina, que é bastante comum na nutrição. De forma resumida, essa prática consiste na afirmação de que se alcalinizarmos o nosso corpo, ele irá emagrecer. E mesmo quando falamos nessa prática, observamos diversas controvérsias científicas.

Outro mito bastante observado é a crença de que o uso diário de bicarbonato pode diminuir os riscos de se ter câncer. Não há nenhum estudo que correlacione a substância com a doença, e essa crença se deve apenas ao fato de que as células cancerígenas apresentam pH ácido, e a função do bicarbonato seria alcalinizar elas.

Enfim, de fato temos inúmeros benefícios com o consumo diário do bicarbonato de sódio, em especial para elevar a saúde. Porém, esses dois últimos são mitos e não há nenhuma evidência científica que comprove suas veracidades.

Formas de tomar o bicarbonato de maneira saudável

Já sabemos a importância que essa substância tem para a nossa qualidade de vida e para o nosso organismo, agora, como podemos aderir o seu uso em nossa rotina? Bom, há pelo menos 3 formas de tomar bicarbonato e elevar sua saúde através de seus importantes benefícios!

Antes, vale lembrar que o bicarbonato de sódio pode ser encontrado em qualquer supermercado ou lojas de temperos e condimentos, e que caso você note quaisquer sintomas após o seu uso, deve interromper imediatamente o consumo e procurar um médico.

1. Água com bicarbonato

A água com bicarbonato é um excelente remédio caseiro para combater os sintomas da acidez estomacal e do refluxo. Para ajudar na alcalinização e reduzir a acidez em excesso presente no estômago, preparamos uma solução com 1 colher de sopa com bicarbonato de sódio e 250 ml de água.

Para conseguir alcançar o efeito desejado, devemos beber ao menos metade do copo. Logo após a ingestão, observamos que toda a sensação de dor e queimação no estômago passa, em especial quando seu consumo é feito após as refeições.

2. Limão com bicarbonato

Um suco de limão, bem geladinho, com bicarbonato de sódio, é outra opção perfeita para proporcionar a alcalinização do nosso organismo. Tomar este refrigerante natural de forma moderada apresenta inúmeros benefícios diários ao nosso corpo.

Os ingredientes são bem simples! Basta misturar o suco de um limão espremido, um copo de água e 1 colher de sopa de bicarbonato e desfrutar dos seus benefícios para a saúde.

3. Suco de beterraba com bicarbonato

A beterraba apresenta inúmeros benefícios ao nosso organismo, afinal, é uma fonte perfeita de carboidratos e de diversas outras proteínas e nutrientes. Quando associada ao bicarbonato em suco, somamos os benefícios de ambos e temos um excelente elixir para o nosso organismo!

Em especial, o suco de beterraba com bicarbonato é ideal para atletas de alto e médio rendimento, principalmente contra a fadiga muscular. Utilizar de 3 a 5 beterrabas para produzir suco, com água e uma colher de bicarbonato, é a melhor forma para consumir essa fórmula.

Quando o consumo de bicarbonato é contraindicado?

Engana-se quem pensa que o bicarbonato de sódio não tem contraindicações! O costume de tomar bicarbonato precisa ser feito com cuidado durante a gravidez, pois tem o risco de elevar a pressão arterial. Além disso, evita-se o uso também em pacientes hipertensos ou com alcalose metabólica.

Tomar bicarbonato também é contraindicado em pacientes que apresentam lesões renais, insuficiência renal ou retenção de líquidos. Por último, o consumo por crianças abaixo dos 6 anos também é contraindicado.

O bicarbonato de sódio é um excelente complemento para a saúde! Seus diversos benefícios garantem bem-estar e uma melhor qualidade de vida a qualquer um que adote o seu uso. Que tal garantir uma boa rotina ao organismo e adotar essas 3 formas de tomar bicarbonato e desfrutar seus benefícios? Adote-as agora mesmo ao seu dia-a-dia! Para mais dicas sobre ter uma vida cheia de saúde, veja nosso Clube saudável!

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.