Todos já sabem os benefícios e também por que usar o ômega 3.
Além disso, também já são comprovados os seus benefícios relacionados à diminuição da inflamação, melhoria na resistência óssea e também na prevenção de doenças cardiovasculares.
Por isso, trouxemos no post de hoje ainda mais exemplos justificativas de por que usar o ômega 3, bem como algumas das principais melhorias que ele oferece ao seu corpo. Confira a seguir.
Afinal, o que é o Ômega 3?
As gorduras que consumimos cotidianamente são compostas por ácidos graxos, que pode ser essenciais ou não essenciais.
Os ácidos essenciais não são produzidos pelo organismo, como é o caso do ômega 3, que é composto por ácidos graxos essenciais poli-insaturados.
Sendo assim, é preciso que seja realizado o consumo de alimentos ricos em ômega 3 para que nosso corpo possua a quantidade necessária deste nutriente e, consequentemente, desempenhe as funções relacionadas a ele.
Continue lendo para saber as doenças que o ômega 3 ajuda a evitar.
Por que usar o Ômega 3?
Uma das principais funções do ômega 3 é atuar como anti-inflamatório, no qual ele desloca a cascata da inflamação e ajuda a diminuir dores no corpo. (1)
Estudos indicam que o ômega 3 pode melhorar a resistência óssea ao aumentar a quantidade de cálcio nos ossos, o que deve reduzir o risco de osteoporose (2).
Ainda, o ômega também serve para ajudar no tratamento de artrite.
Confira abaixo os tipos de ômega 3 e os seus principais benefícios.
Tipos de Ômega 3
O ômega 3, como dito anteriormente, é composto por ácidos graxos, e além disso é dividido em três tipos diferentes. Confira:
Ácido docosahexaenoico (DHA)
O DHA é um tipo de ômega 3 encontrado principalmente em peixes de águas geladas. Os cientistas têm estudado o consumo deste ácido relacionado à diminuição da deterioração que causa o Alzheimer. (3)
Ácido eicosapentaenoico (EPA)
O EPA é geralmente encontrado em óleos de peixes, como fígado de bacalhau, arenque, salmão e sardinhas, sendo também encontrado no leite materno.
É um dos principais tipos de ômega 3, tendo importante função anti-inflamatória e na saúde cardiovascular.
Ácido Alfa-Linolênico (ALA)
O ácido alfa-linolênico é um tipo de ômega que pode ser encontrado principalmente em:
- Chia;
- Linhaça;
- Oleaginosas (como castanhas);
- E algas.
Benefícios do Ômega 3
Nós já citamos em alguns posts anteriores alguns dos benefícios fornecidos pelo consumo de ômega 3.
Confira a seguir mais algumas das vantagens:
Melhora o rendimento muscular
Segundo estudos, a suplementação com ômega 3 melhora significativamente a capacidade de resistência muscular, o que ajuda a reduzir a quantidade de oxigênio consumido durante os exercícios físicos.
Além disso, os cientistas também relatam que o uso do ômega auxilia o corpo a recuperar os músculos danificados em exercícios de maior impacto. (4)
Auxilia a controlar o déficit de atenção e a hiperatividade
Foi feito um estudo com jovens com TDAH utilizando o ômega 3, no qual foi feita a avaliação por meio de quatro itens do Teste de Desempenho Contínuo:
- Atenção focada;
- Impulsividade;
- Atenção sustentada;
- Vigilância.
O estudo dividiu os jovens em dois grupos: um placebo, que não consumiu o ômega 3, e outro que estava consumindo o ômega 3.
Como resultado, os jovens que realizaram o uso do ômega 3 tiveram significativa melhora nos itens testados.
Por isso, os cientistas indicam que o suplemento de ômega 3 são, provavelmente, tão eficazes quanto os tratamentos farmacológicos convencionais em crianças com TDAH. (5)
Melhora a qualidade da pele
O ômega 3 é um excelente aliado nos cuidados com a pele! (6)
Alguns dos principais benefícios são:
- Proteção contra danos solares;
- Redução da acne;
- Evita que a pele fique seca, vermelha ou com coceiras;
- Diminui as chances de câncer de pele.
Ajuda a prevenir o Alzheimer
Segundo estudos, o ômega 3 é capaz de ajudar a prevenir o Alzheimer, especialmente se o consumo do suplemento for realizado desde cedo.
Isso ocorre especialmente devido à proteção que o ômega oferece ao coração e aos tecidos cardiovasculares. (7)
Combate asma
O ômega 3, além de todos os benefícios já apresentados, é capaz de reduzir a produção de IgE, o anticorpo que causa reações alérgicas e sintomas de asma nas pessoas.
Além disso, estudos mostraram que, ao consumir uma quantidade de ômega 3 enquanto grávida, uma mulher pode reduzir significativamente as chances de que a criança, ao nascer, desenvolva asma e algumas doenças respiratórias.
Devido a todos os benefícios que citamos anteriormente, os centros de medicina avançada recomendam que ocorra a ingestão de 500 a 1000mg de ômega 3 por dia.
O grande problema é que o consumo médio do brasileiro é cerca de 120mg, ou seja, bem abaixo da quantidade mínima necessária ao organismo.
Sendo assim, é imprescindível haver a suplementação com ômega 3 diariamente.
Veja mais sobre ômega 3 no post: Ômega 3: O que é, para que serve e benefícios.
2 respostas
Eu já consumo o Ômega 3 por algum tempo e concordo totalmente com o que foi publicado..