Spirulina: O que é, para que serve e benefícios

Spirulina: O que é, para que serve e benefícios

O que você vai ler neste post

Você muito provavelmente já ouviu falar da Spirulina

… um dos melhores superalimentos disponíveis atualmente.

Mas você sabe o que ela é?

Sabe para quê serve?

Leia este post completo para entender melhor sobre isso e muito mais!

 

O que é a Spirulina?

A Spirulina se trata de uma microalga, que é utilizada majoritariamente como suplemento alimentar.

É uma fonte riquíssima em proteínas e minerais, além de vitaminas, ferro e ácido gálico.

Por ser composta por tantos nutrientes benéficos, os benefícios oferecidos pela spirulina são muitos!

A seguir, listamos alguns dos principais:

 

Para que serve?

Uma das principais funções da spirulina está relacionada ao emagrecimento e perda de peso.

Tais fatores praticamente anulam a vontade de comer doces, o que está diretamente ligado à perda de peso.

Além disso, ela ajuda na redução da gordura acumulada no fígado e também na proteção do coração.

Confira abaixo mais alguns benefícios dessa microalga queridinha da ciência.

 

Benefícios da spirulina

Gastrite

Os compostos antioxidantes, presentes em grandes quantidades na spirulina, são compostos que ajudam de forma significativa no combate à gastrite e acidez estomacal (1). 

Estudos foram feitos com pacientes com gastrite e outros problemas de digestão, que são consumidores de medicamentos como omeprazol e similares, e a spirulina se mostrou uma alternativa  benéfica e até melhor que tais remédios.

A microalga foi capaz de reduzir sintomas da gastrite em mais de 65% dos pacientes (2). 

 

Spirulina vs rinite alérgica

Com certeza você conhece pelo menos 10 pessoas próximas ao seu ciclo familiar ou de amigos que sofre com a rinite alérgica.

A rinite afeta mais de centenas de milhares de pessoas, que apresentam coriza, espirros e nariz entupido ao terem contato com substâncias como poeira, pólen, pelos de animais e ácaros.

Por isso, estudos foram feitos e apresentaram resultados de que o consumo de spirulina ajuda de forma impactante no combate aos sintomas da rinite alérgica (3).

Em um dos estudos, a spirulina foi estudada como um anti-inflamatório natural (4).

Outra pesquisa (5), publicada pela Journal of Medicinal Food, estudou a influência da suplementação de spirulina em pacientes com rinite alérgica. Dentre os resultados encontrados, os pesquisadores sugerem que os pacientes que consumiram spirulina por períodos de 12 semanas tiveram maior proteção contra os sintomas da reação alérgica.

Esse efeito protetor da nossa querida microalga está relacionado com a modulação imunológica de proteínas fundamentais do nosso sistema imune, conhecidas como citocinas (6).

 

Ansiedade

A spirulina é um dos alimentos existentes que possui maior quantidade de triptofano, um nutriente que ajuda contra a irritabilidade e ansiedade.

O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, que não é produzido pelo nosso corpo.

Por isso, seu consumo deve ser feito da maneira correta e suficiente diariamente para que ele atue em nosso corpo principalmente na produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores importantíssimos para o bem-estar e relaxamento do organismo.

Além disso, nutrientes como magnésio e clorofila, presentes de forma abundante na microalga, também ajudam muito contra a ansiedade do dia a dia.

 

Spirulina e insônia

Como dito anteriormente, a spirulina é um dos alimentos mais ricos em triptofano no mundo.

Este artigo artigo afirma que cerca de 2% do triptofano consumido é convertido em serotonina, a qual é armazenada principalmente no trato gastrointestinal (TGI) e nos neurônios, onde desempenha função de regular o humor, apetite e sono (por meio da melatonina).

Como dito anteriormente, a melatonina é um dos hormônios responsáveis por ajudar a regular o sono, proporcionando sensação de relaxamento ao organismo.

Por meio de um estudo realizado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital da Universidade de Frankfurt em homens e mulheres suplementados com L-triptofano durante 4 semanas, foi observado que os indivíduos obtiveram significativa melhora no sono.

