Você com certeza já ouviu falar sobre as doenças que o ômega 3 ajuda a evitar.
Desde redução de colesterol até perda de peso, os benefícios desse suplemento são diversos.
Mas você sabe para quê exatamente as pessoas utilizam o ômega 3?
O que é o suplemento Ômega?
Os lipídios que consumimos diariamente em nossa alimentação são compostos por ácidos graxos, que podem ser essenciais e não essenciais.
O ômega 3 é um suplemento composto por ácidos graxos poli-insaturados essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo nosso organismo.
Dessa forma, para que o corpo possua a quantidade necessária de ômega 3, é necessário inserir na alimentação produtos contendo este nutriente.
Continue lendo para saber as doenças que o ômega 3 ajuda a evitar.
Triglicerídeos: O que são e o que fazem no organismo?
Triglicerídeos são gorduras do tipo éster constituídas por ácidos gordos e glicerol.
A função dos triglicerídeos no organismo está relacionada à reserva energética, como isolante térmico e também contra choques mecânicos. (1)
Apesar de ser uma das principais gorduras do nosso corpo, existe um limite ideal que o triglicerídeos precisa estar.
Níveis elevados do triglicerídeos podem levar a sérias consequências ao organismo, inclusive pressão alta, e uma das causas desse aumento está diretamente relacionada à alimentação e aos hábitos de cada indivíduo.
Como o ômega 3 ajuda na pressão arterial?
Você sabia que as doenças cardiovasculares, como hipertensão, são algumas das principais causas de morte no mundo?
Isso ocorre devido principalmente aos hábitos e à vida de cada pessoa. Alimentação condimentada, rica em gorduras, sódio e açúcares, por exemplo, contribuem fortemente para o aumento da pressão arterial e para o surgimento de tantas doenças.
Mas felizmente, ainda existe uma solução para quem quer correr atrás do tempo perdido: o ômega 3.
Isso porque, segundo estudos, além do que já falamos, outra doença que o ômega 3 ajuda a evitar relaciona-se exatamente à pressão arterial. (2)
Dessa forma, ao inserir o ômega 3 em seu dia a dia, sua pressão ficará mais controlada e sem trazer riscos à sua saúde.
Como o ômega 3 pode beneficiar com o Colesterol HDL (colesterol bom)
Outro grande benefício oferecido pelo ômega 3 ao nosso organismo é que ele é capaz de aumentar as taxas de HDL, o colesterol bom.
Uma das funções do HDL é diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) no corpo. (3)
Dessa forma, ao consumir o ômega 3, as taxas de HDL aumentam e consequentemente as de LDL diminuem, gerando ainda mais benefícios à saúde e menos riscos de doenças cardiovasculares.
Doenças que o ômega 3 ajuda a evitar: coágulos sanguíneos
O ômega-3 pode impedir que as plaquetas se aglutinem. Isso ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais. (4)
Tais coágulos são responsáveis, dentre outras coisas, pela ocorrência de trombose, entupimento das veias, dor e inchaço nas regiões afetadas, o que é evitado com o consumo de ômega 3.
O que mais o ômega 3 ajuda a evitar?
Placas
O ômega-3 mantém as suas artérias lisas e livres de danos, e isso previne a placa que pode restringir e endurecer suas artérias. (5)
Com isso, suas veias e artérias permanecem “livres” e sem entupimentos, o que leva a menos trombose e doenças graves.
Inflamação
O ômega-3 reduz a produção de algumas substâncias liberadas durante a resposta inflamatória do corpo. (6)
Sendo assim, ao haver inflamação, o ômega 3 atua diminuindo tal resposta, o que diminui dores e riscos mais sérios aos indivíduos.
Ajuda contra depressão
Um dos mecanismos de atuação do ômega 3 é devido ao fato de que este nutriente melhora em grandes níveis a absorção de serotonina no cérebro, o que inclusive faz com que o ômega 3 seja receitado para o tratamento de depressão, ansiedade e bipolaridade. (7)
Por tudo isso, centros de medicina avançada da Europa e dos EUA recomendam que ocorra a ingestão de uma quantidade entre 500 e 1000mg de ômega 3 diariamente.
Entretanto, os brasileiros consomem apenas aproximadamente 120mg, o que está longe de alcançar a quantidade necessária para que o organismo usufrua dos benefícios desse nutriente.
Dessa forma, é importante que haja maior consumo, a fim de usufruir de todos os benefícios do ômega 3 e as doenças que ele pode evitar.
Ainda curioso sobre o que é o ômega 3? Ou Gostaria de saber mais sobre seus benefícios? Acesse o nosso post> Ômega 3: O que é, para que serve e benefícios.
3 respostas
BOA NOITE, VOCÊS SÓ NÃO FALAM QUAL A QUANTIDADE DE EPA E DHA …
Mario, EPA 540mg e DHA360mg