Entretanto, a nossa alimentação ainda é muito pobre nesse aminoácido, o que afeta diretamente os níveis de serotonina em nosso organismo e leva a casos de sono desregulado e insônia.

A solução então é buscar novas e melhores fontes de alimentos que sejam abundantes em triptofano, e é aí que entra o melhor superalimento que existe atualmente: a spirulina.

 

Conheça também sobre a Spirulina premium e onde comprar

Apesar de todos os benefícios da spirulina, os produtos com essa microalga que são comercializados atualmente são de origem chinesa ou japonesa.

O problema maior é que, nestes locais, os mares apresentam altíssimas concentrações de BMAA e microcistina, toxinas que estão relacionadas à doenças neurodegenerativas e à problemas no fígado, respectivamente.

Por isso, nós da NutrilifeCaps desenvolvemos a Spirulina Premium, um dos únicos realmente benéficos ao seu organismo, pois é produzido com a spirulina havaiana, que é mais limpa, livre de metais e contaminantes e seu consumo é certificado pela Anvisa (termo RDC240).

Acesse nosso site para adquirir as suas cápsulas!

Veja também nosso post: Conheça o Spirulina Premium

NutriLife Caps
NutriLife Caps

Alcance o ápice da sua saúde através de nossos
SuperAlimentos Premiums

Facebook
Twitter
LinkedIn

81 respostas

      1. Olá Silvia, se o seu objetivo é emagrecimento, é muito importante que foque em reduzir o consumo de farináceos, açúcar e carboidratos simples. Nosso produto acentua o emagrecimento mas você precisa fazer sua parte na alimentação, se precisar de ajuda com isso dê uma olhada no Clube Saudável: https://promo.nutrilifecaps.com.br/clubesaudavel

      1. Marcia, Recomendamos o consumo de três cápsulas por dia da Spirulina Premium, 30 min antes do almoço com um copo de água.

          1. Olá Silvia
            Não recomendamos e não é indicado por médicos e nutricionistas o uso de Spirulina em pó por conta do risco de contaminação e por não ser possível rastrear sua origem e qualidade.

            Tendo em vista o valor, acredito que não seja matéria prima importada e de qualidade, o que pode ser prejudicial ao invés de benéfico.

          1. RITA, Recomendamos o consumo de três cápsulas por dia da Spirulina Premium, 30 min antes do almoço com um copo de água.

  1. Estou com 114quilos não faço dieta mas também não sou comilona,sou hipertença “leve” palavras ditas pelo médico uso remedio pra tireóide levoid 112mg posso tomar spirulina?

  2. Estou pesando 81kg, quero muito perder peso não consigo fazer dieta,ou seja não sou de ficar beliscando não como muito mesmo assim meu peso está elevado
    Qual tipo de esperolina devo tomar
    Já faço uso de remédio para pressão, colesterol
    Aguardo resposta
    Obrigada

  3. Tenho tireoidite de Hashimoto, muita fome e vontade de comer doces, tomo Losartana de 25 mg, posso tomar Spirulina ou qual seria mais indicado? Quero perder peso. Aguardo resposta!

  4. Olá! Gostaria de saber se pessoas com asma crônica, hipertensão, e Colesteol a alto, (tendo acompanhamento médico anual), pode tomar esse produto, e qual quantidade?

  5. Tenho 47 anos peso 83 kilos quero tomar para emagrecer . Tomo remédio de pressão atenalol 25g .
    Posso tomar e ele emagrece mesmo.

    1. Olá Elissandra, pode tomar sim, A Spirulina Premium não tem contra-indicações e não tem efeito colateral. Por ser composto exclusivamente de ingredientes naturais, qualquer pessoa pode tomar e aproveitar seus benefícios. No entanto, grávidas, crianças, pessoas com ácido úrico alto e alérgicos a frutos do mar devem consultar seu médico antes de fazer uso do produto.
      Veja mais detalhes nesse link: https://promo.nutrilifecaps.com.br/superalimentos-spirulina

    1. jucie BOA TARD!
      Sim, Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food mostrou que, por meio da ingestão de dois comprimidos por dia de spirulina, os pacientes conseguiram melhorar o controle glicêmico (nível de açúcar no sangue).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *